22 de julho de 1922:Inácio de Loyola é declarado patrono do Exercícios

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

29 Julho 2014

No dia 26 de julho de 1922 o Papa Pio XI declarou Santo Inácio como o patrono dos Exercícios Espirituais. Na encíclica “Mens Nostra”, publicada nove anos depois, no 50º aniversário de sua ordenação ao sacerdócio, Pio XI faria referências às “graças celestes e as consolações indizíveis que tantas vezes experimentamos ao fazer os Exercícios Espirituais”, com o que incentivou o apostolado, leigos e religiosos a realizar os Exercícios.

A reportagem foi publicada por Jesuit Restoration 1814, 26-07-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O pontífice lembrou que muitos dos frutos de seu sacerdócio vieram dos retiros espirituais, que o capacitaram a conhecer a vontade divina e a realizá-la. Concluiu dizendo que uma fonte especial para a salvação eterna das almas está presente nos Exercícios Espirituais.

“Ora, é sabido que entre todos os métodos de Exercícios Espirituais, fundados louvavelmente nos princípios de uma ascética sã e católica, houve um que se avantajou entre todos os mais, foi enriquecido com plenas e repetidas aprovações da Santa Sé, recebeu os elogios de varões exímios pela doutrina espiritual e santidade, e obteve, quase pelo espaço de quatro séculos, grandes frutos de santidade. Referimo-nos ao método, introduzido por Santo Inácio de Loyola, a quem nos apraz chamar o mestre principal e especializado nos Santos Exercícios, cujo ‘admirável livro dos Exercícios’, pequeno no tamanho mas cheio de sabedoria celeste, foi solenemente aprovado, louvado e recomendado pelo Nosso predecessor de boa memória Paulo III.”

O Papa Pio XI reinou durante 17 anos até a sua morte, em 1939. Foi o primeiro soberano da cidade do Vaticano. Alpinista experiente, foi pioneiro de muitas rotas nos Picos Alpinos e, depois, em sua homenagem estes receberam seu nome. O seu legado como papa que atuou entre as duas guerras mundiais inclui a refundação da Pontifícia Academia de Ciências em 1936, o início da Rádio do Vaticano, a qual confiou à Companhia de Jesus; é de se citar também suas inúmeras encíclicas, como a “Quadragesimo Anno” sobre o 40º aniversário da encíclica social inovadora do Papa Leão XIII  “Rerum Novarum”, que ressaltava a ganância capitalista pelas finanças internacionais e questões de justiça social, além da “Quas Primas”, com o que estabeleceu a festa de Cristo Rei.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

22 de julho de 1922:Inácio de Loyola é declarado patrono do Exercícios - Instituto Humanitas Unisinos - IHU