Papa: guia prático de mestre Fiorito para entrar na alma dos exercícios espirituais

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Mai 2021

 

Francisco divulgou nesta segunda-feira (10) uma mensagem em vídeo para comentar a recente obra de autoria do seu pai espiritual, Miguel Ángel Fiorito, falecido em 2005. O guia prático para os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola - com 200 fichas de leitura - “é uma verdadeira mina para entrar na alma dos exercícios espirituais de Santo Inácio”, através de uma “estrutura aberta e interativa” que fizeram bem ao próprio Papa e que podem ajudar outras pessoas.

A reportagem é de Andressa Collet, publicada por Vatican News, 10-05-2021.

 

Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe

 

Para este início de semana, o Papa Francisco divulgou uma mensagem em vídeo sobre a prática dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola por ocasião da publicação do livro de Pe. Ángel Fiorito, jesuíta argentino que faleceu em 2005 e formou muitos discípulos, entre os quais, o próprio Pontífice. Para a obra em italiano do seu pai espiritual, intitulada “Cercare e trovare la volontà di Dio. Guida pratica agli esercizi spirituali di sant'Ignazio di Loyola” (na tradução livre, "Buscar e encontrar a vontade de Deus. Guia prático para os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola"), Francisco escreveu o prefácio e, nesta segunda-feira (10), comentou o livro através de uma mensagem em vídeo.

 

 

A mensagem em vídeo de Francisco

 

O Papa procurou divulgar a obra, organizada pelos jesuítas da revista italiana “La Civiltà Cattolica”, enaltecendo a dimensão prática na qual foi escrita, com “pequenas notas para o exercício”, para que possa ajudar na “reforma da vida de todos aqueles que querem fazer os exercícios”, disse Francisco. De fato, essa é a finalidade do livro, composto por cerca de 200 fichas de leitura “espirituais e iluminadas”, “simples, mas necessárias”, como descreveu o Pontífice no prefácio, destinadas a auxiliar o praticante.

Na mensagem em vídeo, o Papa começou realmente enfatizando isso: “ajudar” é a palavra-chave do pequeno prólogo com o qual o “mestre” Fiorito, como era chamado pelos seus discípulos, apresenta o livro. O autor insiste em dizer, porém, que é um auxílio “até certo ponto”, confirmando uma “consciência e aceitação da própria limitação” para inclusive respeitar e confiar “na liberdade do outro”, ajudando quem pratica “a vida espiritual a dar um passo adiante com coragem e audácia”, comentou Francisco, ao destacar que “a ajuda espiritual é uma ajuda para a liberdade”.

 

As fichas de leitura práticas e interativas

 

A obra de Fiorito assim, segundo o Pontífice, “é uma verdadeira mina para entrar na alma dos exercícios espirituais de Santo Inácio” através de uma “estrutura aberta e interativa” que fizeram bem ao próprio Papa e que podem ajudar outras pessoas. Através das fichas espirituais de leitura - “um gênero literário todo seu, original” - o autor compartilha tudo aquilo que fez bem àqueles que foram ajudados. O Papa, então, disse que Fiorito costumava distribuir essas folhas em um formato bem específico:

Cercare e trovare la volontà di Dio.
Guida pratica agli Esercizi spirituali di
Sant’Ignazio di Loyola

“O assunto tratado nessas folhas tinha que entrar em uma folha horizontal, às vezes quase sem margem, para que o conteúdo pudesse ser lido todo em uma fila. Eram escritos curtos, interessantes e sempre práticos. Neles, ele fazia seus os textos de outros autores, usando-os livremente, comentando-os, anotando-os. Esta conversão de um material rico e composto de fichas de leitura manejáveis é fruto de um longo trabalho de contemplação e discernimento.”

São frutos que, nas mãos de Fiorito, se transformaram naquilo que o praticante “pode e deve assimilar em cada etapa dos próprios exercícios”, “não se limitando a estudá-los”, alertou o Pontífice. O objetivo é dar a si mesmo o tempo para sentir “a emoção do espírito e buscar em termos concretos a vontade de Deus através da reforma da própria vida”.

A esse respeito, o Papa aprofundou o conceito de reforma afirmando que, nos exercícios, a reforma “não se encontra em tensão apenas com o que antes era deformado, não. A reforma é também o conformar-se – conformar-se - com o que é novo”, com “o que tem a vida, tem o estilo, tem os critérios e as escolhas do Senhor”, ou seja, visa “a missão, a vocação de cada um de nós na vida”.

“Segundo o modelo do Evangelho, o foco e a forma interior dos exercícios, como diz Fiorito, consistem na ação interior de conhecer, através do discernimento, a vontade divina sobre as questões relevantes da nossa vida espiritual”.

 

Como adquirir o livro

 

A obra “Cercare e trovare la volontà di Dio. Guida pratica agli Esercizi spirituali di sant'Ignazio di Loyola” (na tradução livre, "Buscar e encontrar a vontade de Deus. Guia prático para os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola"), da Editora Âncora, estará disponível em língua italiana a partir de desta terça-feira (11), nas principais livrarias. Essa tradução - do espanhol original de 2013 - foi feita em colaboração a revista italiana "La Civiltà Cattolica". O texto completo dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio virou um apêndice do livro.

 

Logo do Ano Inaciano.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa: guia prático de mestre Fiorito para entrar na alma dos exercícios espirituais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU