Perda de massa de gelo no Ártico russo quase dobrou na última década

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Mai 2018

A perda de massa de gelo no Ártico russo quase dobrou na última década, de acordo com pesquisa da Universidade Cornell publicada na revista Remote Sensing of Environment.

A pesquisa foi produzida por Blaine Friedlander, Cornell Chronicle e Cornell University, publicada pela revista Remote Sensing of Environment e reproduzida por EcoDebate, 27-04-2018.

A pesquisa concentrou-se em Franz Josef Land, um arquipélago russo dos mares de Kara e Barents – entre as terras mais remotas e mais setentrionais da Terra.

“As geleiras estão encolhendo por área e por altura. Estamos vendo um aumento na velocidade recente de perda de gelo, quando comparado com a taxa de perda de gelo a longo prazo”, disse o pesquisador-chefe Whyjay Zheng, doutorando em geofísica da Cornell University. “Estamos descobrindo que o gelo está mudando mais rapidamente do que pensávamos anteriormente”, disse Zheng. “A temperatura está mudando no Ártico mais rápido do que em qualquer outro lugar do mundo.”

De 1953 a 2010, a taxa média de perda de superfície do gelo foi de 18 centímetros por ano. De 2011 a 2015, a redução da superfície do gelo foi de 32 centímetros por ano, o que é uma perda de água de 4,43 gigatoneladas por ano, disse Zheng. Em termos de perspectiva, essa quantidade de água elevaria o nível do lago Cayuga – o mais longo dos lagos do Estado de Nova York, a 38 milhas – por 85 pés e inundaria as cidades de Ithaca e Seneca Falls.

O Ártico tem se aquecido nas últimas décadas, mas as geleiras em toda a região estão respondendo de maneiras diferentes. “Estudos anteriores mostraram que as geleiras no norte do Canadá parecem estar encolhendo a um ritmo mais rápido do que em algumas partes do norte da Rússia”, disse Matt Pritchard, professor de geofísica da Cornell.

“Nosso trabalho examina mais de perto as geleiras russas para entender por que elas podem estar respondendo a um aquecimento ártico diferentemente das geleiras em outras partes do Ártico. Por que os glaciares em Franz Josef Land estão encolhendo mais rapidamente, entre 2011 e 2015, está possivelmente relacionado às mudanças de temperatura oceânica “, disse Pritchard.

Na Ilha de Franz Josef Land, uma imagem do Landsat 7, à esquerda, de 17 de julho de 2002, mostra uma forte cobertura de gelo em terra e no mar ao redor. A imagem do Landsat 8, no meio, de 23 de setembro de 2013, revela muito menos a cobertura de gelo, enquanto uma imagem do Landsat 8, à direita, de 12 de setembro de 2016, ficou com menos cobertura de geleiras. (Foto: Divulgação da Pesquisa)

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Perda de massa de gelo no Ártico russo quase dobrou na última década - Instituto Humanitas Unisinos - IHU