Verdadeira bagunça como o diabo e o presidente gostam – Frases do dia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

13 Abril 2021

Verdadeira bagunça

“O ambiente está como o diabo e o presidente Jair Bolsonaro gostam: uma verdadeira bagunça, com a pandemia fora de controle, as mortes disparando e as vacinas e leitos acabando, mas todas as atenções de Executivo, Legislativo e Judiciário estão na CPI da Covid no Senado. Em vez de discutir e agir contra a pandemia, Brasília faz o que Bolsonaro quer: esquece a covid para privilegiar a guerra política” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Limonada

“Em conversa gravada com o curioso senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Bolsonaro resumiu sua estratégia: fazer do limão uma limonada. Finge que não tem nada a ver com pandemia – nem com o próprio governo e os erros do governo – e faz chantagens contra ministros do Supremo, governadores e prefeitos, enquanto compra apoios no Senado” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Erros criminosos silenciados

“Desde que Barroso determinou a instalação da CPI, ninguém mais fala nos erros criminosos de Bolsonaro na pandemia e que faço questão de frisar aqui: troca de ministros na pior hora, desdém ao tratar da crise e das mortes, péssimos exemplos para a cidadania, gastança com remédios inúteis e perigosos e desleixo ao contratar vacinas” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Farsa

“É mais uma farsa do governo Bolsonaro, que não tem coragem de assumir responsabilidades e quer transferir seus graves erros e equívocos na pandemia para governadores e prefeitos” – João Doria, governador de São Paulo – PSDB –, ao criticar a tentativa do presidente de incluir Estados e municípios na CPI da Covid, que deve investigar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Gáudio da galera

“Nada como um inimigo para juntar a tropa. (...) Bolsonaro tem uma nova oportunidade de entrar em confronto com o STF em geral e Moraes em particular — e não parece disposto a desperdiçá-la. Ainda que sejam ínfimas suas chances de obter o que deseja, sabe que a gritaria por uma cabeça a ser pendurada no poste já fará o gáudio da galera” – Thais Oyama, jornalista – Portal Uol, 12-04-2021.

 

Vacinação da população negra

“A campanha de vacinação se iniciou pelos idosos, com taxas maiores de mortalidade. Estudos recentes para o Brasil têm mostrado que há outro grupo demográfico mais tendente a morrer de covid, bem como de se infectar e também de perder renda na pandemia. Se concordássemos em priorizá-lo na imunização, estaríamos falando de vacinar primeiro a população negra” – Pedro Fernando Negri, doutor em economia – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Prioridade

“Se negros perdem mais renda com as medidas sanitárias, se estão mais expostos ao contágio pelas diversas razões listadas e se correm maior risco de morte, não é absurdo pensar que essa parte da população seja prioridade – ainda que haja sobreposição entre baixa renda e raça nas vulnerabilidades na pandemia. A precedência para a população negra chegou a ser defendida nos EUA por Melinda Gates” – Pedro Fernando Negri, doutor em economia – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Desiguais até na vacina

“Na cidade de São Paulo, os distritos mais vacinados têm renda média oito vezes maior e vacinam quatro vezes mais que os distritos menos vacinados. Na cidade do Rio, um morador do Baixo Leblon tem três vezes mais chance de ter recebido a primeira dose da vacina contra Covid que um morador do Vidigal” – reportagem “Desiguais até na vacina” – Revista Piauí, 12-04-2021.

 

Escravidão pandêmica

“A repórter Fernanda Santana, do Jornal Correio, da Bahia, conseguiu abrir uma fresta para o agravamento da exploração de trabalhadores domésticos, universo composto em sua maioria por mulheres, negras e chefes de família. A reportagem mostra que o sindicato baiano da categoria registrou 28 pedidos de socorro de empregadas coagidas a permanecer na casa dos patrões. Eles não querem correr o risco de adoecer caso elas se contaminem durante a folga. Com medo de perder o emprego, muitas acabam se sujeitando ao abuso, espécie de escravidão pandêmica. Uma delas esteve confinada de março de 2020 a fevereiro deste ano, quando pediu demissão” – Cristina Serra, jornalista e escritora – Folha de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Letal

“Até o momento só temos duas vacinas no Brasil. Infelizmente, a dedicação do governo federal para disponibilizar mais imunizantes é inversamente proporcional às medidas para flexibilização de armas” – Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Letal 2

"O corte de R$ 20 bilhões na Saúde no ano em que a pandemia se tornou mais letal é um escândalo. É a prova do boicote presidencial ao combate à Covid-19" – Marcelo Freixo (PSOL-RJ), líder da minoria – Folha de S. Paulo, 13-04-2021.

 

2022

“O presidente Jair Bolsonaro terá espaço de R$ 111 bilhões para ampliar as despesas em 2022, último ano do atual mandato e também de eleições presidenciais. Segundo os cálculos do ex-secretário do Tesouro e atual economista-chefe do BTG, Mansueto Almeida, o ano que vem será o mais tranquilo para o presidente cumprir o teto de gastos, regra que atrela o crescimento das despesas à inflação” – Adriana Fernandes, jornalista – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Arreganhos autoritários

“O presidente se tornou previsível: se Bolsonaro jamais aceitou a hierarquia e as normas dos quartéis em que serviu quando foi um mau militar, é perda de tempo esperar que ele refreie sua natureza e, de uma hora para outra, passe a aceitar os limites institucionais. Sendo assim, que os demais Poderes não se deixem intimidar pelos arreganhos autoritários de quem jamais teve nem bons modos nem apreço pela democracia” – editorial “Da perplexidade ao desprezo” – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

O silêncio da alta hierarquia da Igreja Católica

“Pela primeira vez na História do Brasil, as igrejas evangélicas atuam de maneira coordenada para chegar ao comando do poder político. Em política não existe vazio. Se alguns setores ganham espaço, outros perdem. É surpreendente que representantes da alta hierarquia da Igreja Católica, em especial, não se tenham manifestado até aqui em defesa do Estado laico e da separação clara do Estado e da religião” – Rubens Barbosa, diplomata – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

 

Problema político sério

“Estamos diante de um problema político sério que a direita evangélica traz para a democracia e afeta liberais, conservadores e progressistas. Trata-se, na realidade, de um problema de dominação por uma minoria e de reação contra o pluralismo” – Rubens Barbosa, diplomata – O Estado de S. Paulo, 13-04-2021.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Verdadeira bagunça como o diabo e o presidente gostam – Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU