UFRGS começa a adquirir alimentos da agricultura familiar para RU’s

Revista ihu on-line

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Ore Ywy – A necessidade de construir uma outra relação com a nossa terra

Edição: 527

Leia mais

Sistema público e universal de saúde – Aos 30 anos, o desafio de combater o desmonte do SUS

Edição: 526

Leia mais

Mais Lidos

  • "Pela Democracia, pelo Brasil". Manifesto contra candidatura de Jair Bolsonaro

    LER MAIS
  • Teólogos e pastores reagem a apoio evangélico a Bolsonaro

    LER MAIS
  • Apelo de Francisco: ''Que o Senhor nos ajude a reconhecer a tempo as sementes de ideologias totalitárias"

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

10 Julho 2015

A UFRGS assinou nesta terça-feira, dia 7 de julho, termo de cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, em acordo que prevê a realização de ações mútuas para a participação de agricultores familiares e suas organizações na oferta de gêneros alimentícios para os restaurantes universitários da instituição, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A assinatura contou com a presença de membros da Administração Central, além do secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo Tarcisio Minetto e do diretor de cooperativismo da Secretaria, Lino Hamann.

A reportagem foi publicada pelo sítio da UFRGS, 07-07-2015.

O reitor Carlos Alexandre destacou a contribuição que a UFRGS já desenvolve no apoio ao desenvolvimento rural do Estado em grupos de pesquisa e programas de graduação e pós-graduação, mas indicou que a contribuição na parte da demanda ainda merecia uma atenção especial. “A UFRGS serve 11 mil refeições por dia, e o incentivo aos produtores familiares que essa demanda pode gerar será mais uma contribuição para o desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul”, enfatizou.

A proposta é que, progressivamente, seja ampliada a quantidade de compra e a diversidade de gêneros alimentícios da agricultura familiar para abastecer os RU’s. O pró-reitor de Assuntos Estudantis (PRAE) Angelo Pereira da Silva afirma que a partir da assinatura desse acordo, a UFRGS se compromete a “priorizar a compra junto à agricultura familiar gaúcha por meio da legislação do Programa de Aquisição de Alimentos, em conformidade com a necessidade de consumo, sempre respeitando as normas vigentes”. As primeiras compras da cooperação serão realizadas ao longo do segundo semestre.

O secretário Tarcisio Minetto destacou, também, a aproximação entre a academia e o processo de produção como forma de aprendizado e de desenvolvimento para o Estado como um todo. Por meio do acordo, serão realizadas atividades de articulação dos fornecedores com a UFRGS, a fim de compatibilizar a oferta e a demanda de gêneros alimentícios e promover assistência técnica para agricultores familiares e potenciais fornecedores do PAA.

Sobre o Programa

Criada em 2012, a Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA permite que municípios, estados e órgãos federais adquiram - com recursos financeiros próprios - produtos da agricultura familiar de forma simplificada e segura, por meio de chamadas públicas, com dispensa de licitação. Além disso, o Decreto 8.473, de 22 de junho deste ano, determina que os órgãos federais (administração direta e indireta) devem começar a destinar no mínimo 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos para a compra de produtos da agricultura familiar.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UFRGS começa a adquirir alimentos da agricultura familiar para RU’s - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV