Vice-ministro boliviano sequestrado por mineiros é assassinado

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Agosto 2016

O ministro do Interior da Bolívia, Carlos Romero, confirmou na quinta-feira (25) que o vice-ministro do Regime Interior, Rodolfo Illanes, foi "covarde e brutalmente assassinado" após ser sequestrado por um grupo de mineiros. "Estamos resolvendo as questões necessárias para que nos entreguem o corpo. Temos um profundo pesar e solidariedade com a dor da família", disse.

A informação é publicada por portal Uol, 26-08-2016.

O ministro confirmou a versão do jornalista Moisés Flores, que disse ter visto o corpo em uma colina perto da cidade de Panduro, a cerca de 180 quilômetros da capital, La Paz, onde ocorreram violentos confrontos entre mineiros e policiais.

"Fomos até o local onde estava o vice-ministro Illanes e o encontramos sem vida. Estamos muito assustados, nós estamos correndo riscos porque os mineiros estão furiosos no ponto de bloqueio, velando o corpo de um dos seus", disse.

Romero disse que Illanes pediu para ir até Panduro para poder abrir um espaço de diálogo com os manifestantes, que completaram ontem três dias de bloqueio nas estradas em oposição a uma lei sobre sindicatos promulgada pelo presidente Evo Morales.

O ministro afirmou que o governo pediu para que Rodolfo Illanes fosse libertado pelos mineiros por diferentes meios, sem sucesso. Segundo Romero, o assassinato aconteceu entre às 17h30 e 18h (hora local).

"Queremos não somente expressar nosso profundo repúdio por este ato criminoso sem precedentes, mas ao mesmo tempo pedimos para a Justiça que esclareça este assassinato", concluiu.

Manifestantes presos

O ministro da Defesa, Reymi Ferreira, disse que o governo não deixará impune o crime e que agentes de inteligência já prenderam entre 100 e 120 mineiros que participaram dos bloqueios em estradas na região pessoas por conta das investigações.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vice-ministro boliviano sequestrado por mineiros é assassinado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU