O Papa vai de ônibus para fazer os Exercícios Espirituais

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • O suicídio no clero do Brasil

    LER MAIS
  • “Agro é fogo”: incêndios no Brasil estão ligados ao agronegócio e ao avanço da fome, diz dossiê

    LER MAIS
  • Polícia de RO invade casa de advogada para apreender material de defesa de camponeses

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 10 Março 2014

Francisco em retiro em Ariccia para a semana dos Exercícios Espirituais da cúria romana. A imagem do Papa no ônibus com os cardeais (plástica representação da colegialidade) recorda a foto que há um ano mostrava Bergoglio depois da “fumaça branca” com os demais participantes do conclave no ônibus que os levava da Capela Sistina à Residência Santa Marta. Hoje, 09 de março, às 16h, o Pontífice partiu de ônibus do Vaticano com as 82 pessoas que participarão dos Exercícios Espirituais da Quaresma da cúria romana (que vai até a próxima sexta-feira) na Casa de Retiros Divino Mestre, dirigida pelos paulinos. Além disso, viajarão outras 30 pessoas, entre empregados de segurança e de serviço.

 
Fonte: http://bit.ly/NNGmFO  

A reportagem é de Giacomo Galeazzi e publicada no sítio Vatican Insider, 09-03-2014. A tradução é de André Langer.

Depois de chegar à Casa e familiarizar-se com o ambiente, os Exercícios Espirituais começarão às 18h, e terão como tema: “A purificação do coração”. As meditações deste ano serão propostas por mons. Angelo De Donatis, pároco da paróquia romana de São Marcos Evangelista de Campidoglio. Os exercícios duram uma semana, e serão suspensas todas as audiências, inclusive a audiência geral das quartas-feiras.

Colcha azul, uma cama com cabeceira de madeira, uma escrivaninha, um pequeno armário de parede. Assim é o quarto no qual se alojará o Papa durante toda uma semana. Sóbria e essencial. O Palácio Apostólico de Castel Gandolfo está a 15 minutos de Ariccia e, se alguém olhar do terraço da casa dos paulinos, pode vê-lo bem. Mas para o retiro, o Papa Francisco quis um lugar mais em sintonia com seu estilo.

“A decisão de ir de ônibus para Ariccia é algo muito simpático, é a demonstração de que se está em família, de que é uma caravana de Deus, isto é, pessoas que trabalham por uma mesma causa, amando Jesus Cristo acima de tudo, servindo a Igreja, servindo à comunidade – comentou ao telejornal Tgcom 24 o bispo salesiano Mario Toso, secretário do Pontifício Conselho Justiça e Paz. Este encontrar-se juntos no ônibus significa viver melhor o espírito de família. Cada um de nós pagará pessoalmente suas diárias e é uma decisão sábia. Nós recebemos um estipêndio; por isso é lógico que quem nos paga não deve pagar também os Exercícios Espirituais de cada um”. Assim, pois, Francisco celebrará seu primeiro aniversário como Papa, dia 13 de março, não no Vaticano, nem nos jardins de Castel Gandolfo, mas em Ariccia.

A residência paulina, construída no meio do bosque, normalmente é usada para encontros religiosos e Exercícios Espirituais. O Pontífice não viaja com seus colaboradores mais próximos. Assim não terá nem ajudantes nem secretários. O esquema dos dias prevê a concelebração da missa às 7h30, duas meditações (às 9h30 e às 16h), vésperas e adoração eucarística às 18h. As refeições serão nesta ordem: 8h30, café; 12h30, almoço; 19h30, janta. Na sexta-feira, 14 de março, último dia do retiro, haverá apenas uma meditação: a das 9h30. O retorno ao Vaticano está programado para as 10h30.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa vai de ônibus para fazer os Exercícios Espirituais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV