Francisco-Obama: menina comove o Papa e levanta a voz dos migrantes

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Desgaste do discurso evangélico

    LER MAIS
  • Outro papa. Ratzinger, sua renúncia e o confronto com Bergoglio

    LER MAIS
  • ‘Eu serei sempre minoria’, diz padre Júlio sobre sua vocação em ajudar pobres e oprimidos

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


27 Março 2014

Jersey Vargas tem apenas 10 anos, mas já fala como uma jovem política. De família mexicana, nasceu nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, 26, converteu-se, por uma casualidade, na porta-voz de milhões de indocumentados hispânicos. Na Praça São Pedro saltou por cima de uma cerca e chegou até o Papa Francisco, a quem comoveu ao pedir-lhe para que intervenha junto a Barack Obama contra as deportações de ilegais.
    
Fonte: http://bit.ly/1iAty0e     

A reportagem é de Andrés Beltramo Álvarez e publicada no sítio Vatican Insider, 26-03-2014. A tradução é de André Langer.

www.ihu.unisinos.br

A pequena chegou ao Vaticano para participar da audiência geral de Jorge Mario Bergoglio, junto com uma delegação de ativistas pelos direitos dos hispânicos na União Americana. Quando terminou o encontro e após pular uma cerca, adiantou-se até chegar à primeira fila onde – emocionada – presenteou o Pontífice com um guardanapo, uma recordação de grande valor sentimental.

Como em um primeiro momento não conseguiu falar sobre a situação de seus pais migrantes, voltou pouco depois para saudar o Papa e falou-lhe da iminente deportação de seu pai. “De onde?”, perguntou o líder católico; “Dos Estados Unidos”, replicou a menina.

“Voltei e lhe disse que nos ajudasse porque era injusto que muitas crianças estejam passando pela mesma situação; estamos separados de nossas famílias. Me abençoou, me deu um beijo e confirmou que veria o presidente Obama. Eu já me senti mas calma porque fiz uma diferença no mundo, me deu sua palavra e estou contente”, contou a menina.

Por alguma razão o grupo de ativistas, composto por 16 pessoas de diversas organizações de migrantes de Los Angeles, não conseguiu um lugar apropriado para a saudação direta do Pontífice. Eles começaram os preparativos para a viagem a Roma em janeiro passado, com o arcebispo (de origem mexicana) José Gómez.

Eles chegaram até a praça vaticana pensando que fariam parte do tradicional “beija-mãos”, durante o qual Francisco saúda milhares de pessoas. Mas, dado o lugar em que conseguiram ficaram, tiveram que confiar em uma menina de 10 anos para fazer chegar sua mensagem a Bergoglio.

Jersey é a terceira de cinco irmãos do casamento entre Mario e Dolores Vargas. Ela e outros dois de seus irmãos são cidadãos estadunidenses; os demais têm vistos temporários. Seus pais moram há 14 anos no país. Há mais de um ano o pai está preso no Estado de Indiana e sua deportação é iminente. A mãe sustenta a família, que mora na localidade de Panorama City, vendendo tamales.

“Estou muito feliz e emocionada porque pela primeira vez conheci alguém muito importante. Eu disse ao Papa Francisco que nos ajude. As pessoas que são indocumentadas não cometeram nenhum crime; querem apenas ajudar suas famílias, querem apenas uma vida melhor”, explicou.

Leia a notícia completa aqui

Que sentimentos esta notícia provocou em você?

O texto bíblico a seguir pode lhe iluminar.

Leia-o e deixe que ele ecoe em você.

Estenda a mão ao pobre, e você será plenamente abençoado.
Que sua generosidade se estenda a todos os seres vivos,
e não negue sua atenção nem aos mortos.
Não evite aqueles que choram, e sofra com os que sofrem.
Não demore para visitar um doente, porque isso fará com que você seja amado.
Em tudo o que você faz, lembre-se do seu fim, e jamais pecará. (Eclo 7, 32-35)

Com confiança faça uma oração com o que sentiu.

Se quiser, pode escrever sua prece e enviá-la, para que outros possam rezar junto pelo site.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco-Obama: menina comove o Papa e levanta a voz dos migrantes - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV