Revista IHU On-Line lança número sobre Clarice Lispector

Ilustração: Anna Cunha

Por: Ricardo Machado | 04 Abril 2021

O Instituto Humanitas Unisinos - IHU lança nesta segunda-feira sua edição 547 da Revista IHU On-Line intitulada Clarice Lispector. Uma vida encravada na mística. A publicação reúne entrevistas com Faustino Teixeira, Eduardo Losso, Evando Nascimento, Youdith Rosembaum e Maria Clara Bingemer.

No centro do debate a dimensão mística da literatura de Clarice Lispector, escritora nascida na Ucrânia e radicada no Brasil desde a tenra infância. Em dezembro de 2020 foram celebrados os 100 anos de nascimento de Clarice, que morreu aos 57 anos, em decorrência de um câncer.

A edição conta ainda com novo projeto gráfico e diagramação voltadas para a leitura em dispositivos digitais, além da versão HTML. A publicação será bimestral e o próximo número será lançado em junho.

Confira o editorial desta edição.

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

A revista IHU On-Line retoma sua publicação periódica com um número dedicado a Clarice Lispector, fazendo memória aos mais de 100 anos do nascimento da escritora, completados em 10 de dezembro de 2020. A escritora morreu um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer. A edição conta com a curadoria de convidados e a colaboração do Prof. Dr. Faustino Teixeira, que também é o coordenador do evento Curso Livre Clarice Lispector: todas as crônicas, entre outros.

É justamente Faustino Teixeira, professor convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, onde foi professor titular até 2017, que discute os caminhos enigmáticos da mística na literatura clariciana.

Eduardo Guerreiro Losso, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, apresenta uma abordagem da dimensão mística na cultura, buscando entender suas complexidades para além do reducionismo, não raras vezes, pobre de uma espiritualidade vulgarizada.

Para o professor Evando Nascimento, da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, a literatura de Clarice Lispector traz à baila temas sobre os quais a tradição europeia acabou negligenciando um debate mais profundo, dentre eles a relação entre o humano e o não humano.

Yudith Rosenbaum, psicóloga e professora na Universidade de São Paulo - USP, propõe uma leitura crítica a partir da psicanálise sobre a literatura clariciana e mostra como seus textos nos convidam a pensar em nós mesmos como outros.

Por fim, Maria Clara Bingemer, professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, discute e analisa os encontros com Deus e com a espiritualidade expressos nas obras de Clarice Lispector.

A edição ainda apresenta a publicação do Cadernos Teologia Pública de Michael G. Lawler e Todd A. Salzman, sobre O Papa Francisco, a Igreja e a ética teológica. Alguma coisa mudou?; e a publicação do Cadernos IHU ideias de José Dalvo Santiago da Cruz intitulada Os Direitos Humanos como parâmetro para as democracias contemporâneas: o caso brasileiro. Conta ainda com a participação de Alyne Costa na seção Minha tese em quatro perguntas.

A imagem da capa é uma ilustração de Anna Cunha, cedida gratuitamente ao IHU.

A todas e a todos desejamos uma boa leitura!