Balanço inicial das manifestações 'Fora Dilma' deste domingo

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • “Uma nova educação para uma nova economia”: Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, ministrará videoconferência nesta quinta-feira

    LER MAIS
  • O enorme triunfo dos ricos, ilustrado por novos dados impressionantes

    LER MAIS
  • Família Franciscana repudia lei sancionada por Bolsonaro que declara o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como dia Nacional do Rodeio

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Cesar Sanson | 14 Dezembro 2015

As primeiras notícias sobre as manifestações por impeachment de Dilma registradas neste domingo (13) pelo Brasil revelam que os protestos estão mais reduzidos do que os registrados ao longo do ano.

O comentário é de Luis Nassif, jornalista, publicado no portal GGN, 13-12-2015.

Em Brasília, a concentração em frente ao Congresso Nacional começou por volta das 11h e terminou às 13h de forma pacífica. Segundo a Polícia Militar, participaram entre 5 mil e 6 mil pessoas, já os organizadores contabilizaram 30 mil. A título de comparação, no dia 15 de março, quando as manifestações Fora Dilma bateram o recorde de adesão, a PM da capital havia contabilizado a participação de 15 mil pessoas.

Já no Rio de Janeiro, os manifestantes se concentraram na orla da Praia de Copacabana a partir das 11h. Ainda não há registros do total de pessoas que compareceram, mas por volta das 15h15 cerca de 300 pessoas continuavam no local segundo noticiário do plantão da Rede Globo, contra cerca de 15 mil pessoas, ao longo de todo o dia 15 de março, com base nos dados da Polícia Militar.

Pouco antes, por volta das 14h30, um grupo de cerca de 100 skatistas apareceu na Avenita Atlântica em sentido contrário ao caminho feito pelos manifestantes pró-impeachment. Os dois grupos se enfrentaram apenas por palavras. Segundo reportagem do G1 alguns sketistas gritaram "contra a burguesia" e "fora coxinha". Um policial do Batalhão de Choque chegou a apontar a arma com bala de borracha contra os sketistas que deixaram o local.

Em Belo Horizonte há registros por fotos e vídeos de um pequeno grupo que realizou protestos dentro de shoppings. 

E, em São Paulo, o ponto de encontro foi na Av. Paulista, onde os manifestantes se misturaram ao público que vem frequentando o local para lazer, desde que a prefeitura decretou o fechamento da avenida para os carros.

Veja a foto à seguir, captada de uma matéria da Globo, onde é possível ver algumas pessoas vestidas de vermelho, entre manifestantes de verde e amarelo. Os protestos contra a presidente Dilma ocorreram em cerca de 100 cidades, segundo a grande imprensa.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Balanço inicial das manifestações 'Fora Dilma' deste domingo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV