Caderno feminino do L’Osservatore Romano apresenta visão devastadora sobre o mundo das religiosas

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Janeiro 2020

Alguns textos do caderno “Donne Chiesa Mondo”, do jornal L’Osservatore Romano, nas bancas no dia 26 de janeiro, mas que foram antecipados à imprensa, dedicados às condições de vida das freiras da Igreja Católica, assunto já tratado e aprofundado em 2018 quando a revista era dirigida por Lucetta Scaraffia (01-03-2018), estão provocando um certo debate amargo, além de uma forte inquietação entre inúmeras comunidades religiosas femininas.

A nota é de Il Sismografo, 24-01-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Daquilo que é relatado, e em boa medida se trata de narrativas que se baseiam em declarações do cardeal brasileiro João Braz de Aviz – prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica –, evidencia-se de modo dramático uma imagem devastadora do mundo das freiras na Igreja, um componente eclesial que, exceto pelos muitos problemas existentes há décadas em seu interior, é sem dúvida uma das realidades mais saudáveis, eficazes e equilibradas da Igreja Católica no mundo.

Não é só isso. É certo que as religiosas são a parte mais amada e admirada pelo Povo de Deus e pela opinião pública, além da não católica ou não cristã.

Esperamos com notável interesse para poder conhecer a edição completa do número de janeiro de 2020 da revista mensal do L’Osservatore Romano, que, como já mencionado, estará na rede no dia 26 de janeiro. Faremos uma descrição na íntegra dos artigos mais relevantes sobre essa matéria que, desde essa quinta-feira, 23, causa muita discussão e sobre a qual muito se escreveu nas últimas horas.

Será de grande utilidade para as milhares de religiosas interessadas e que, nestas horas, pedem mais notícias, particularmente dados, estatísticas, fatos classificados e análises autorizadas, além de verídicas. Entre as religiosas que nos escrevem, algumas se perguntam: por que nessas antecipações se diz pouco ou nada, por exemplo, sobre o papel masculino no governo e também na direção das comunidades religiosas femininas?

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caderno feminino do L’Osservatore Romano apresenta visão devastadora sobre o mundo das religiosas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU