keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Investimento

Para alunos(as) da graduação da Unisinos, o IHU disponibiliza 10 vagas gratuitas por evento pela plataforma Unisinos LAB. Acesse unisinos.br/lab e inscreva-se.10 vagas gratuitas

Valor por participanteR$45,00

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Tem alguma dúvida? Contate o Atendimento Unisinos.

Apresentação

Vive-se em um momento em que os níveis globais de desigualdade só têm aumentado, o que tem gerado o questionamento da tese de que o liberalismo econômico poderia resultar em uma sociedade mais igualitária. Uma contribuição nesse debate foi o lançamento do livro O Capital no Século XXI (Le capital au XXI e Siècle, Ed. Seuil, 2013), do economista francês Thomas Piketty, o qual analisa historicamente o capitalismo, evidenciando que a acumulação de riqueza não é advinda da meritocracia, do merecimento do esforço individual de cada um, mas sim que grande parte dela é gerada na herança. Isso possibilita que os herdeiros poupem mais e, com isso, acumulem mais riqueza financeira ou material.

Em síntese, o argumento central é o de que numa economia em que a taxa de rendimento sobre o capital supera a taxa de crescimento, a riqueza herdada sempre crescerá mais rapidamente do que a riqueza conquistada. Com isso, consolida-se o fortalecimento de uma espécie de “capitalismo patrimonial”. Assim, começa-se a questionar se há uma concentração de renda ou de capital.

A questão da desigualdade se faz muito presente no Brasil, onde há vários problemas relacionados e decorrentes dessa condição. Verifica-se a grande concentração de rendas, de terras, de patrimônios e de fortunas. Inclusive há falta de dados transparentes e suficientes na própria Receita Federal, assim como em outras instituições. E isso não é algo que ocorre agora. Sabe-se que, historicamente, o Brasil é um país em que a desigualdade está sempre muito evidente.

Nesse sentido, precisam-se estudar temas fundamentais que constituem o atual sistema econômico global, tais como: a relação que há entre crescimento econômico e distribuição de renda; as diferenças existentes entre a distribuição de renda do trabalho e da propriedade do capital; e as possibilidades de desenvolver mecanismos que possibilitem regular o capital no século XXI.

Objetivo Geral

Discutir a realidade da desigualdade brasileira a partir dos elementos analisados no livro O Capital no Século XXI.

Objetivos específicos

– Problematizar as principais ideias e conceitos econômicos elencados no livro, relacionando-os ao contexto econômico e social do Brasil;
– Debater a dinâmica da relação capital/renda e da distribuição da renda nacional entre rendas do trabalho e do capital, evidenciando como isso ocorre no País;
– Evidenciar as diferenças existentes entre a distribuição da renda do trabalho e da propriedade do capital, destacando a realidade brasileira;
– Verificar a importância que as heranças assumem na constituição da estrutura da desigualdade a longo prazo no Brasil;
– Identificar políticas públicas e lições normativas que fomentem a construção de estruturas e alternativas que possibilitem a redução da desigualdade no Brasil.

Período: 29 de abril a 20 de julho de 2019

Local: Plataforma Moodle Unisinos

Investimento: R$45,00

Carga horária: 48 horas

Ministrante: Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – Unisinos

Certificado

Os certificados do evento estarão disponíveis a partir de 30 dias, após o término do evento, no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados.