Na Praça da Sé, Doria enfrenta vaias e protestos contra medidas autoritárias

Mais Lidos

  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Janeiro 2017

Na tradicional missa na Catedral da Sé pelo aniversário de São Paulo, que completa 463 anos, movimentos sociais fazem ato contra políticas higienistas e o aumento da velocidade nas marginais.

A reportagem foi publicada por Rede Brasil Atual - RBA, 25-01-2017.

No primeiro aniversário da cidade de São Paulo sob sua gestão, o prefeito João Doria (PSDB) enfrentou vaias de manifestantes que o aguardavam na Praça da Sé, diante da Catedral, onde é realizado o tradicional ato ecumênico em homenagem à cidade, que este ano completa 463 anos. Convocado pela Central dos Movimentos Populares (CMP), esta primeira manifestação dirigida diretamente contra a gestão Doria, reúne 3 mil pessoas entre integrantes de coletivos de luta por moradia, do movimento de mulheres, das periferias e em defesa dos moradores de rua.

Para os manifestantes, a chamada operação Cidade Linda não visa apenas à limpeza urbana, mas sobretudo social, com medidas de higienização, perseguição e expulsão das populações mais pobres. É o caso do decreto de Doria, do início desta semana, que retirou o veto à remoção de cobertores de moradores de rua pela guarda civil – medida que levou servidores da coordenação de políticas para a população de rua, em desacordo com a medida, a pedirem exoneração.

Outro presente de Doria à cidade, que ele está pintando de cinza, é o aumento dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. Ontem, a desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, da 13ª Câmara de Direito Público, derrubou liminar obtida pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) que mantinha os limites baixados durante a gestão de Fernando Haddad (PT).

À reportagem da Rádio Brasil Atual, a coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres em São Paulo, Sonia Coelho, disse que o momento não é de comemoração, mas de luta. "Nós não podemos dar sossego para esse governo que começou desmontando a secretaria de políticas para as mulheres e impondo retrocessos."

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Na Praça da Sé, Doria enfrenta vaias e protestos contra medidas autoritárias - Instituto Humanitas Unisinos - IHU