Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » De olho no Vale

Comércio varejista e indústria calçadista são os maiores empregadores do Vale do Sinos

Em um período de crise do emprego no Vale do Paranhana, provocado pelo fechamento da fábrica da Azaleia, o ObservaSinos retomou a aproximação com os dados sobre as áreas de maior empregabilidade no Vale do Rio dos Sinos, em vista de melhor analisar o impacto desta realidade na Região. Este interesse foi somado à perspectiva metodológica de análise do prof. Carlos Paiva, em Seminário realizado pelo Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos, que aponta a importância desta aproximação, como uma das aproximações indispensáveis para a caracterização do desenvolvimento.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) os estabelecimentos de trabalho formal no COREDE Vale do Rio dos Sinos possuíam 372.381 trabalhadores ativos em 31 de dezembro de 2010. Representando 50,7% destes vínculos estão: em primeiro; o comércio varejista em segundo; as indústrias calçadistas, em terceiro; comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviço técnico, em quarto; administração pública direta e autárquica e em quinto; serviço de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação.

O comércio varejista é o estabelecimento com o maior número de trabalhadores formais, com 56.065 trabalhadores. O Município de Canoas é responsável por 25% destes vínculos seguido de Novo Hamburgo com 23%. Ou seja, os dois Municípios concentravam 49% dos vínculos empregatícios do comércio varejista.

As indústrias calçadistas ficaram em segundo lugar, reunindo 47.027 vínculos empregatícios. Deste total, os municípios de Sapiranga e Novo Hamburgo representavam 26% e 25% respectivamente.

Comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviço técnico, aparecem em terceiro. Neste mesmo período possuía 32.697 vínculos empregatícios. Sendo, São Leopoldo o Município com maior participação empregatícia deste setor, responsável por 43%.

Em quarto, administração pública direta e autárquica possuía 28.487 vínculos em dezembro de 2010. Os três municípios com a maior população, Censo 2010, da Região do Sinos – Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo – representam 54% destes vínculos.

Serviço de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação aparecem em quinto com 24.699 vínculos trabalhistas, sendo Canoas o Município que representava 38% dos vínculos.

Evidentemente que estes dados revelam de forma parcial a realidade do trabalho formal na região, já que para maior precisão seria necessário, conforme indicação de Paiva, o desvelamento de todas as áreas dos estabelecimentos de emprego. A partir daí identificar os propósitos de cada atividade, reconhecendo, com isso, as  áreas profissionais em crescimento, em estagnação e em avanço.

Perseguir a aproximação com este detalhamento da realidade a partir dos indicadores e dos deabates em torno de sua realidade é de uma exigência importantíssima. Eis aí a coerência entre o conteúdo e a forma da democracia. Eis uma exigência fundante para o curso, que poderá ser potencializada pelas experiências particulares e singulares.

Feliz Tempo de "democratização da democracia"!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Realmente uma matéria profunda, reflexo de estudo técnico e científico. A grande corrida(ataque) ..." Em resposta a: A complexa teia hídrica que brota do Cerrado está ameaçada. Entrevista especial com Altair Sales Barbosa
"O sucesso da Dilma está no meio dos pobres. Estou de acordo com foi dito por todos aqueles que sens..." Em resposta a: Empregos, salários e universidades explicam sucesso de Dilma no Nordeste
"Sem o intenção de polemizar, discordo da colega Sônia Regina.Sou Prof. de E. Física, e creio que..." Em resposta a: “Vivemos uma hipocondria generalizada"

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes