Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

• 'Eu nunca recusei a Eucaristia a ninguém. A comunhão não é um prêmio para os perfeitos'. Entrevista com o papa Francisco voltando da Eslováquia para Roma

• Papa Francisco ataca o 'desejo de poder', a 'rigidez disciplinar' e a 'deslealdade' nas associações de fiéis, dos movimentos eclesiais e das novas comunidades

• Alemanha. Dom Stefan Hesse: renúncia rejeitada

12 Setembro 2018

“A Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos”, afirma comunicado publicado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, 10-09-2018.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, primando pela ética, comprometida em formar consciências, de modo coerente com a sua história e tradição, busca contribuir com o discernimento cidadão no período eleitoral, sempre de modo apartidário, sem fazer referências a legendas ou a candidatos. Sua contribuição decisiva está na abordagem de critérios e elementos que possibilitem ao cidadão, na sua liberdade e responsabilidade, definir seu voto a partir do compromisso com o bem e a verdade.

Em sintonia com a Igreja no Brasil e em Minas Gerais, a Arquidiocese produz cartilhas, conteúdos audiovisuais, organiza eventos de formação, mesmo debates e discussões, sempre respeitando a autonomia de cidadãos no exercício de escolher seus candidatos.

Assim é importante esclarecer: a Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos. Emoldurados por critérios éticos, cada cidadão exerce sua liberdade de escolha, esperando-se que esse exercício alcance as metas do bem e do efetivo reestabelecimento da credibilidade na política.

Arquidiocese de BH. Eleições 2018: comunicado importante - Instituto Humanitas Unisinos - IHU