Vaticano/China. Padre Peter Stilwell defende aproximação, com política de “longo prazo”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Outubro 2020

Antigo reitor da Universidade de São José, em Macau, destaca crescimento do Cristianismo no gigante asiático, que em 2030 pode ser o maior país cristão do mundo.

A reportagem é de Octávio Carmo, publicada por Agência Ecclesia, 02-10-2020.

O padre Peter Stilwell, que terminou em 2020 um mandato de oito anos como reitor da Universidade de São José, em Macau, defendeu a aproximação entre Pequim e o Vaticano, com uma política de “longo prazo”.

“Não sou ingénuo. Sei que as coisas são difíceis e sei que há dificuldades nas comunidades que sempre foram fiéis ao Papa e algumas têm sido maltratadas, outras vivem na clandestinidade com grandes dificuldades. Mas é preciso não perder de vista a grande imagem e os grandes objetivos; a Santa Sé tem de olhar para a Igreja na China em termos de longo prazo, não apenas no presente”, refere o sacerdote, em declarações à Agência Ecclesia.

O antigo responsável pela única universidade católica na China continental, que agora assume a direção do Departamento das Relações Ecumênicas e do Diálogo Inter-Religioso no Patriarcado de Lisboa, sublinha o pragmatismo do Vaticano, na renovação do acordo com Pequim, sobre a nomeação de bispos, sublinhando que em 2030 a China pode ser ‘o maior país cristão do mundo’.

O Acordo Provisório assinado em 22 de setembro de 2018 entre a Santa Sé e a República Popular da China, relativo à nomeação de bispos, entrou em vigor um mês após a assinatura e conclui-se no próximo dia 22; a Santa Sé já manifestou a sua intenção de o renovar.

“Havia o risco de a China desenvolver uma Igreja que se viesse a tornar cismática. Havia a Igreja oficial cismática, que não estaria em ligação com o Vaticano, e havia a Igreja clandestina, cada vez mais acossada pelo regime à medida que ele procura controlar todos os sectores da sociedade”, indica o padre Peter Stilwell.

O responsável católico assinala que a Santa “tratou pragmaticamente do assunto”, numa área-chave, como é a nomeação dos bispos, procurando promover a unidade entre as comunidades.

“Existe a Igreja chamada patriótica e a Igreja clandestina, mas existe também a Igreja que são as pessoas que neste momento procuram um sentido para a sua vida, com grande desenvolvimento económico e social em curso na China, e muitos têm procurado no Cristianismo e concretamente no Catolicismo uma resposta para as suas procuras existenciais e religiosas”, indica o sacerdote.

Eu estive em Missas em Xangai, e noutras cidades; em todas elas eu notei que estavam a abarrotar de gente. Na última, as pessoas tinham trazido os seus banquinhos para se sentarem no adro da igreja”.

O antigo reitor da Universidade de São José, em Macau, refere que vários analistas apontam para que, no ano de 2030, a China possa ser “maior país cristão do mundo”, num crescimento que acontece, sobretudo, “na área dos protestantes evangélicos”.

A entrevista, que vai ser emitida no Programa ‘70×7’, este domingo, pelas 17h50, na RTP2, aborda a questão dos protestos em Hong Kong e as limitações que se colocam à universidade católica, em Macau, que não pode abrir candidaturas no território da China continental.

Na manhã de quinta-feira, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, recebeu em audiência o seu homólogo norte-americano, Mike Pompeo, para debater as respetivas posições sobre a China.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano/China. Padre Peter Stilwell defende aproximação, com política de “longo prazo” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU