A última afirmação do Papa sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo é saudada como um progresso pela comunidade LGBT

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Outubro 2020

Embora o Papa Francisco tenha apoiado uniões civis para casais do mesmo sexo por anos, seus comentários no novo documentário, que casais gays “têm o direito de ser parte da família” e que uniões civis são uma forma para proteger legalmente suas relações, têm sido reconhecidos como o maior passo à frente pelos Católicos LGBT, enquanto outros notam que não há nenhuma mudança na doutrina da Igreja.

A reportagem é de Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 21-10-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

“Essa notícia é maravilhosa para a comunidade LGBT e para suas famílias”, disse Jeannine Gramick, uma irmã de Loretto que estava envolvida em um ministério pastoral para lésbicas e católicos gays desde 1971. “O que o Papa Francisco está nos dizendo é que lésbicas e gays são parte de suas famílias. Ele está sustentando os valores familiares e isso é muito importante”.

Gramick disse ao NCR que os comentários do Papa foram em resposta a uma “bela carta” de um casal gay que lhe escreveu perguntando como deveriam criar seus filhos e viver como um casal em uma igreja que, em última análise, não aceita seu casamento.

“Vocês são uma família normal. Vocês têm que fazer o que os católicos fazem”, foi efetivamente a resposta do Papa, disse ela ao descrever o contexto.

J.R. Zerkowski, diretor executivo da Fortunate Families, um ministério para católicos LGBTQ+ e suas famílias, concordou com Gramick dizendo que “o Papa Francisco reconheceu a justiça que é dada aos casais gays em virtude das uniões civis”.

“Estou muito contente por ele dizer essas palavras e por falar como uma questão de justiça para os gays”, disse ele, acrescentando: “Acredito que não haja nada fora do ensino social católico. Por mais chocante que seja, não é chocante também. Obviamente não é a primeira vez que ele fala sobre o assunto”.

Alguns observaram que o frenesi imediato em torno dos comentários do Papa era esperado, dado como o Papa ganhou as manchetes em 2013 quando disse “Quem sou eu para julgar?”, em resposta à pergunta de um repórter sobre um padre gay.

Lisa Fullam, professora de teologia moral da Escola Jesuíta de Teologia da Universidade de Santa Clara, Califórnia, alertou que sempre que um Papa falar sobre sexo, ele receberá atenção.

“Quando algo novo sai do Papa, as pessoas procuram por mudanças na doutrina. Acho que viram isso como uma mudança de doutrina, embora o Papa tenha falado dessa forma no passado”, disse ela.

“As questões sexuais, de qualquer tipo, na Igreja estão sujeitas a um tipo de resposta nevrálgica que está em desacordo com a real importância das questões sexuais na tradição católica em geral, em comparação com, digamos, a cristologia”, disse Fullam ao NCR. “Cada vez que é reiterado que o Papa disse algo que pode mudar o que alguns consideram uma doutrina católica fundamental, isso deixa as pessoas empolgadas”.

Fullam disse que o fato de seus comentários estarem sendo ouvidos duas semanas após uma acalorada eleição presidencial nos Estados Unidos, em que questões sociais galvanizaram os eleitores, ajudou a alimentar a discussão, acrescentando que é importante lembrar que seus comentários foram feitos em uma entrevista, não em um documento papal.

“O que considero notável como teóloga é que o que isso, na verdade, faz é transferir a questão das relações de lésbicas e gays para a esfera civil”, disse ela. “Isso meio que impede a igreja de reconhecer relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo”.

“Se você olhar apenas para a esfera civil, poderá pensar nas uniões civis como um passo em direção à igualdade no casamento, mas na esfera da igreja acho que isso está evitando a questão”, disse Fullam.

Peter Cajka, professor assistente visitante da Universidade de Notre Dame que se concentra na história intelectual católica, disse ao NCR que os comentários do Papa continuam uma tendência que está em movimento desde o início do século XX de que “a Igreja deixa certas decisões importantes para os Estados seculares e não mais tentando dizer que a Igreja Católica deve tomar essas decisões morais”.

Ele disse que há uma “evolução de longa duração na abordagem de mãos livres para permitir que os estados democráticos tomem certas decisões legalmente”, e Francisco está seguindo nessa direção.

“Ele não está liberalizando a tradição católica, mas a expandindo”, disse Cajka.

“Os católicos valorizam muito a família como a união que desenvolve adequadamente o indivíduo e o que ele está dizendo é que os casais homossexuais têm o direito de ser membros de uma família no sentido de construir relacionamentos nessa comunidade específica para criar os filhos”, disse Cajka ao NCR.

“Ele também está dizendo que todo indivíduo é membro da família de Deus, tem dignidade, portanto, merece proteção do estado civil perante a lei”, observou Cajka. Ele também disse que espera que haja um “grande debate” sobre o que isso significa para o ensino da Igreja, da mesma forma que a Igreja continua a lutar com questões como contracepção, divórcio e novo casamento e questões de emprego que afetam gays casados que trabalham para Instituições católicas.

À medida que o debate continua, muitos católicos LGBT, outros aliados e ativistas veem as palavras do Papa como um progresso.

Samantha Power, ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, usou o Twitter para prever que os comentários do Papa “terão um impacto profundo em como gays e lésbicas são tratados em todo o mundo”.

“As opiniões do Papa, ouvidas por mais de 1 bilhão de católicos em todo o mundo, têm um poder incrível”, acrescentou ela.

Alphonso David, presidente da Campanha de Direitos Humanos, ecoou esses sentimentos em uma declaração, dizendo: “O papa Francisco deu um passo significativo para a inclusão e aceitação na Igreja Católica ao abraçar uniões para casais do mesmo sexo e afirmar que os católicos LGBTQ fazem parte de sua família religiosa”.

“Embora nós na Campanha pelos Direitos Humanos reconheçamos este momento”, acrescentou, “continuamos a pressionar a Igreja Católica, e todos os líderes religiosos, a abraçar plenamente as pessoas LGBTQ e endossar a igualdade no casamento para casais do mesmo sexo, nosso direito de ter famílias, e sermos membros plenos de nossas comunidades de fé”.

O Dignity USA, um dos principais grupos de defesa dos católicos LGBTQ do país, também disse que, embora encorajados por seus comentários, eles consideram as palavras do Papa difíceis de conciliar com o catecismo católico.

“Embora satisfeitos com as notícias, nos perguntamos como os comentários do Papa se encaixam nos ensinamentos católicos existentes que condenam as relações entre pessoas do mesmo sexo como ‘intrinsecamente más’. Esperamos que o Papa Francisco tome medidas para consagrar o apoio aos casais do mesmo sexo, indivíduos LGBTQI e nossas famílias nos ensinamentos católicos oficiais e trabalhe para acabar formalmente com os ensinamentos católicos que são prejudiciais às pessoas LGBTQI”.

Enquanto a maioria dos membros da hierarquia dos EUA ainda não comentou as palavras do Papa, o bispo Thomas Tobin de Providence, Rhode Island, disse em um comunicado na quarta-feira que as palavras do Papa “contradizem claramente o que tem sido um antigo ensino” e que a Igreja “não pode apoiar a aceitação de relacionamentos objetivamente imorais”.

O bispo David Zubik, de Pittsburgh, também emitiu uma declaração dizendo que os comentários de Francisco “de forma alguma indicam um afastamento do ensino da Igreja Católica a respeito do casamento ou homossexualidade. Fala, antes, de uma abordagem pastoral para essas questões”.

No entanto, para ativistas de base como os aliados Gramick e Zerkowski, eles veem isso como um sinal de que seu trabalho – há muito sujeito a críticas de grande parte da hierarquia – está sendo reconhecido e que o Papa está dando as costas, dando-lhes impulso em seus esforços para empurrar para uma maior inclusão na igreja.

“Pela quantidade de telefonemas, e-mails, mensagens de texto e mensagens do Facebook que recebi hoje, eu diria que os gays católicos que estão me procurando se sentem cheios de esperança”, disse Zerkowski. “Eles entendem que a evolução da doutrina é um processo dolorosamente lento, mas cada um deles expressou gratidão e tremenda esperança de que pelo menos estejamos avançando, de que não estejamos presos. Isso lhes dá esperança”.

“O progresso leva tempo e este é um passo na direção certa”, disse Gramick. “Estou exultante que o Papa Francisco esteja fazendo esta declaração pública. Ele está falando com o coração. Se deixarmos nosso coração falar, então nossas mentes mudarão. Temos que liderar com o coração e é isso que ele está fazendo”.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A última afirmação do Papa sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo é saudada como um progresso pela comunidade LGBT - Instituto Humanitas Unisinos - IHU