As menores 12 coberturas anuais do gelo do Ártico ocorreram nos últimos 12 anos

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Outubro 2018

O gelo marinho do Ártico provavelmente atingiu seu mínimo anual para 2018, de acordo com o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo (NSIDC). A extensão do gelo marinho baixou para 1,77 milhão de milhas quadradas (4,59 milhões de quilômetros quadrados) em 19 de setembro, e novamente em 23 de setembro. Depois disso, a extensão do gelo começou a subir, sinalizando o fim da temporada de derretimento do verão.

A informação é publicada por World Meteorological Organization — WMO, e reproduzida por EcoDebate, 01-10-2018.

O mínimo de 2018 não chegava nem perto do recorde de baixa extensão de 3,39 milhões de quilômetros quadrados registrado em 17 de setembro de 2012, mas também não estava nem perto da média de 1981-2010. Ele foi empatado com 2008 e 2010 pela sexta menor participação no recorde mundial de quase 40 anos.

Setembro de 2018 observações continuam uma tendência mais longa do declínio do gelo do mar Ártico. Este mapa mostra as tendências da concentração de gelo do mar em setembro para 1979-2017. (Os números de setembro de 2018 não estarão disponíveis até outubro). As águas oceânicas são cinza-claro. As massas de terra são cinza escuro, assim como a área ao redor do polo, onde os sensores de satélite não adquirem dados todos os anos.

Áreas de tendências crescentes por década aparecem em tons de azul, e áreas de tendências decrescentes aparecem em laranja e vermelho. Tendências decrescentes dominam o bloco de gelo, e essas tendências são especialmente fortes ao longo do perímetro da plataforma de gelo ao norte do oeste do Canadá, Alasca e leste da Sibéria – nos mares Beaufort, Chukchi e East Siberian.

A água morna do Pacífico Norte entra no Oceano Ártico através do Estreito de Bering e, nas últimas décadas, essa água quente exerceu uma influência crescente sobre o gelo do Ártico. Décadas atrás, o Beaufort Gyre, ao norte das costas do Alasca e da Sibéria, funcionava como viveiro de gelo marinho. O gelo poderia permanecer nesse giro por anos, aumentando com o tempo, mas no final dos anos 90, o gelo começou a diminuir no braço sul do giro.

O gelo multianual começou a derreter ou ser transportado para fora do Ártico, levando a um gelo mais jovem e mais fino, mais propenso a derreter. O gelo do primeiro ano que não sobreviveu a uma única estação de derretimento que agora domina o Ártico.

A extensão do gelo marinho no Ártico está diminuindo em todos os meses, mas o declínio é maior em setembro, que é historicamente o fim da temporada de verão. Mas esses declínios acentuados na extensão do gelo no verão estão começando a se estender para o congelamento da queda. Em novembro de 2017, cientistas do gelo marinho notaram uma escassez de gelo marinho no Mar de Chukchi, bem como o Mar de Bering, ao sul .

Tal ausência generalizada de gelo marinho tem implicações para os caçadores indígenas que dependem de animais que dependem do gelo do mar, e a perda de gelo do mar combinada com o degelo do permafrost contribui para a erosão costeira . Quando o gelo do mar está lento para se reformar no outono, as comunidades costeiras do Ártico são especialmente vulneráveis a ondas de assalto e inundações que acompanham as tempestades de inverno.

Referências

NSIDC. Arctic sea ice at minimum extent for 2018. Accessed September 27, 2018.

NSIDC. Arctic Sea Ice News and Analysis. Accessed September 20, 2018.

NSIDC. Charctic. Accessed September 20, 2018.

NSIDC. State of the Cryosphere: Sea Ice. Accessed September 20, 2018.

Perovich, D., Meier, W., Tschudi, M., Farrell, S., Hendricks, S., Gerland, S., Haas, C., Krumpen, T., Polashenski, C., Ricker, R., Webster, M. 2017. Sea Ice. Arctic Report Card: Update for 2017.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

As menores 12 coberturas anuais do gelo do Ártico ocorreram nos últimos 12 anos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU