O Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 4,2 milhões com medicamentos para a aids. A etravirina como é chamada a nova droga para pacientes com resistências aos antirretrovirais, estará nos postos de distribuição na segunda quinzena de outubro de 2010. Cerca de 500 pacientes serão beneficiados.
Imagem retirada de Stock.Xchng
O novo medicamento vai favorecer três municípios com maior índice de pessoas portadoras do vírus na região do Vale do Rio dos Sinos: Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Canoas registrou 78 novos casos da doença, São Leopoldo, 73, e Novo Hamburgo, 40 novos casos notificados em 2009, segundo o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – Observasinos.
Para quem busca assistência e informação na região, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de São Leopoldo presta orientações sobre o vírus HIV e conta com a ajuda de médicos, psicólogos, assistente social, nutricionistas e outros profissionais.
Atualmente, o órgão tem 3,5 mil prontuários abertos, e em, alguns casos, de pessoas que já morreram, mas somente 800 pessoas fazem tratamento regularmente. O serviço também realiza o fornecimento de medicações a pessoas já diagnosticadas com aids, no combate ao vírus HIV.
O tratamento é realizado depois de diagnosticada a doença, através do coquetel que é repassado mensalmente aos pacientes que fazem um cadastro junto ao Ministério da Saúde. Para controlar a liberação, é preciso realizar novos exames médicos trimestrais de controle do vírus.
Médico e coordenador do programa, Gabriel Soldatelli Rossetto presta serviço ao SAE deste 2005 e afirma que hoje a maioria dos portadores do Vale dos Sinos é heterossexual, numa faixa etária dos 15 aos 39 anos. "As pessoas precisam destituir o próprio preconceito, sendo que para estancar a epidemia é preciso o uso do preservativo" diz Rossetto.
Esta análise foi elaborada por Estefânia Souza, acadêmica do curso de jornalismo da Unisinos, com supervisão da professora Anelise Zanoni Cardoso. Ação de parceria entre o projeto Observasinos – Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale dos Sinos com o curso de Jornalismo. Compromisso conjunto com a análise dos indicadores e promoção do debate sobre a realidade, em vista da implementação, qualificação e controle social das políticas públicas na região.
Além das análises semanais o Observasinos realiza um conjunto de ações promotoras do estudo e debate sobre a realidade, políticas públicas e democracia.
O Seminário sobre DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, será realizado nesta perspectiva. O sociólogo Rudá Ricci será o assessor deste seminário.
Agende-se: dia 4 de novembro, das 14 às 16h30min na Sala Ignácio Ellacuria e Companheiros. Evento gratuito.
Adicionar comentário