Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Nascido em Praga, em 1920, na República Tcheca, Vilém Flusser viveu no Brasil após fugir dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Autodidata, seus estudos iniciais voltavam-se a questões em torno do existencialismo e da fenomenologia e depois foram migrando para os temas da filosofia da comunicação e daquilo que ele próprio chamaria de Comunicologia. A presente edição da revista IHU On-Line retoma o debate do pensamento de Flusser que vislumbrava, décadas antes do advento de inúmeros dispositivos eletrônicos presentes na vida contemporânea, como as sociedades tecnocientíficas exigiriam novos modos de compreender, existir e viver em um mundo prenhe de possibilidades.

Vilém Flusser: Um comunicólogo transdisciplinar

Edição: 399

A vida e obra do filósofo e teórico da mídia Vilém Flusser são descritas, comentadas e analisadas nessa edição da IHU On-Line. E dois textos dele, inéditos, são publicados. Indisciplinado e polêmico, Flusser não foi nada tradicional, academicamente falando. “Seu discurso não era um que a academia aceitasse com facilidade, porque ele dava saltos entre diversas formas de conhecimento; não era um pensamento sempre lógica e rigorosamente estruturado”, avalia o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Erick Felinto de Oliveira.

Arqueologia da mídia. Um passado presente

Edição: 375

“Não aceitamos a ideia de que a mídia tenha sido inventada no século XIX com o advento da fotografia, telefonia e cinematografia, ou seja, que a mídia seja resultado da industrialização”. Assim o pesquisador alemão Siegfried Zielinski compreende a arqueologia da mídia, conceito por ele criado e que inspira o debate da IHU On-Line dessa semana.

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Publicações

  • Cadernos IHU ideias

    289ª edição - A Nova Previdência via de transformação estrutural da seguridade social brasileira

    Autor: Marilinda Marques Fernandes

    Acessar PDF
  • Cadernos IHU ideias

    288ª edição - Para arejar a cúpula do judiciário

    Autor: Fábio Konder Comparato

    Acessar PDF
  • Cadernos IHU ideias

    287° edição- A tecnologia na vida cotidiana e nas instituições: Heidegger, Agamben e Sloterdijk

    Autor: Itamar Soares Veiga

    Acessar PDF

Mais Lidos