Chineses compram um terço de São Manoel

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Fevereiro 2014

No mesmo dia em que a chinesa State Grid, maior empresa de transmissão de energia elétrica do mundo, vencia o leilão para a construção da linha que ligará Belo Monte à região Sudeste, outra estatal de Pequim avançava no mercado brasileiro de geração de energia. A China Three Gorges (CTG), a maior empresa de geração de energia hídrica do mundo, anunciou na sexta-feira a aquisição de um terço da hidrelétrica de São Manoel, leiloada em dezembro do ano passado pelo governo federal.

A reportagem é de Claudia Facchini, publicada pelo jornal Valor, 10-02-2014.

Os dois negócios mostram o forte interesse de Pequim em se expandir no Brasil e em toda a América Latina. Os chineses têm acesso a um capital de baixo custo, o que permite às estatais do país oferecer taxas de retorno mais baixas para os projetos de infraestrutura, que demandam pesados investimentos.

A CWE, companhia controladas pela CTG, informou que, na quinta-feira, assinou um contrato para aquisição de 33,3% de São Manoel, uma hidrelétrica com capacidade instalada de 700 MW e que será construída na fronteira entre os Estados do Mato Grosso e Pará, no rio Teles Pires.

"A CWEI Brasil reembolsará os custos incorridos pela EDP Brasil e assumirá futuros compromissos de capital até o final da construção [da hidrelétrica], bem como riscos e benefícios do projeto na proporção da participação adquirida", informou a EDP Brasil em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários. A empresa é subsidiária do grupo português EDP, do qual a China Three Gorges também é acionista, com uma participação de 21,3%.

A EDP vendeu aos chineses metade de sua participação de 66,6% no consórcio Terra Nova, que venceu a licitação de São Manoel. Furnas, subsidiária da Eletrobras, já possuía um terço e manterá sua parte no empreendimento, leiloado há dois meses.

De acordo com a EDP, o financiamento do projeto considera dívidas de longo prazo com alavancagem estimada de até 66,6% do investimento, estimado em R$ 2,7 bilhões, sem considerar inflação e juros.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chineses compram um terço de São Manoel - Instituto Humanitas Unisinos - IHU