O Vaticano pede explicações a Cripriani sobre a PUCP

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Byung-Chul Han: smartphone e o “inferno dos iguais”

    LER MAIS
  • Os 13 tweets do Papa no dia do IV Encontro Mundial de Movimentos Populares

    LER MAIS
  • Extrema-direita no Brasil já não precisa de Bolsonaro para se mobilizar, revela pesquisa

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 04 Fevereiro 2013

O prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, Gerhard Müller, teria enviado uma carta ao cardeal Juan Luis Cipriani, na qual pede informações sobre sua decisão de não renovar o mandato para que os professores do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) deem aula.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 01-02-2013. A tradução é do Cepat.

De acordo com a revista peruana Caretas, o encarregado da Doutrina da Fé do Vaticano solicitou ao cardeal Cipriani que lhe enviasse uma cópia do documento no qual decide não renovar o mandato canônico vigente.

Müller lhe teria indicado que enquanto não se resolve o tema no Vaticano, a universidade poderá continuar a oferecer os cursos de Teologia previstos.

A Caretas indica, além disso, que pessoas vinculadas ao cardeal asseguram que este assunto emerge porque os professores da PUCP, aos quais foi cortado o direito de ensinar, enviaram primeiro uma carta a Müller queixando-se de terem sido proibidos por motivos doutrinários.

Todavia, Cipriani disse que não recebeu nenhuma carta até o momento, e afirmou que não renovou a licença porque a PUCP não cumpriu com a ordem de adaptar seus estatutos, conforme exigência do Vaticano.

Além disso, justifica sua decisão e assevera que tomou a decisão com base em suas faculdades como Arcebispo Ordinário de Lima.

Extraoficialmente, soube-se que a carta de Müller já chegou, e foi enviada através da Nunciatura Apostólica ao cardeal. Uma cópia teria sido enviada à Conferência Episcopal, presidida por dom Salvador Piñeiro.

A decisão de Cipriani de proibir os cursos de Teologia na PUCP afeta muitos estudantes desta universidade, pois para terminar os Estudos Gerais Letras é indispensável fazer ao menos uma disciplina de Teologia, assim como egressar da Faculdade de Teologia; ao passo que em Educação, devem fazer duas disciplinas.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Vaticano pede explicações a Cripriani sobre a PUCP - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV