Polônia. Vaticano condena arcebispo de Wrocław a uma vida de oração e penitência

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

24 Agosto 2021

 

Um arcebispo emérito da Polônia foi condenado a uma vida de oração e penitência, a qual inclui uma proibição de participar de qualquer celebração pública – tanto secular, quanto religiosa, como noticia o Vatican News e a imprensa internacional.

As sanções são contra dom Marian Gołębiewski, 83 anos, o arcebispo emérito de Wrocław e ex-bispo de Koszalin-Kolobrzeg, e vieram depois de uma investigação do Vaticano sobre suposta negligência na condução das acusações de abusos sexuais contra menores cometidos por padres sob a sua autoridade. O anúncio oficial foi publicado no site da arquidiocese em 21 de agosto.

A reportagem é de Carol Glatz, publicada por Catholic News Service e National Catholic Reporter, 23-08-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O escritório polonês do Vatican News informou que a investigação foi conduzida em vista das relatadas “omissões” do arcebispo e que seguiu as provisões do Código de Direito Canônica e o motu proprio do Papa Francisco, “Vos Estis Lux Mundi” (“Vocês são a luz do mundo”), o qual faz dos bispos responsáveis por interferir, encobrir ou falhar em resolver acusações de abusos em suas dioceses.

A investigação cobriu o período em que Golebiewski liderou a Diocese de Koszalin-Kolobrzeg, de 1996 a 2004, e a Arquidiocese de Wrocław, de 2004 a 2013, noticiou a imprensa.

Completando sua investigação, o Vaticano ordenou o arcebispo emérito a uma vida “em espírito de penitência e oração”, a não participar mais de cerimônias em público e, como adicional a penitência, pagar uma “quantia apropriada” de dinheiro dos seus próprios fundos para a fundação St. Jozef para a prevenção e acompanhamento de vítimas de abusos sexuais.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polônia. Vaticano condena arcebispo de Wrocław a uma vida de oração e penitência - Instituto Humanitas Unisinos - IHU