Overshoot Day: quando um planeta não é suficiente

Mais Lidos

  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Julho 2018

Em 1º agosto de 2018, cairá o Earth Overshoot Day. Trata-se do dia em que os recursos renováveis – que a Terra consegue regenerar no arco de 365 dias – se esgotam. Em outras palavras, é como se no dia 2 de agosto nós precisássemos de um planeta a mais para continuar desenvolvendo as nossas atividades humanas.

A reportagem é de Chiara Tintori, publicada em Aggionarmenti Sociali, 24-07-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

É a primeira vez que o Overshoot Day (que poderíamos traduzir como “dia da superexploração” [ou "da sobrecarga"]) cai tão cedo: em 1971, ele havia chegado no dia 21 de dezembro; em 1991, no dia 11 de outubro; no ano passado, em 2 de agosto.

A data é uma média global, já que cada país tem características geoterritoriais e socioeconômicas diferentes. Assim, em 2017, os Estados Unidos atingiram o seu Overshoot Day em 14 de março; a Rússia, em 19 de abril; o Reino Unido, em 4 de maio; a Itália, em 19 de maio; a China, em 23 de junho.

Trata-se de um indicador imediato e eficaz, um sinal de alerta com uma mensagem clara: o nosso atual modelo de desenvolvimento econômico e social não é sustentável, porque está dilapidando o capital natural, os bens e os serviços que a natureza põe à disposição.

O que podemos fazer para postergar esta data (#MoveTheDate)? Certamente, não se trata de voltar à Idade da Pedra, mas podemos orientar o progresso tecnológico e o nosso estilo de vida para a sustentabilidade, para um uso mais sóbrio e eficiente dos recursos naturais.

A Global Food Print Network propõe uma série de comportamentos, incluindo escolher viagens ecossustentáveis, praticar uma alimentação atenta aos recursos naturais, reduzir a quantidade de resíduos ou sensibilizar os próprios administradores locais sobre o tema.

Certamente, o #MoveTheDate poderá guiar as nossas escolhas, perguntando-nos se o que compramos ou comemos, se o modo como escolhemos viajar contribui para esgotar os recursos da Mãe Terra ou lhe dá um pouco de oxigênio.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Overshoot Day: quando um planeta não é suficiente - Instituto Humanitas Unisinos - IHU