Ailton Krenak e Déborah Danowski debatem negacionismo climático

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Março 2021

 

A última mesa do festival Pública+10 uniu Ailton Krenak, ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, e Déborah Danowski, professora de pós-graduação em filosofia da PUC Rio e pesquisadora do clima e da catástrofe ecológica. O debate foi mediado pela co-diretora e fundadora da Agência Pública, Marina Amaral.

A reportagem é de Laura Scofield, publicada por Agência Pública, 22-02-2021.

Os convidados refletiram sobre a urgência da tomada de decisão sobre as mudanças climáticas e as consequências da negligência quanto ao tema. 

Ailton Krenak iniciou sua participação lembrando que “a questão climática no nosso planeta não é mais uma observação paralela, ela incide sobre o nosso cotidiano”. 

Déborah Danowski apontou que a pandemia de Covid-19 “é uma primeira amostra do que está por vir”. Para ela, enquanto comunidade global, “nós estamos dando um salto no abismo de catástrofe ecológica”. 

“As causas da pandemia não se separam das causas do colapso ecológico”, afirmou. Um dos perigos, para o ambiente e vida humana, seria a destruição da Amazônia, já que existe “um grande repositório de possíveis patógenos” na floresta, que afloram com o desmatamento.

Quem investe no negacionismo

Danowski também relembrou que o “negacionismo” não é algo novo, e lembrou a indústria de cigarro, que investiu em desvincular o tabaco do câncer.  “O grosso do negacionismo, do aquecimento global, é fruto de uma estratégia de décadas, pesadamente financiada pelas grandes empresas de combustíveis fósseis”, afirmou. A “criação artificial da dúvida”, é parte da estratégia negacionista gerada “por interesses financeiros ou políticos”. 

Krenak complementou que “a máquina negacionista sempre esteve ativa e produzindo narrativas” que fossem “convenientes”, como as que tentaram justificar “a escravidão, genocídio, e a instituição de um poder inquestionável dos estados nacionais”. 

Para o ambientalista, o desenrolar da história construiu um “protocolo ocultista e negacionista” onde “ser cínico não é um defeito, é uma habilidade”. 

Na visão de Krenak, são essas as características que permitem que líderes de países ou organizações possam se pronunciar com informações que “contrariam todas as evidências”.

Mesmo assim, a filósofa “não imaginava que esse fenômeno fosse tomar tão rapidamente a dimensão que tomou aqui no Brasil com a eleição de Bolsonaro”.

Marina Amaral, codiretora da Agência Pública, mediou a mesa “Negacionismo científico e mudanças climáticas” que contou com a participação de Déborah Danowski e Ailton Krenak (Foto: Reprodução/Agência Pública)

Destruição da vida

Para Krenak, a situação atual demonstra que “a gente avança para a esfera do necrocapitalismo”, ou seja, a vida sendo destruída escalonadamente. 

“Nós temos um tempo para mudar o roteiro, se a gente não mudar o roteiro nós vamos nos transformar em um caos geral. Primeiro em graves crises, crises políticas, predação geral, guerras, e também acompanhada de eventos climáticos extremos. Gente que vive no litoral vai morrer afogado, e gente que vive em áreas mais secas vai morrer torrado”, advertiu. “Quando a ciência começou a achar prova disso, a ciência se posicionou”. 

Para o intelectual indígena, comunidades que dependem da natureza estão “se dissolvendo”. “As pessoas estão adoecendo e morrendo, perdendo as suas bases sociais, sua capacidade de organização”, disse Krenak.

Para Krenak, “o capitalismo não está mais interessado em inventar modelos de continuidade para a vida desse monte de gente”. 

A filósofa concordou: “O capitalismo é incompatível com a vida de maneira geral”. 

A chave está, para Danowski, em encarar a catástrofe climática como um fato.

“A gente está à beira do colapso nas condições físicas e biológicas”, enfatizou. “Nesse mundo, no mundo real, não dá pra gente continuar falando em Pré-sal como a grande salvação nacional, em fábrica da Ford, em enaltecer a usina de Belo Monte sem reconhecer o que ela causou aos ribeirinhos, aos indígenas, à própria cidade de Altamira”.

Ou seja: a “ficha precisa cair”, também para os governos progressistas, concluiu Déborah. Ou “a gente vai estar fazendo aquela velha política de fazer viver e deixar morrer”, como colocou Krenak

A mediadora Marina Amaral resumiu: “Precisa de uma reeducação do setor progressista para incluir a questão do aquecimento global”.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ailton Krenak e Déborah Danowski debatem negacionismo climático - Instituto Humanitas Unisinos - IHU