A algoritmização da vida e os possíveis futuros pós covid-19 em debate

Por: Redação IHU | 23 Novembro 2020

Começa na próxima semana o XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia. O evento reúne grandes nomes do debate global sobre a algoritmização da vida em tempos de crise sanitária global. O formato do evento contará com conferências internacionais legendadas e a participação de um pesquisador brasileiro que também discutirá o tema e debaterá com o público.

Todas as atividades serão realizadas nam modalidade de webconferência. As insrições estão abertas no site do evento. Para sua maior comodidade, você pode clicar nos vídeos abaixo para "Definir lembrete" e ser notificado pelo YouTube quando as atividades estiverem prestes a iniciar.

A programação começa no dia 30 de novembro, às 10h, com a conferência Digitalização da sociedade. Entre vigilância e participação com o Prof. Dr. Felix Stalder - Zurich University (Suíça) e Profa. Dra. Fernanda Bruno – UFRJ.

No dia 2 de dezembro, às 10h, ocorre a atividade Colonialismo de dados e esvaziamento da vida social antes e pós pandemia de Covid-19 com o Prof. Dr. Nick Couldy - London School of Economics and Political Science (Inglaterra) e o Prof. Dr. Norval Baitello Junior - PUC-SP.

Ainda no mês de dezembro ocorrem as conferências Inteligência artificial e capitalismo digital na China pré e pós pandemia de Covid-19 com o Prof. Dr. Jack Qiu - National University of Singapore – Singapura, no dia 14 de dezembro, às 19h30.

E no dia 17 de dezembro, às 10h, ocorre a conferência O futuro do trabalho e o mito da substituição robótica. Por que o trabalho digital é o ingrediente não tão secreto da inteligência artificial com o Prof. Dr. Antonio Casilli - Telecom Paris - França e o Prof. Dr. Rafael Grohmann da Unisinos.

Para acompanhar a programação deste e de outros eventos realizados pelo IHU acesse nossa página de eventos e assine nossa newsletter.

O evento - XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, numa iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ao promover o XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia, propõe debater, numa visão transdisciplinar, a digitalização como um modo de ser no mundo, que cada vez mais se estabelece na estruturação social.

O Simpósio discutirá as potencialidades, limites e os riscos da digitalização, identificando seus impactos na reprodução da vida humana e do planeta, cotejando tendências pré pandemia, subsumindo-as no contexto pandêmico e vislumbrando possíveis futuros pós Covid-19.