Os três movimentos de Francisco

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Outubro 2021

 

Há uma contradição, pelo menos na aparência. O maxi-processo em curso sobre a fraude de venda de um edifício na Sloane Avenue, no exclusivo bairro londrino de Chelsea, coloca em cena um imponente aparato judicial. Normas, juízes, advogados, instrumentos financeiros sofisticados e investigações ainda mais sofisticadas: com Francisco, o estado do Vaticano tornou-se mais pesado, não mais espiritual, essencial... Franciscano. Mas, desde que tenha um cofre e um balancete, uma administração e um patrimônio, uma Concordata e padrões internacionais a respeitar, é inevitável que a situação seja assim.

O comentário é de Iacopo Scaramuzzi, publicado por Gazzetta Santa MartaJesus, revista italiana, outubro de 2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

A alternativa é transferir a sede de Pedro para o Latrão e fechar o Vaticano. Até que isso aconteça, é necessário haver leis, instituições, sanções que previnam e atinjam não o pecado, mas a corrupção, para usar uma distinção cara a Bergoglio. Papa que, de fato, fortaleceu o Estado do Vaticano, com um primeiro movimento, para conter, como solicitado pelo Conclave de 2013, escândalos financeiros, abusos sexuais, lutas pelo poder.

Mas, com um segundo movimento, ele iniciou uma sinodalidade que pode se traduzir em retorno. Capazes, se souberem aproveitá-la, de aumentar a participação das Igrejas locais e deixar-lhes ampla margem para inculturar a fé.

Por fim, para evitar que atrapalhe essa perspectiva, Francisco há oito anos sujeita a Cúria Romana - com um terceiro movimento - a um terremoto contínuo. Ele monta e desmonta estruturas, promove e retira colaboradores, quase como se o fato pouco o interessasse. Como se não estivesse focado no Estado da Cidade do Vaticano, mas, franciscanamente, no Evangelho.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os três movimentos de Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU