“Pobre que não tem emprego deve pedir empréstimo aos bancos”. Impiedosa goleada de indecência – Frases do dia

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Junho 2021

 

‘Canelada’ na TV Globo

“Com a popularidade em queda, Bolsonaro deu de ombros para a terceira onda da pandemia e confirmou a realização no Brasil da Copa América, refugada por Colômbia e Argentina. Articulou a novidade revezando-se nos papeis de artilheiro e zagueiro. No ataque, tratou a iniciativa como um gol político. Na retranca, enxergou na competição uma oportunidade para executar o que chamou de "canelada" na TV Globo. Após desentendimento com a Globo, a Conmebol fechou com o SBT, no ano passado, os direitos de transmissão da Libertadores e da Copa América. Bolsonaro chama de "amigo" o dono do SBT, Silvio Santos, cujo genro, Fábio Faria, é ministro das Comunicações. Entre risos e palavrões, o presidente disse em privado que não poderia perder a oportunidade de alvejar os tornozelos da Globo” – Josias de Souza, jornalista – Portal Uol, 02-06-2021.

 

Aroma bolivariano

“A bravata exala um aroma bolivariano. Em 2006, o então presidente da Venezuela Hugo Chávez suspendeu a concessão da emissora venezuelana RCTV” – Josias de Souza, jornalista – Portal Uol, 02-06-2021.

 

País goleado

“Que o presidente não tem apreço pela saúde dos brasileiros, a esta altura está muito claro. A CPI da Pandemia tem conseguido detalhar ao País como se deu a sistemática sabotagem do governo aos esforços para conter o coronavírus, desde as medidas sanitárias e de distanciamento social até a compra de vacinas. Mas a decisão de receber a Copa América de seleções, contrariando tão frontalmente o bom senso, vai muito além da indiferença pelos cidadãos. Na verdade, demonstra que Bolsonaro não hesitará um segundo sequer em atender exclusivamente a seus interesses eleitorais, mesmo que isso coloque em risco a vida da população” – editorial ‘Um país goleado’O Estado de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Afronta moral

“Antes de ser uma óbvia temeridade do ponto de vista sanitário, contudo, o sinal verde de Bolsonaro para a realização da Copa América no Brasil é uma afronta moral” – editorial ‘Um país goleado’ – O Estado de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Impiedosa goleada de indecência

"Em janeiro deste ano, quando a pandemia começava a dar sinais de novo avanço, com quase 1,5 mil mortos por dia, Bolsonaro defendeu a volta das torcidas aos estádios. “Temos que voltar a viver, pessoal. Sorrir, fazer piada, brincar”, explicou o presidente. É esse o espírito da impiedosa goleada de indecência que o Brasil está sofrendo desde a lamentável eleição de Bolsonaro". – editorial ‘Um país goleado’ – O Estado de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Deboche

Jair Bolsonaro resolveu debochar das cobranças pela prorrogação do auxílio emergencial. Com o país à beira de mais um ciclo mortífero, o presidente disse que não tem culpa pela "situação difícil em que se encontra a população", uma vez que não é o responsável pelas medidas de restrição implantadas até aqui. "Tem gente criticando, ainda falando que quer mais. Como é endividamento por parte do governo, quem quer mais é só ir no banco e fazer empréstimo", ironizou” – Bruno Boghossian, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Salto alto

“Bolsonaro desfila de salto alto no lamaçal do governo. O presidente faz pouco caso de críticos, ridiculariza antigos apoiadores e afasta parte considerável da população por acreditar que sua base fiel será suficiente para mantê-lo no poder. Ele quer segurar seus 25% de apoio, chegar ao segundo turno e ativar o antipetismo para atrair outros eleitores” – Bruno Boghossian, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Meirelles e Lula

“Secretário de João Doria (PSDB), Henrique Meirelles (PSD) não fecha as portas para uma aliança com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem foi presidente do Banco Central. Ao Painel ele diz preparar sua candidatura ao Senado por Goiás, mas não há garantia de que estará na chapa do governador Ronaldo Caiado (DEM), como era a ideia inicial. Em tom de campanha, ele exalta realizações na era petista e afirma que seus resultados em São Paulo superam os do governo Bolsonaro” – PainelFolha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Inoportuna

“O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) enviou uma carta ao presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), na qual classifica como inoportuna e desaconselhável a realização no Brasil de qualquer campeonato esportivo capaz de gerar aglomeração, como a Copa América. A carta é assinada por Carlos Lula, presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão” – Painel Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Santas palavras

“O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu a necessidade de punição do general Eduardo Pazuello dizendo que é preciso “evitar que a anarquia se instaure dentro das Forças”. Santas palavras. A partir da Proclamação da República, em 1889, a anarquia militar empesteou a política brasileira do século 20 com pelo menos 14 levantes e seis golpes. Pode-se dizer que alguns foram de direita, outros de esquerda, mas todos tinham uma essência política” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Três patetas

“Os tenentes dos anos 1920 queriam uma nova República. Até mesmo os generais que em 1969 empossaram a junta militar do Três Patetas (expressão usada por Ernesto Geisel em conversas privadas e Ulysses Guimarães em declaração pública) agiram em nome de uma suposta defesa da ordem” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Milicianos. A má notícia

“A má notícia é que hoje a anarquia militar tem um pé na delinquência civil, para dizer o mínimo. Gregório Fortunato, o “Anjo Negro” e chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas, era paisano. Fabrício Queiroz, o chevalier servant dos Bolsonaro, é um ex-policial militar. Nenhuma crise militar do século passado teve PMs, muito menos conexões com milicianos” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Pazzuello

“O risco de “que a anarquia se instaure dentro das Forças” tornou-se visível com o general Pazuello subindo no carro de som de Bolsonaro, mas ele está aí desde 2018, quando o comandante do Exército sugeriu com seu famoso tuíte que o Supremo Tribunal Federal negasse o habeas corpus que impediria a prisão de Lula” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

O PIB e as mortes

"Lamentamos as mortes, mas, apesar de tudo, o Brasil está indo bem. Graças ao governo federal, porque, se dependesse de muitos governadores e prefeitos, todo mundo estaria em casa, todo o comércio fechado, milhões de empregos destruídos" – Jair Bolsonaro, presidente da República – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Pobre pede empréstimo

“Pobre que não tem emprego deve pedir empréstimo aos bancos, disse Jair Bolsonaro, a seu modo cruel e degradante —trata-se de alguém que faz troça de gente morrendo asfixiada de Covid. Para ser mais preciso, disse isso: “Tem gente criticando ainda falando que quer mais [auxílio emergencial]. Como é endividamento por parte do governo, quem quer mais é só ir no banco e fazer empréstimo” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Despiora muito desigual

“Sim, por ora o PIB melhora e isso levará alívio a mais gente. A perspectiva, porém, é de uma despiora muito desigual, com alto risco de pobreza e iniquidade crônicas” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Brasil-China

“Como o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu Moreira, lembrou, em 1995 a China investia o mesmo que o Brasil em ciência e tecnologia e tinha o mesmo PIB. Em 2021, a China investirá US$ 378 bilhões em pesquisa, contra R$ 26 bilhões do Brasil, o que explica porque agora dependemos de vacinas da China” – Atila Iamarino, doutor em ciências pela USP – Folha de S. Paulo, 02-06-2021.

 

Protegido

“A leitura entre senadores do “G7” da CPI sobre o cargo que Eduardo Pazuello ganhou no Palácio do Planalto: o presidente dobra a aposta para tirá-lo do fogo cruzado da CPI” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 02-06-2021.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Pobre que não tem emprego deve pedir empréstimo aos bancos”. Impiedosa goleada de indecência – Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU