Tina Beattie: “Me pergunto se estou prestes a me tornar uma daquelas pessoas que ‘creem sem pertencer’”

O XX Simpósio Internacional IHU – Cristianismo, Sociedade, Teologia. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação discute a situação das mulheres na vida da Igreja

Foto: Vatican News

Por: Patricia Fachin | 01 Setembro 2021

 

Em 2015, depois de transcorridos os dois primeiros anos do pontificado do Papa Francisco, a teóloga britânica e especialista em questões de ética e de feminismo, membro da direção da revista católica britânica The Tablet, Tina Beattie, concedeu a entrevista "Um pontificado de novidades e resistências" ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU. Na ocasião, ela destacou a confiança do Papa Francisco no Espírito Santo, tanto para guiá-lo como sucessor de Pedro, quanto para guiar a própria Igreja. "Este é um papa que, na minha opinião, acredita verdadeiramente e confia no Espírito Santo. É a Igreja de Deus, e através da criação de um espaço mais aberto e reconhecidamente contestado para que essas coisas sejam discutidas, ele está, eu creio, permitindo ao Espírito guiar a Igreja. Eu não acho que ele sente qualquer necessidade de controlar esse processo, mesmo que como papa seu papel seja o de assegurar uma liderança sábia e o discernimento". O discernimento, marca da espiritualidade inaciana, observou à época, "é a chave do seu papado. Ele também fala repetidamente do primado do tempo sobre o espaço — é preciso dar tempo para os processos de transformação humana, levando em conta as limitações e o contexto de falhas inevitáveis".

 

 

Profa. Dra. Tina Beattie. Foto: Site pessoal

 

Nesta quinta-feira, 02-09-2021, Tina Beattie participará do XX Simpósio Internacional IHU – Cristianismo, Sociedade, Teologia. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação. Em sua palestra virtual, às 10h, a teóloga vai tratar sobre um tema que tem feito parte de suas reflexões teológicas, a saber, "Mulheres na vida da Igreja. Avanços e obstáculos no Pontificado de Francisco". O evento será transmitido na página eletrônica do IHU, nas redes sociais e também no Canal do IHU no YouTube, IHU Comunica.

 

 

Nos dois primeiros anos do pontificado, a autora de Theology after Postmodernity: Divining the Void (Londres e Nova York: Oxford University Press, 2013) e New Catholic Feminism: Theology and Theory (Londres e Nova York: Routledge, 2006) já chamava a atenção para algumas mudanças que estavam sendo realizadas por Francisco, que, segundo ela, apela repetidamente para que as mulheres desempenhem um papel mais significativo na Igreja. "Ele aumentou o número de mulheres na Comissão Teológica Internacional de duas para cinco, e, recentemente, a primeira mulher foi nomeada para assumir o cargo de reitora de uma universidade pontifícia — Irmã Mary Melone, no Antonianum. A nova Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, instituída pelo Papa Francisco, tem várias mulheres membros, incluindo a respeitada psiquiatra britânica, baronesa Sheila Hollins, e a sobrevivente de abuso Marie Collins".

 

De lá para cá, o Papa Francisco fez outras nomeações importantes: nomeou sete mulheres para a congregação do Vaticano que supervisiona as ordens religiosas, seis mulheres para grupo que supervisiona as finanças vaticanas, a primeira mulher para servir como subsecretária para o escritório do Vaticano para o Sínodo dos Bispos, dez mulheres para as comissões preparatórias do Sínodo 2023, além de conceder às mulheres a possibilidade de serem oficialmente admitidas nos ministérios litúrgicos do leitorado e acolitado. Até o momento, as mulheres desempenhavam outras funções durante as celebrações, como a proclamação das leituras, o serviço de ministrantes e a distribuição da Comunhão na missa ou aos enfermos obrigados a permanecerem em casa.

 

 

Apesar das mudanças em curso, ela afirma que "o Papa Francisco continua a repetir alguns dos ensinamentos de seus antecessores de uma maneira que mostra uma certa relutância em abraçar plenamente os insights e desafios de teólogas e feministas". Tina Beattie refere-se especificamente aos pronunciamentos do pontífice sobre a teoria de gênero. "Ele tem uma atitude muito negativa em relação à teoria de gênero, continuando a promover a ideia de 'complementaridade' sexual que tem sido bastante criticada, e ele ocasionalmente faz piadas sobre as mulheres que alguns acham banais e um pouco paternalistas. Ele é um homem do seu tempo e da sua cultura, mas ele também está disposto a ouvir e a aprender, por isso devemos aceitar o seu conselho e reconhecer que a transformação humana leva tempo, e não podemos esperar que ele faça e esteja ciente de tudo imediatamente".

 

Mesmo com suas discordâncias teóricas acerca de determinados temas, a teóloga ressalta que "a fé católica nos diz que o mundo é agraciado por Deus, que nós participamos no ser de Deus e que a beleza da criação é uma manifestação da graça divina. Ela oferece uma visão sacramental da criação e o nosso lugar nela, e suas doutrinas centrais da encarnação, redenção, amor trinitário e da solidariedade com os pobres são para mim as crenças de formação em torno das quais gira toda a minha vida e minhas aspirações. Por que iria me afastar disso apenas por causa de algumas dificuldades temporais com ensinamentos morais que muito poucas pessoas, afinal de contas, seguem?! A Igreja Católica é uma realidade humana duradoura, e é claro que existem lutas, dificuldades e diferenças enquanto discernimos o que isso significa em termos de tempo, história e uma cultura global em rápida mutação. Mas é justamente aqui onde quero colocar meus esforços e os meus compromissos".

 

 

Naquela entrevista concedida ao IHU, ao comentar temas sobre os quais a Igreja não mudou seu posicionamento apesar das novas ideias advindas com a modernidade, ela ressaltou que a "a ideia individualista secular moderna de autonomia não é realmente compatível com a compreensão católica da criatura codependente e relacional. Dito isto, a tradição católica coloca grande ênfase no dever de cada indivíduo seguir sua consciência esclarecida, e isso significa que deve haver um controle da autoridade quando questões íntimas de tomada de decisão pessoal estão em causa”. E acrescentou: "Há ensinamentos doutrinários que ele [Papa Francisco] não pode mudar. Há muito debate sobre o quão longe ele pode ir, por exemplo, no que diz respeito à readmissão dos católicos divorciados e recasados aos sacramentos, à inclusão de pessoas em relacionamentos com pessoas do mesmo sexo dentro da compreensão da Igreja da bondade do amor sexual e do casamento, à ordenação de mulheres (o que ele disse já é um assunto encerrado)".

 

As mulheres na Igreja pós-pandemia

 

No ano passado, em artigo publicado na revista The Tablet e reproduzido na página eletrônica do IHU, a teóloga discorreu sobre como as mulheres estavam e estão discutindo sua presença na Igreja durante a pandemia de Covid-19, e como a crise as aproximou ou as distanciou da fé católica. "Essa crise me aproximou da fronteira da Igreja Católica mais do que em qualquer outro momento desde a minha conversão em 1986. Foi uma jornada difícil, mas, pela primeira vez, eu me sinto uma forasteira. Eu nunca me arrependi de me tornar católica – pertencer a esta vasta tradição mudou o meu modo de estar no mundo, me deu um grupo inspirador e eclético de amigos queridos e me fez sentir parte de uma comunidade mundial –, mas eu me pergunto se estou prestes a me tornar uma daquelas pessoas que, como descreve a socióloga Grace Davie, 'creem sem pertencer'. Eu sei que não estou sozinha ao ter esse sentimento de deslocamento e alienação", confessou. E acrescentou: "Eu me identifico mais de perto com aqueles que estão descobrindo que um profundo senso de cura e alegria da natureza emergiu com a cessação forçada de grande parte da atividade humana. Uma mulher observou que 'a riqueza desta primavera [no hemisfério Norte] alimentou a minha fé, quase mais do que qualquer outra coisa'. Eu me vi vagando por prados repletos de flores silvestres, sentindo-me viva com o som do canto dos pássaros, ou olhando para as estrelas do céu noturno de Londres, e me perguntei por que as pessoas pensam que precisam estar dentro de uma igreja para rezar. Não se trata do meu protestantismo latente reafirmando a si mesmo, mas sim um profundo questionamento do que mais importa para mim na minha fé católica".

 

 

A vida religiosa

 

Neste ano, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU também refletiu sobre a atuação das mulheres na Igreja. No evento Vida religiosa no mundo pós-pandêmico: presença solidária onde a vida clama, Liliana Franco Echeverri, religiosa da Ordem da Companhia de Maria Nossa Senhora, presidente da Conferência Latino-Americana de Religiosos – CLAR e da Conferência de Religiosos da Colômbia, Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente dos Religiosos e Religiosas do Brasil - CRB e Márian Ambrósio, ex-presidenta da CRB e ex-superiora Geral das Irmãs da Divina Providência, comentaram as várias facetas das crises vividas nas periferias de seus países, onde as religiosas atuam. Elas destacaram o Evangelho como instrumento para a atuação das mulheres que caminham com os outros, abraçam os pobres e excluídos e se empenham no desenvolvimento de sua missão, com responsabilidade social. Um dos desafios deste momento, disse Liliana Echeverri, é "fazer desta crise um laboratório de aprendizagem, que nos permita desvendar novos caminhos, despertar uma sensibilidade que nos permita a todos nós envolvermo-nos e exercitar a compaixão". Maria Inês Ribeiro frisou a necessidade de a vida religiosa focar no essencial: “ser uma resposta onde a vida mais clama”. Já a irmã Márian Ambrósio acentuou a importância de a vida religiosa profetizar e testemunhar: "Que a nossa vida seja um mistério, seja um lugar onde as pessoas toquem e digam Deus existe, a esperança existe”.

 

 

XX Simpósio Internacional IHU - A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação

 

XX Simpósio Internacional IHU iniciou em 04 de junho e terá palestras mensais ao longo do ano de 2021, de forma virtual e gratuita. Todas as atividades serão transmitidas com a opção bilíngue pela plataforma Zoom, e em português pelo canal IHU Comunica do Youtube, e nas páginas do IHU no Facebook e no Twitter. Para garantir certificação de participação, é necessário realizar inscrição neste link e acompanhar as informações para o registro de presença nos chats das atividades.

 

Para acompanhar todo o conteúdo do Simpósio e dos demais eventos do IHU, acione as notificações das publicações das nossas redes e assine a newsletter.

 

A coordenação do Simpósio também está recebendo artigos para a apresentação de comunicações no dia 22 de outubro. Os trabalhos podem ser enviados até dia 20 de setembro. Informações sobre o processo estão disponíveis aqui.

 

Conferências anteriores 

 

Para assistir à palestra de abertura do XX Simpósio Internacional IHU - A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação, intitulada "Presença fragmentada. O mal-estar pós-moderno do Cristianismo", ministrada pelo Prof. Dr. Armando Matteo, acesse o vídeo abaixo.

 

 

Em 11 de junho, foi ministrada a conferência "A Igreja e união de pessoas do mesmo sexo: o Responsum e seus impactos pastorais", pelo Prof. Dr. Michael G. Lawler e o Prof. Dr. Todd A. Salzman, que também integram a programação do Simpósio. A palestra está disponível no vídeo abaixo. 

 

 

A conferência do Prof. Dr. Charles Taylor, intitulada "Secularização e o papel do cristianismo hoje. Desafios e perspectivas", foi ministrada no dia 17-06-2021, e está disponível a seguir. 

 

 

Também integra a programação do Simpósio a conferência A Igreja e a união de pessoas do mesmo sexo. O Responsum e a possibilidade de novas abordagens, ministrada pelo Prof. Dr. Andrea Grillo em 21 de junho, disponível abaixo. 

 

 

No dia 17-08-2012, Todd Salzman, professor na Creighton University, EUA, ministrou a palestra "O magistério moral da Igreja no contexto do pontificado do Papa Francisco: desafios e perspectivas", disponível no vídeo abaixo.

 

 

Conheça a seguir um pouco mais da programação e dos próximos palestrantes do evento

  

Felix Wilfred

 

Felix Wilfred é professor emérito da Faculdade de Filosofia e Pensamento Religioso, da Universidade de Madras, Chennai, Índia. É Mestre em Filosofia e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, de Roma. Foi presidente da Revista Internacional de Teologia Concilium e colaborador da Enciclopédia Católica Nova, Lexikon für Theologie und KircheQuaestiones disputatae, ambas publicações alemãs. Além disso, contribui para "Os teólogos modernos" (Cambridge, UK) e "Dicionário do Cristianismo Cambridge", Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Prof. Dr. Wilfred proferirá a palestra: "O cristianismo em face das grandes questões do mundo atual. Desafios e Perspectivas", na quinta-feira, 09 de setembro de 2021, às 10h.

 


Prof. Dr. Felix Wilfred. Foto: Misereor

 

Andrea Grillo

 

Andrea Grillo é filósofo e teólogo italiano, leigo, especialista em liturgia e pastoral, professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, de Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, de Pádua. Ele é Doutor em teologia pelo Instituto de Liturgia Pastoral, de Pádua. Também é membro da Associação Teológica Italiana e da Associação dos Professores de Liturgia da Itália.

Prof. Dr. Andrea Grillo proferirá a palestra: "A crise do cristianismo e o futuro da fé cristã. Desafios e possibilidades para a teologia hoje", na quinta-feira, 07 de outubro de 2021, às 10h.

 


Prof. Dr. Andrea Grillo. Foto: Breviarium

 

Anne-Marie Pelletier

 

Anne-Marie Pelletier é licenciada em literatura moderna e possui doutorado em Estudos da Religião. É professora emérita da Université Paris-Est-Marne-la-Vallée. Suas publicações se concentram na hermenêutica bíblica ("D’âge en âge, les Écritures", Lessius, 2004) e na antropologia ("Questions éthiques et sagesse biblique", 2018). Há vários anos, ela também busca uma reflexão sobre o feminino sob o prisma da revelação bíblica ("Le christianisme et les femmes", 2001 ; "Le signe de la femme", 2006 ; "L’Église, des femmes avec des hommes, à paraître au Cerf en septembre", 2019).

Profa. Dra. Anne-Marie Pelletier proferirá a palestra: "A crise do cristianismo hoje. Uma abordagem na perspectiva das mulheres", na quarta-feira, 13 de outubro de 2021, às 10h.

 


Profa. Dra. Anne-Marie Pelletier. Foto: Site pessoal

 

Alec Ryrie

 

Alec Ryrie é pastor anglicano, professor visitante de História da Religião do Gresham College, Inglaterra. Ele é Bacharel em História pela Cambridge University, Mestre em Estudos da Reforma pela University of St. Andrews e Doutor em Teologia pelo St. Cross College, de Oxford, Inglaterra. Sua tese foi publicada em formato de livro com o título "The Gospel and Henry VIII". Ele é presidente da Sociedade de História Eclesiástica, editor do The Jorunal of Ecclesiastical History. É autor dos livros "Private and Domestic Devotion in Early Modern Britain" (Ed. Routledge, 2016), "Unbelievers: An Emotional History of Doubt” (Ed. Harvard University, 2019)

Prof. Dr. Ryrie proferirá a palestra: "Valores cristãos, valores seculares e por que eles precisarão uns dos outros na década de 2020", na terça-feira, 09 de novembro de 2021, às 10h


Prof. Dr. Alec Ryrie. Foto: Gresham College | Flickr CC

 

 

XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transição

 

 

Logo do Ano Inaciano.

 

Leia mais