Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » De olho no Vale

ObservaSinos - Do Vale para o Vale

O ObservaSinos tem como objetivo subsidiar o debate entre a população da Região do Vale do Rio dos Sinos e os gestores das políticas públicas através da publicização de indicadores socioeconômicos do Vale. Tem em Paulo Freire sua inspiração metodológica, a partir da afirmação sobre a realidade, que “é algo mais que fatos ou dados tomados mais ou menos em si mesmos. Ela é todos esses fatos e todos esses dados e mais a percepção que deles esteja tendo a população neles envolvida”. Sendo assim a sistematização e publicização de indicadores oportuniza a aproximação analítica da realidade pela população, em vista da implementação, qualificação e controle social das políticas públicas, que podem constituir-se em mediações afirmadoras de uma sociedade includente e sustentável.

O Observatório torna-se uma ferramenta de informação, ao publicizar indicadores sobre a realidade do Vale e seus Municípios; de diálogo com os gestores governamentais e não governamentais sobre a realidade que se tem e que se quer; e, também, de formação, já que promove oficinas e seminários para a capacitação sobre indicadores e políticas públicas dirigidos a acadêmicos, professores, profissionais, gestores e população em geral, em vista do seu protagonismo cidadão.

A Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Leopoldo, Euli Marlene Necca Steffen, diz que Observatório é um instrumento importante para a construção e fundamentação de projetos para as políticas públicas com a exposição de indicadores sobre a realidade do município. Fez referência à análise publicada no ano passado sobre HIV e que esta foi uma fonte inicial de informação para discutir um projeto municipal nesta área.   

Márcia Falcão, Secretária do Desenvolvimento Social do Município de Canoas, refere que todo o esforço de colher informações para garantir que os gestores públicos fiquem atentos às necessidades ajudam, elucidam o pensar  para o planejamento das políticas públicas e mesmo os cidadãos possam estar atentos e cientes da realidade.

Acadêmico de Ciências Sociais na Unisinos, Diego Severo, fala que este trabalho que o Observatório se propõe é necessário, pois sistematiza indicadores por tema e debate com os gestores responsáveis pelos municípios. Destaca ainda que estes indicadores disponíveis para a população, podem tornar-se instrumento estratégico de empoderamento. “Penso que o Observatório deve articular-se com diversos meios de representação (sindicatos, movimentos) para atuar mais diretamente como apoio na transformação da realidade”. 

O projeto Observasinos passa a implementar a partir do dia  18 de abril, mais uma de suas ações, o “hotsite” localizado no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Através dele estão disponibilizados indicadores socioeconômicos dos Municípios e Região do Vale do Sinos. Espaço disponibilizado e atualizado permanentemente pela equipe do Observatório, que já conta com atuação de uma professora da Universidade e três estagiários dos cursos de Ciências Sociais e de Serviço Social.

O Observatório também tem agendados quatro oficinas e dois seminários neste ano de 2011, dirigidos a acadêmicos, professores, gestores e trabalhadores de organizações governamentais e da sociedade civil, assim como a população em geral.

Agende-se, divulgue e participe:

27/4/2011 - Oficina Indicadores socioeconômicos e tratamento estatístico
Profa. MS Claudia Angelita Fagundes Raupp - Unisinos
Horário: 14h às 17h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

5/5/2011 - Seminário Realidade e Desafios Socioeconômicos da Região do Vale do Rio dos Sinos
Ministrantes: Prof. Dr. Carlos Paiva – Fundação de Economia e Estatística (FEE) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

01/06/2011 - Oficina Indicadores da Saúde
Ministrantes: MS Veralice Maria Gonçalves – Banco de Dados do Sistema Único de Saúde 
MS Eloir Antônio Vial – Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano  
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

24/08/2011 - Oficina sobre os dados censitários 2010 da Região do Vale do Sinos
Ministrante: Prof. Ademir Barbosa Koucher – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

28/09/2011 - Seminário: Observatórios, Metodologias e Impactos nas Políticas Públicas
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

26/10/2011 - Oficina Indicadores do Trabalho
Ministrante: José Tavares – Ministério do Trabalho e Emprego - MTE
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU    

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Parabéns Leonardo Sakamoto! Concordo com tudo o que Vc escreveu, inclusive com seu sarcasmo... pois..." Em resposta a: Xinga o movimento sem-teto, mas acha bonito doar cobertor na rua
"O Sakamoto põe, profundamente, o dedo em algumas feridas de várias naturezas: sociais, econômicas..." Em resposta a: Xinga o movimento sem-teto, mas acha bonito doar cobertor na rua
"Grande Sakamoto,nossa incoerência só não assusta aos ratos." Em resposta a: Xinga o movimento sem-teto, mas acha bonito doar cobertor na rua

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes