Humanos são resilientes, confiemos em nós mesmos e uns nos outros

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Abril 2020

“Se o coronavírus conseguiu algo de bom até agora, na esteira de sua destrutividade, é que nos lembrou de como estamos conectados e interdependentes. E nossa resposta a isso não é simplesmente autopreservada, mas também altruísta. Embora seja assustador, também é bastante bonito que, através do 'distanciamento social', estejamos realmente espalhando cuidados. Estamos protegendo os mais vulneráveis, assim como a nós mesmos, e protegemos nosso sistema de saúde para que ele possa nos proteger. Quem dentre nós teria imaginado, duas semanas atrás, que somos capazes disso?”, escreve Eileen M. Russell, psicanalista, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 03-04-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Eis o artigo.

A oração de Pierre Teilhard de Chardin, ‘Confiança Paciente’, é realmente uma bênção para os ansiosos e impacientes – em outras palavras, todos nós neste momento. Ele nos encoraja a confiar “no lento trabalho de Deus”, em nossa evolução e desenvolvimento. Ele nos lembra que não podemos “ser hoje o que o tempo (isto é, a graça e as circunstâncias que agem de acordo com sua própria boa vontade) fará com você amanhã”. Muitos estão ansiosos agora porque acreditam que não são capazes de fazer ou ser o que essa pandemia de coronavírus parece exigir da humanidade.

Se você perguntar às pessoas como elas passaram por períodos muito difíceis de suas vidas, como sobreviveram, elas não fornecerão uma descrição cuidadosa de uma fórmula para a resiliência. E eles não fingem que não sofreram. Em vez disso, eles dizem algo sobre as coisas práticas que fizeram para se adaptar. Eles podem acrescentar: “Eu realmente não sei”. O que é verdade é que a pessoa que eles eram antes dessa luta não poderia ter imaginado passar como eles. E a pessoa que eles se tornaram é uma pessoa diferente, mais complexa e, na maioria das vezes, mais resistente do que eles poderiam ter imaginado ser.

Enfrentar esta pandemia e o que ela pode exigir de nós parece inimaginável, porque é tão desconhecido. Mas é importante lembrar que ameaças severas, coação, sacrifício, privação e perda não são familiares à condição humana. Ainda mais importante a considerar é que não há razão para esperar que sejamos feitos de algo diferente dos nossos ancestrais. De fato, a América é construída a partir das histórias de milhões de pessoas que se adaptam a circunstâncias difíceis em seus países de origem, pensando criativamente através de seus sofrimentos, mudando o que podiam de suas situações e tirando o melhor proveito daquilo que não podiam mudar.

Nunca andei na corda bamba, mas posso imaginar que, se tentasse e desse meus primeiros passos olhando 9 metros para fora e 15 para baixo, poderia desmaiar e cair. Em vez disso, minhas melhores chances de sobrevivência seriam examinar rapidamente as perspectivas mais amplas e, em seguida, abaixar a cabeça e me concentrar no que está diretamente à minha frente. É apenas no passo a passo que eu poderia chegar ao outro lado, respirando, concentrando-me, prestando atenção ao meu corpo, conversando comigo mesma de maneiras encorajadoras, recusando-me a entrar em pânico.

Aquelas que um dia serão mães não têm ideia de como um corpo humano inteiro vai passar pelo que é um espaço muito pequeno. Isso cria medo para muitas simplesmente imaginarem. Mas acontece um processo, muito doloroso, com certeza, que permite que o impossível se torne possível. Parte desse processo, uma das etapas do trabalho de parto, quando a dor está no auge, é que a mãe pode ficar muito quieta, recolhida, focada. Ela tem um trabalho a fazer e é aí que ela coloca toda a sua energia física, mental e espiritual.

As notícias continuarão nos confrontando com previsões sobre quanto tempo durará essa pandemia, quantas pessoas adoecerão e morrerão, quantas pessoas ficarão desempregadas, qual será a profundidade da recessão. Essa informação não é inútil. Não queremos enterrar a cabeça na areia, nem parar de cuidar daqueles que realmente sofrem por causa disso. Mas não é isso que vai nos ajudar a suportar.

Os seres humanos estão conectados para se adaptar. Temos resiliência embutida em nós. E nós somos, de fato, mais fortes juntos. Resiliência não significa que não sejamos perturbados ou mesmo ilesos. Significa que não somos definidos ou limitados àquilo que nos faz sofrer ou lutar, àquilo que nos é aversivo. Nós somos maiores que nossa luta. Somos mais amplos que nossos medos. Nós somos mais profundos do que o momento atual. Somos mais adaptáveis do que sabemos que somos.

Se o coronavírus conseguiu algo de bom até agora, na esteira de sua destrutividade, é que nos lembrou de como estamos conectados e interdependentes. E nossa resposta a isso não é simplesmente autopreservada, mas também altruísta. Embora seja assustador, também é bastante bonito que, através do “distanciamento social”, estejamos realmente espalhando cuidados. Estamos protegendo os mais vulneráveis, assim como a nós mesmos, e protegemos nosso sistema de saúde para que ele possa nos proteger. Quem dentre nós teria imaginado duas semanas atrás que somos capazes disso?

Tentar imaginar a nós mesmos no futuro não é adaptável para a maioria de nós, porque não é assim que os seres humanos funcionam. Deixe os epidemiologistas e economistas fazerem o seu trabalho e nos aconselharem sobre como se adaptar à medida que as circunstâncias continuam a evoluir. Quem somos hoje é diferente do que éramos duas semanas atrás. E quem seremos daqui a dois meses será, provavelmente, radicalmente diferente de quem somos neste momento. Vamos confiar em nós mesmos e no outro que nos também teremos o que é preciso para superar algo muito difícil. Como observa Teilhard de Chardin, “é a lei de todo progresso que é alcançada passando por alguns estágios de instabilidade”.

Viktor Frankl, o famoso psiquiatra austríaco que passou quatro anos nos campos de concentração nazistas, observou que aqueles que sobreviveram melhor aos campos foram os que continuaram a expressar sua humanidade cuidando ou alcançando outras pessoas, reconhecendo que estavam todos juntos. Esse cuidado só pode ser acessado estando presente o suficiente para ver claramente o que está diante de nós e o que é necessário. Não podemos acessar essa presença de mente e coração se estivermos em pânico por um futuro distante e desconhecido que não podemos controlar. Não podemos chegar ao fim da corda bamba focando no destino. Não podemos entregar o bebê antes que o corpo esteja pronto. Só podemos chegar lá focando o que está à nossa frente, fazendo o que podemos, confiando que temos o que é necessário para nos adaptar e cuidando um do outro para que todos cheguemos ao outro lado juntos. E se pudermos lidar com isso, algo milagroso terá nascido.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Humanos são resilientes, confiemos em nós mesmos e uns nos outros - Instituto Humanitas Unisinos - IHU