Agricultura de países em desenvolvimento sentiu 23% dos danos causados por desastres de média e grande escala

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Junho 2017

Novos números divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicaram que 23% de todos os danos e prejuízos causados por desastres de média e grande escala no mundo foram registrados na agricultura de países em desenvolvimento no período de 2006 a 2016.

A reportagem foi publicada por ONU Brasil, 16-06-2017.

No caso da seca, a agricultura respondeu por até 80% dos danos no mesmo período, uma indicação do severo impacto dos desastres naturais no setor agrícola e na segurança alimentar.

Segundo a FAO, melhores práticas agrícolas para enfrentar o risco de desastres e mitigar as suas consequências podem aumentar os benefícios econômicos de agricultores, pecuaristas e pescadores.

No caso da seca, a agricultura respondeu por até 80% dos danos no mesmo período, uma indicação do severo impacto dos desastres naturais no setor agrícola e na segurança alimentar.

“A agricultura não é apenas uma vítima, muito pelo contrário, é parte da solução, e pode desempenhar um papel fundamental na redução do risco de desastres”, disse Anna Ricoy, oficial da FAO.

De acordo com a nova publicação da agência da ONU, tecnologias agrícolas específicas para reduzir o risco nas propriedades rurais são mais efetivas no momento de desastres.

O estudo da FAO monitorou as práticas melhoradas de gestão de risco de desastres em propriedades de Bolívia, Camboja, Laos, Filipinas e Uganda, e as comparou com as práticas adotadas por agricultores, pecuaristas e pescadores. Em média, os benefícios líquidos econômicos destas práticas melhoradas foram aproximadamente 2,5 vezes maiores do que as práticas habituais.

Segundo a FAO, a aplicação combinada de várias tecnologias e boas práticas que se reforçam mutuamente na agricultura leva a benefícios econômicos que são mais de quatro vezes superiores em relação às práticas usuais em áreas sujeitas a riscos. Estas incluem a combinação de práticas agronômicas para manejo do solo e da água, melhorias de infraestrutura e variedades de culturas tolerantes ao estresse.

“A agricultura, a pecuária, a silvicultura e a pesca e a aquicultura proporcionam soluções inovadoras para enfrentar as causas profundas dos riscos, ao proteger os meios de vida dos mais pobres e vulneráveis que são os mais afetados por desastres”, disse Ricoy.

Práticas de gestão de risco de desastre na Bolívia

O estudo da FAO observou que, na Bolívia, a criação de gado em sistemas silvipastoris, que combinam agricultura e animais, tem tido um resultado positivo na redução do impacto das secas nos pastos, aumentando o sequestro de carbono. O documento também analisou a produção de variedades de mandioca que amadurecem mais cedo para reduzir as perdas devido às inundações.

Outras práticas de sucesso implementadas pelos agricultores familiares da Bolívia incluem a criação de lhamas e alpacas em currais — que reduzem a mortalidade dos animais devido às fortes chuvas – com apoio de clínicas veterinárias que previnem doenças.

A criação de gado em montes elevados nos quais os animais podem se proteger durante as inundações — aliado a práticas de desparasitação e complementos vitamínicos, têm diminuído a mortalidade por inundações e doenças.

“A FAO está promovendo o maior acesso a este tipo de tecnologias agrícolas melhoradas para reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência dos meios de vida, o que deve ser complementado com políticas públicas de impacto nacional”, explicou Ana Ricoy.

Proteger a segurança alimentar

Um terço da população da América Latina e do Caribe vive em áreas de alto risco de desastres naturais, que afetam principalmente os mais pobres. A cada ano, ocorrem cerca de 70 eventos climáticos extremos na América Latina e no Caribe e 70% das emergências na região estão relacionadas ao clima.

Segundo a FAO, é urgente a necessidade de acelerar a implementação do principal acordo mundial — o Marco Sendai para a Redução de Risco de Desastres — na região.

Os desastres têm o potencial alterar de maneira severa a trajetória de crescimento de países e regiões inteiras: os países em desenvolvimento perderam cerca de 93 bilhões de dólares em colheitas e gado devido a desastres naturais entre 2005 e 2014.

Por falta de ações significativas para a adaptação às mudanças climáticas, os custos anuais para enfrentar os desastres na região poderiam chegar a até 2,2% do PIB regional.

Uma média de 5 milhões de pessoas são afetadas pelos desastres naturais na região, com graves consequências econômicas: o custo dos desastres na América Latina e no Caribe entre 2003 e 2014 é estimado em aproximadamente 34 bilhões de dólares, um quarto das perdas mundiais.

Durante a última Plataforma Mundial para a Redução do Risco de Desastres, a FAO salientou que deve ser melhorada a ligação entre as agendas complementares para a redução do risco de desastres, a adaptação às mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

FAO apoia o países por toda a região

O apoio da FAO para aumentar a resiliência dos meios de vida agrícolas é baseado no entendimento sobre o risco de desastres, o fortalecimento de mecanismos de governança, o investimento para a resiliência no âmbito local e melhoraria na preparação para uma resposta a tempo e de forma.

No corredor seco da Guatemala e no Haiti, a FAO apoia as ações do governo para facilitar os planos de resiliência da comunidade. Em São Vicente e Granadinas e no Paraguai, a Organização trabalha para apoiar a gestão de riscos de desastres para o setor agrícola, vinculados à adaptação às mudanças climáticas.

Em Honduras e na Nicarágua, na FAO promove o fortalecimento dos sistemas de informação e monitoramento do risco agroclimático. Ao nível sub-regional, que trabalha para criar um sistema de índice de seca agrícola na América Central. No âmbito subregional, trabalha para criar um sistema de índice de seca agrícola da América Central.

Regionalmente, como resposta à solicitação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a FAO está facilitando o desenvolvimento de uma estratégia regional de gestão de risco de desastre para a agricultura e a segurança alimentar e nutricional, em conjunto com o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Agricultura de países em desenvolvimento sentiu 23% dos danos causados por desastres de média e grande escala - Instituto Humanitas Unisinos - IHU