IPCC AR6 WGI – Síntese das principais conclusões do relatório

Foto: Pixabay

10 Agosto 2021


Os cientistas não têm dúvidas de que as atividades humanas aqueceram o planeta. Mudanças rápidas e generalizadas ocorreram no clima do planeta e alguns impactos estão agora se concretizando.

 

A reportagem é publicada por Instituto ClimaInfo e reproduzida por EcoDebate, 09-08-2021.

 

Hoje, a 54ª sessão do IPCC aceitou o trabalho do muito esperado Resumo para Formuladores de Políticas (SPM) da contribuição do Grupo de Trabalho I ao Sexto Ciclo de Avaliação (AR6), intitulado Climate Change 2021: the Physical Science Basis (Mudança Climática 2021: a Base da Ciência Física).

O relatório do Grupo de Trabalho I (AR6 WGI) – finalizado e aprovado por 234 autores e 195 governos – é a maior atualização do estado do conhecimento sobre ciência climática desde o lançamento do AR5 do IPCC em 2014, e seu marco 1.5 Relatório Especial (SR1.5, disponível aqui).

O trabalho do WGI examina a base física das mudanças climáticas passadas, presentes e futuras. Ele examina fundamentos como, por exemplo, como as emissões causadas pelo homem estão levando a mudanças fundamentais no sistema climático planetário. Ele também nos dá uma ideia de como essas mudanças nos levaram a sofrer os impactos climáticos já no nosso nível atual de aquecimento, bem como mapear como esses impactos podem piorar se as temperaturas e emissões continuarem a aumentar sem controle.

A liberação do WGI acontece após uma sessão plenária de duas semanas realizada virtualmente de 26 de julho a 6 de agosto de 2021, na qual o relatório foi examinado linha por linha para aprovação pelos representantes do governo em diálogo com os autores do relatório.

A minuta da primeira ordem do relatório do WGI teve 23.462 comentários de revisão de 750 revisores especialistas, a minuta da segunda ordem recebeu 51.387 comentários de revisão de governos e 1.279 especialistas, e a distribuição final Resumo para Formuladores de Políticas teve mais de 3.000 comentários de 47 governos. Mais de 14.000 artigos científicos são referenciados no relatório.

Este documento é para jornalistas que cobrem a divulgação do relatório. Ele destaca as principais conclusões do Resumo para Formuladores de Políticas, descreve o que há de novo no AR6 em comparação com relatórios anteriores, e fornece respostas de especialistas.


Manchetes sobre os resultados

Os cientistas não têm dúvidas de que as atividades humanas aqueceram o planeta. Mudanças rápidas e generalizadas ocorreram no clima do planeta e alguns impactos estão agora se concretizando.

A ciência de atribuição melhorada encontra evidências do impacto da humanidade em todo o sistema climático, as emissões causadas pelo homem são agora responsáveis por um planeta alterado e menos estável.

O planeta aquecerá em 1,5°C em todos os cenários. No caminho mais ambicioso de emissões, alcançamos 1,5°C nos anos 2030, ultrapassando 1,6°C, com as temperaturas caindo de volta para 1,4°C no final do século.

Os cientistas são claros quanto à necessidade de combater outros gases de efeito estufa além do CO2 no curto prazo. As emissões de metano – um poderoso gás de efeito estufa – são particularmente preocupantes.

O mundo natural será prejudicado por mais aquecimento e, portanto, os ecossistemas terrestres e oceânicos têm uma capacidade limitada para nos ajudar a resolver o desafio climático.

Os tomadores de decisão precisam implementar planos de emissão zero líquido se quisermos parar o aquecimento. A remoção do dióxido de carbono é uma ferramenta crucial, mas que só será útil quando acompanhada por rápidas e profundas reduções de emissões.

As estimativas do orçamento de carbono restante – uma forma simplificada de avaliar quanto mais CO2 pode ser liberado – foram melhoradas desde os relatórios anteriores, mas o orçamento de carbono permanece praticamente inalterado.


A influência humana sobre o clima

Os cientistas dizem ser inequívoco que a mudança climática é causada por nós. A influência humana tem aquecido o sistema climático, e ocorreram mudanças climáticas amplas e rápidas (A.1, página 5).

A influência humana aqueceu o clima a um ritmo sem precedentes pelo menos nos últimos 2000 anos (Figura SPM1).

Estas declarações se baseiam na certeza de avaliações anteriores do IPCC, este SPM afirma que os aumentos nas concentrações de GEE (gases de efeito estufa) desde cerca de 1750 são inequivocamente causados pelas atividades humanas (A1.1, página 5)

Em 2019, as concentrações atmosféricas de CO2 foram mais altas do que em qualquer momento em pelo menos 2 milhões de anos e as concentrações de metano e óxido nitroso, ambos significativos GEE, foram mais altas do que em qualquer momento em pelo menos 800.000 anos (A.2.1, página 9).

A taxa de aquecimento está se acelerando: as temperaturas globais de superfície aumentaram mais rapidamente desde 1970 do que em qualquer outro período de 50 anos durante pelo menos os últimos 2000 anos (A.2.2, página 9).

As emissões causadas pelo homem são responsáveis pela quase totalidade do aquecimento global (nota 11 e A.1.3, página 6).


Como nós alteramos o planeta?

Muitas consequências das mudanças climáticas em andamento são irreversíveis em escalas de tempo de séculos a milênios, especialmente para mudanças no oceano, nas camadas de gelo e no nível global do mar (B.5, página 28).

A escala das mudanças recentes experimentadas em todo o sistema climático e grande parte de seu estado atual são sem precedentes ao longo de milhares de anos (A.2, página 9).

A última década viu o gelo do mar ártico em seu nível mais baixo desde 1850 (A.2.3, página 9).

Os pontos de ruptura estão incluídos no relatório porque, apesar de ter uma chance menor de acontecer, eles poderiam ter impactos devastadores. Resultados de baixa probabilidade, tais como colapso da camada de gelo, mudanças abruptas na circulação oceânica, alguns eventos extremos compostos e aquecimento substancialmente maior do que a faixa muito provável de aquecimento futuro avaliada não podem ser descartados e são parte da avaliação de risco. (C.3, página 35)

Quanto mais avançamos para além de 1,5°C, mais construímos um risco imprevisível e sério em nosso mundo. Estes pontos de ruptura podem ocorrer em escalas globais e regionais, mesmo para o aquecimento global dentro da faixa muito provável dos cenários de emissões considerados. Respostas abruptas e pontos de ruptura do sistema climático, como o forte aumento do derretimento da camada de gelo antártica e do turning point florestal, não podem ser descartados. (C.3.2, página 35)

A elevação média global do nível do mar aumentou mais rapidamente desde 1900 do que em qualquer outra época nos últimos 3000 anos (A.2.4, página 9).

As ondas de calor marinhas dobraram de frequência desde os anos 80, a influência humana muito provavelmente contribuiu para a maioria delas desde pelo menos 2006 (A.3.1, página 10).

Geleiras de montanha e polares estão empenhadas em continuar derretendo por décadas ou séculos, enquanto a perda de carbono do permafrost por descongelamento é irreversível quando considerada por um período de mais de mil anos (B.5.2, página 28).

A elevação média global do nível do mar acima da faixa provável – em até 2 m em 2100 e 5 m em 2150 – não pode ser descartada no cenário de emissões mais elevadas, devido à profunda incerteza nos processos das camadas de gelo (B.5.3, página 28).

A elevação do nível do mar continuará por centenas a milhares de anos, mesmo nos caminhos climáticos mais ambiciosos (D1.6, página 39).


Sistemas climáticos em mudança – aumento de incêndios e inundações

Desde AR5 houve grandes atualizações sobre as evidências e o conhecimento de eventos climáticos extremos impulsionados pela mudança climática. Novos desenvolvimentos na ciência da atribuição – em que os cientistas analisam o quanto as atividades humanas influenciaram determinados eventos climáticos – deixaram claro que estamos contribuindo para o aumento tanto da probabilidade quanto da severidade do calor extremo, da precipitação, das secas e dos ciclones tropicais. (A3, A.3.1, A.3.2, A.3.4, página 10)

A maior parte do planeta já está resistindo a extremos quentes (incluindo ondas de calor), incluindo América do Norte, Europa, Austrália, grandes pedaços da América Latina, oeste e leste da África Austral, Sibéria, Rússia e em toda a Ásia (Figura SPM 3, página 14). Alguns dos recentes extremos quentes teriam sido extremamente improváveis de ocorrer sem a influência humana. (A.3.1, página 10)

Sabe-se menos sobre as secas, mas há evidências suficientes para mostrar que o nordeste da África do Sul, o Mediterrâneo, o sul da Austrália, a costa oeste da América do Norte em particular, estão lidando com o aumento da seca (Figura SPM 3, página 14).

O norte da Europa e partes da América do Norte e do sul da África estão lidando com precipitação mais intensa, mas são necessários mais dados para contar a história em outros lugares. (Figura SPM 3, página 14).

É provável que a proporção global de ciclones tropicais de Categoria 3-5 tenha aumentado nos últimos 40 anos. Há uma alta confiança de que a mudança climática induzida pelo homem significa que os ciclones tropicais trazem precipitação mais pesada e intensa (A.3.4, página 11).

Cada pedaço de aquecimento importa: as mudanças projetadas nos extremos são maiores em frequência e intensidade com cada incremento adicional de aquecimento global. (B2.2, página 19, Figura SPM5, página 21). Incêndios e enchentes do tipo que vimos neste verão estão agora super carregando à medida que o aquecimento induzido pelo homem muda o sistema climático.

Extremos mais quentes e secos: extremos de calor que poderiam ter ocorrido com pouca frequência sem aquecimento induzido pelo homem, sobrecarga rápida em intensidade e frequência à medida que as temperaturas aumentam. (Figura SPM5, página 21 e Figura SPM6, página 22)

Prevê-se também que os eventos de chuvas extremas se tornem mais frequentes e tragam uma quantidade significativa e crescente de água quando forem atingidos. (Figura SPM6, página 22)

Uma atualização crucial do AR6 WGI é a análise de eventos compostos – por exemplo, ondas de calor e secas que acontecem próximas umas das outras ou mesmo ao mesmo tempo. Isto representa um risco particular, pois muitas vezes deixam as comunidades com pouco ou nenhum tempo para se recuperar entre os eventos. O relatório conclui que a influência humana provavelmente aumentou a chance de eventos extremos compostos desde os anos 1950 (A.3.5, página 11).


O que isto diz sobre as metas de temperatura do Acordo de Paris?

O Acordo de Paris estabelece como meta o aumento da temperatura até o final do século não mais do que 2°C, e de preferência não mais do que 1,5°C. O relatório do WGI é mais claro do que nunca: tanto os limites de aquecimento de 1,5°C como de 2°C serão ultrapassados durante o século 21, a menos que reduzamos profundamente o CO2, juntamente com outras emissões de gases de efeito estufa, a zero líquido por volta ou depois de 2050 (B.1, página 17, nota de rodapé 25 e 26).

Este é um território sem precedentes, já que a última vez que a temperatura da superfície terrestre foi superior a 2,5°C (em comparação com os níveis pré-industriais) foi há mais de 3 milhões de anos (B1.1, página 17).

O WGI descreve o que acontece com a temperatura futura sob cinco vias sócio-econômicas (SSPs) que o mundo poderia seguir.

Em todos os cenários, exceto no cenário de emissões mais baixas (SSP1-1,9), um aquecimento global de 1,5°C será excedido no futuro próximo (entre 2021 e 2040) e permanecerá acima de 1,5°C até o final do século.

O cenário de emissões mais baixas nos faz permanecer abaixo de 1,5°C, depois de uma ultrapassagem temporária de menos de 0,1°C, antes que o carbono seja removido da atmosfera e as temperaturas sejam reduzidas novamente. (Tabela SPM1, página 18, e B.1.3, página 18)

Como as temperaturas médias globais continuam a aumentar, o risco de uma média temporária de 1,5°C em pelo menos um dos próximos cinco anos aumenta. Mas o relatório salienta que a ocorrência de um único ano de mudança de temperatura acima de um certo nível, como 1,5°C e 2°C, não implica que o nível de aquecimento global tenha sido violado. (B.1.4, página 19).

Como isso se compara ao Relatório Especial do IPCC de 2018 em 1,5 (SR1,5), que constatou que – às taxas atuais – o aquecimento global atravessaria 1,5°C entre 2030 e 2052? Os relatórios não são diretamente comparáveis, pois este relatório analisa um amplo conjunto de cenários e o SR1.5 considera apenas as tendências lineares (IPCC Q&A). Se os métodos dos dois relatórios fossem reconciliados, a estimativa SR1,5 de quando 1,5°C de aquecimento global é excedido pela primeira vez estaria próxima da melhor estimativa relatada no AR6. Como tal, isso não significa que estamos realmente aquecendo mais rápido do que pensamos anteriormente (nota de rodapé 27, página 18-19).


O que diz o relatório sobre nosso atual caminho de emissões?

O SSP2-4.5 reflete mais de perto a trajetória de emissões que a ambição total dos compromissos climáticos (NDCs) que temos atualmente. O CO2 continua a subir e se estabilizaria por volta da metade do século, antes de finalmente começar a diminuir, com a queda mais acentuada pouco antes do final do século. O metano e o dióxido de enxofre continuam a subir, começando a diminuir por volta de meados do século. O óxido nitroso tende mais visivelmente para cima e não diminui até bem na segunda metade do século. A melhor estimativa é de 2,7°C a 2100. (Figura SPM4, painel a, página 17 e Tabela SPM1, página 18).


Projeções futuras e implicações para planos zero líquido (net-zero)

A capacidade de absorção de carbono dos sumidouros terrestres e oceânicos não é infinita, e os vemos carregando a maior carga de carbono nos dois cenários mais ambiciosos. Esta capacidade não aumenta proporcionalmente com as emissões de GEE. Com os três outros cenários avaliados, os sumidouros naturais sequestram uma parte das emissões que se reduz rapidamente. (Figura SPM7, página 27).

No caminho mais ambicioso (SSP1-1.9), os sumidouros naturais absorvem 70% das emissões. (Figura SPM7, página 27).

No caminho que mais se aproxima de nossas atuais políticas e planos climáticos (SSP2-4.5), apenas 54% das emissões são absorvidas por sumidouros naturais, deixando o restante para ser removido por tecnologias de remoção de dióxido de carbono. (Figura SPM7, página 27).

Atualmente, estamos lidando com nossas emissões de carbono do passado, e queremos evitar acrescentar mais para as gerações futuras. De uma perspectiva da ciência física, limitar o aquecimento global induzido pelo homem a um nível específico requer limitar as emissões acumuladas de CO2, alcançando pelo menos zero emissões líquidas de CO2, juntamente com fortes reduções em outras emissões de gases de efeito estufa (D.1, página 36).

A remoção do dióxido de carbono (CDR) é necessária (D1.8, página 40).

O CDR abrange uma ampla gama de métodos, desde o florestamento, restauração de áreas úmidas até a captura e armazenamento direto de carbono no ar (DACCS) e a fertilização oceânica. (Capítulo 5, Tabela 5.10)

Nota: as decisões políticas determinarão se esta influência é positiva ou negativa, mas isto não será tratado aqui. AR6 WGIII tratará disso.

Como os níveis de emissão de CO2 continuam a aumentar, projeta-se que os sumidouros de carbono oceânicos e terrestres serão menos eficazes para retardar a acumulação de CO2 na atmosfera (B.4, página 24).

A forma como o ciclo de carbono reagirá (chamado feedback, ou loops de feedback) torna-se mais incerta, assim como mais importante, sob um cenário de altas emissões de CO2. Quanto mais o sistema climático é pressionado, mais imprevisível ele se tornará e mais séria a magnitude da resposta (B4.3, página 26).

A remoção de carbono não é “equivalente”. Quando uma tonelada de CO2 é emitida para a atmosfera, o efeito que ela tem sobre o CO2 atmosférico é maior do que quando uma tonelada de CO2 é removida pelo método CDR, por causa da resposta da terra e do oceano. O relatório afirma que “a diminuição do CO2 atmosférico a partir das remoções antropogênicas de CO2 poderia ser até 10% menor do que o aumento do CO2 atmosférico a partir de uma quantidade igual de emissões de CO2, dependendo da quantidade total de CDR” (D1.5, página 39).

A gama de sensibilidade climática se reduziu desde o último ciclo de avaliação do IPCC. A melhor estimativa avaliada no AR6 é de 3°C com uma faixa provável de 2,5°C a 4°C, em comparação com 1,5°C a 4,5°C no AR5, que não forneceu uma melhor estimativa (A4.4, página 14).


Combater os gases das estufas – é mais do que CO2

Este relatório conclui que a quantidade de CO2 que ainda pode ser liberada é de cerca de 400 Gt de CO2, se quisermos ter 67% de chance de ficar abaixo de 1,5ºC (em comparação com o período de 1850-1900) (Tabela SPM.2, página 38).

Este orçamento é de magnitude semelhante ao que foi avaliado no SR1.5, e ligeiramente maior que o AR5, devido a melhorias na forma como os cientistas calculam o orçamento (D1.3, página 39).

AR6 é a primeira avaliação do IPCC a incluir um capítulo (Capítulo 6) dedicado aos chamados “poluentes climáticos de curta duração”, como aerossóis, partículas e outros gases reativos (como o ozônio) que resistem na atmosfera de algumas horas a alguns meses. Eles também incluem o metano, que tem uma vida útil de cerca de 12 anos.

O relatório conclui que as concentrações de metano e óxido nitroso são agora mais altas do que em qualquer ponto nos últimos 800.000 anos e diz que restrições rigorosas de metano são vitais para frear o aquecimento global. As concentrações de CO2 são sem precedentes pelo menos nos últimos 2 milhões de anos.

Reduções fortes, rápidas e sustentadas nas emissões de metano também limitariam o efeito de aquecimento resultante da diminuição da poluição por aerossóis e melhorariam a qualidade do ar (D.1, página 36).

Nota: aerossóis como dióxido de enxofre (SO2) e óxidos nitrosos (NO2) são responsáveis pela poluição do ar, frequentemente encontrados em níveis concentrados nas cidades, por exemplo. Eles causam 4,2 milhões de mortes prematuras por ano, mas também trazem temporariamente um efeito de resfriamento para a atmosfera.

Acabar com a poluição por aerossóis teria benefícios para a saúde e o financiamento, mas seu efeito de mascaramento sobre o aquecimento global se elevará (capítulo 6, página 78). A redução das emissões de metano também oferecerá um forte co-benefício de equilibrar o aquecimento que virá quando este efeito de mascaramento terminar.


Reações:

Implicações para a COP26 e as promessas climáticas esperadas antes das negociações;

Taxa de redução de emissões necessária para CO2 e metano;

Preparação e se adaptação aos impactos já em curso (negócios, política);

Clima e agricultura;

Clima e equidade;


Stela Herschmann, especialista em Política Climática do Observatório do Clima

“A mensagem do IPCC é clara como cristal: mudar agora e preparar para o impacto. As piores previsões dos cientistas estão se tornando realidade mais rapidamente do que o esperado, os pontos de ruptura estão se aproximando e o único nível aceitável de emissões é zero”.


Christiana Figueres Founding Partner, Global Optimism & former Executive Secretary, UN Climate Change Convention

“Este relatório é mais um lembrete de que precisamos acelerar os esforços globais para abandonar os combustíveis fósseis e mudar para um modelo de crescimento mais limpo e mais verde”. Temos um plano – é chamado de Acordo de Paris. Tudo o que precisamos para evitar os impactos exponenciais da mudança climática é possível de ser feito. Mas depende de soluções que se movam exponencialmente mais rápido do que os impactos, e que se consiga reduzir pela metade as emissões globais até 2030. A COP26 será o momento da verdade”.


Professor Saleemul Huq- Director, ICCCAD and Senior Associate IIED

“O novo relatório do IPCC não é um exercício, mas o aviso final de que a bolha de promessas vazias está prestes a estourar. Os países do G20 precisam mudar rapidamente de marcha e, desta vez, se ater às promessas de entregar políticas que garantam que não excederemos 1,5°C de aquecimento até o final do século”. É suicida e economicamente irracional continuar adiando. O curso de ação é cristalino”.


Mark Carney, UN Special Envoy for Climate Action and Finance

“A avaliação do IPCC é fundamental para compreender a escala da crise climática e as respostas políticas e estratégicas necessárias para enfrentá-la. A ambição destas decisões políticas, comerciais e financeiras deve ser baseada na ciência, incluindo a realidade do rápido declínio do orçamento mundial de carbono e o rápido aumento dos riscos físicos para as pessoas e o planeta”. O relatório do IPCC é uma leitura obrigatória para os conselhos, e suas implicações são um imperativo para uma ação estratégica imediata”.


Sonam P Wangdi of Bhutan, Chair of Least Developed Countries Group at COP26

“Os sinos de alarme estão tocando; espero que todos estejam escutando-os. Precisamos ver países desenvolvidos e grandes emissores assumirem a liderança e cortar as emissões, e precisamos da garantia de que isso acontecerá urgentemente. CNDs mais ambiciosos que fecham a lacuna de emissões devem ser apresentados pela COP26. Os países do G20 assumiram este compromisso, agora eles devem cumprir. A reapresentação do mesmo CND não é suficiente – precisamos claramente de metas mais fortes de redução de emissões para 2030. O tempo está realmente se esgotando. A mudança climática está prejudicando mais nossos países e comunidades. Já é tarde, mas pela COP26, os países desenvolvidos devem cumprir seu compromisso decadente de fornecer 100 bilhões de dólares anuais e continuar aumentando-o de acordo com as necessidades dos países que enfrentam impactos climáticos”.

 

 

Leia mais