keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Apresentação

A construção histórica da desigualdade: Análise à luz do livro Capital e Ideologia de Thomas Piketty

Em seu último livro, Capital e ideologia, o economista Thomas Piketty traça um amplo panorama histórico para explicar os fundamentos ideológicos, sociais e econômicos da desigualdade, ampliando o escopo de sua obra anterior O capital no século XXI. Em Capital e ideologia, Piketty utiliza massas de dados do mundo inteiro para analisar como se constituíram diferentes "regimes desigualitários", desde as sociedades escravistas antigas até as sociedades hipercapitalistas contemporâneas, passando pelas sociedades comunistas, pós-coloniais e social-democratas do século XX.

Para dar conta deste percurso, o ciclo de estudos proposto está dividido em quatro webconferências. Em cada uma das seções, serão discutidos os fundamentos teóricos, as fontes empíricas, as balizas históricas e as perspectivas políticas desdobradas pelos argumentos do autor, na relação com o contexto atual.

Objetivo Geral

Traçar um panorama do pensamento de Piketty sobre a desigualdade, sua construção histórica e as possibilidades de superação no contexto pós-pandemia, a partir de seu livro Capital e ideologia.

Objetivos específicos

• Apresentar o problema da desigualdade global de um ponto de vista histórico e em seu contexto atual, de acordo com a perspectiva de Thomas Piketty no livro Capital e ideologia.
• Discutir algumas das soluções propostas pelo autor para construir uma sociedade mais justa e inclusiva
• Refletir sobre como as principais propostas do autor poderiam ser implementadas considerando a realidade de países emergentes como o Brasil

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento, ​na plataforma Microsoft Teams. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU