Cardeal Hollerich “está aberto” ao sacerdócio das mulheres

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Setembro 2020

O arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia, Jean-Claude Hollerich, sugere seu apoio a uma possível aprovação do sacerdócio feminino. “Estou aberto a isso”, disse em uma entrevista ao portal Katolisch.de.

A reportagem é de Lucía López Alonso, publicada por Religión Digital, 18-09-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Perguntado pelo processo sinodal da Igreja Católica alemã, o cardeal Hollerich opina que a questão da igualdade de gênero na Igreja é crucial. “Respeito o fato de que a gente se atreva a fazer perguntas muito grandes”, acrescenta, lamentando que outros países europeus não se encontrem em um “caminho” de reforma tão avançado como o da Alemanha. “Quando vejo os bispos alemães refletirem sobre a benção aos casais homossexuais e escuto o que os bispos da Polônia dizem sobre este tema, imagino que o consenso seja difícil”.

A respeito do Brexit, o presidente da COMECE declara “não compreender quando a gente já não quer cumprir os tratados, porque se estão questionando os fundamentos da cooperação”. Confessando que vê no primeiro-ministro Boris Johnson “traços populistas”, diz esperar “que não se quebre a porcelana”.

Sobre a sua reunião com o Papa ante os fatos ocorridos em Moris, o acampamento de Lesbos devastado recentemente por incêndios, Hollerich reitera sua defesa de que a Europa acolha os migrantes e refugiados prejudicados imediatamente. “Há bispos que veem os refugiados como ameaça, mas do ponto de vista do Evangelho, essa não pode ser a reação”, denuncia o cardeal.

“Fratelli e sorelle tutti”

Analisando a situação dos templos na Europa depois dos meses de reclusão pelo coronavírus, o presidente do COMECE admite que “o número de primeiras comunhões e catequeses diminuiu consideravelmente”. Durante o confinamento “havia boas soluções pelo modo on-line, porém as famílias estavam sobrecarregadas porque os pais precisavam se ocupar com os estudos dos filhos”, acrescenta.

“Agora devemos formar comunidades não somente quando vamos à Igreja”, diz sobre o futuro eclesial.

E dar espaço para as mulheres: “Prefiro dizer: ‘Fratelli e sorelle tutti’”, aponta Hollerich, agora que se comenta se o título da próxima encíclica que o Papa publicará, Todos Irmãos, é ou não machista.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal Hollerich “está aberto” ao sacerdócio das mulheres - Instituto Humanitas Unisinos - IHU