Casas de americanos ricos têm pegadas de carbono 25% mais altas que residências de baixa renda

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

24 Julho 2020

As casas dos americanos ricos geram cerca de 25% mais gases de efeito estufa do que as residências em bairros de baixa renda, principalmente devido ao seu tamanho maior. Nos subúrbios mais ricos do país, essas emissões podem ser até 15 vezes maiores do que em bairros vizinhos de baixa renda.

A reportagem é de Jim Erickson, publicada por EcoDebate, 22-07-2020. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

Essas estimativas vêm de um novo estudo da Universidade de Michigan de 93 milhões de lares americanos. É o estudo mais abrangente sobre as emissões residenciais de gases de efeito estufa nos EUA, segundo os autores, e o primeiro a fornecer classificações nacionais por estado e CEP. É também o primeiro estudo nacional a encontrar correlações entre riqueza, espaço residencial e emissões de gases de efeito estufa, dizem eles.

Além disso, os pesquisadores da UM determinaram que o setor de moradias residenciais nos EUA não será capaz de cumprir as metas de redução de emissões de 2050 do acordo climático de Paris apenas eliminando gradualmente os combustíveis fósseis na geração de eletricidade. A queima de combustível em casa e o consumo de eletricidade também devem ser reduzidos. Novas casas terão que ser menores e padrões de assentamento mais densos serão necessários.

“O uso residencial de energia responde por cerca de 20% das emissões de gases gases de efeito estufa nos Estados Unidos”, disse o autor do estudo, Benjamin Goldstein, pesquisador de pós-doutorado na Escola de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UM e no Instituto Erb.

“Embora as casas estejam se tornando mais eficientes em termos de energia, o uso de energia das famílias nos EUA e as emissões relacionadas de gases de efeito estufa não estão diminuindo, e essa falta de progresso prejudica as reduções substanciais de emissões necessárias para mitigar as mudanças climáticas”, afirmou.

“Apesar da urgência, questões fundamentais permanecem sem resposta sobre as emissões de energia domésticas nos EUA. Por exemplo, os pesquisadores carecem de dados em nível de construção em todo o país, necessários para identificar os estados com os estoques de moradias com maior consumo de energia e carbono.”

Para ajudar a responder a algumas dessas perguntas, Goldstein e seus colegas usaram dados no nível do edifício para estimar as emissões residenciais de gases de efeito estufa de cerca de 93 milhões de casas nos Estados Unidos contíguos – 78% do total nacional.

As informações do CoreLogic, um banco de dados de registros padronizados de avaliadores tributários de cerca de 150 milhões de parcelas de terra nos EUA, foram usadas para avaliar a influência do clima, renda, atributos de construção (idade, tipo de moradia, combustível para aquecimento) e a rede de energia elétrica na condução de emissões residenciais.

A “intensidade de gás de efeito estufa” das famílias é uma medida das emissões por metro quadrado de área útil residencial e leva em consideração os tipos de combustíveis usados para gerar eletricidade em um determinado local.

As classificações estado-a-estado da equipe mostram que a intensidade de GEE é mais baixa no Ocidente e mais alta no centro dos Estados Unidos. As variações regionais foram impulsionadas principalmente pela quantidade de energia necessária para aquecer e resfriar casas e pelo tipo de combustível usado para gerar eletricidade.

A “intensidade energética”, a quantidade de energia usada por metro quadrado de área útil, era baixa nas regiões quentes ou amenas do país, mas marcadamente mais alta nos estados frios centro-norte e nordeste. Os três estados com maior consumo de energia em 2015 foram Maine, Vermont e Wisconsin. Os três estados com menor consumo de energia naquele ano foram Flórida, Arizona e Califórnia.

Os pesquisadores da UM descobriram que a produção de eletricidade intensiva em gases de efeito estufa pode apagar os benefícios da baixa intensidade de energia doméstica. Além disso, os estados com amplo uso de combustíveis para aquecimento doméstico intensivos em carbono – como o Maine, onde dois terços das residências são aquecidos com óleo combustível – diminuem os benefícios das redes elétricas de baixo carbono.

Em seu estudo, os pesquisadores também estimaram as emissões de energia doméstica per capita para 8.858 CEPs em todo o país.

A análise no nível do código postal mostrou que a renda está positivamente correlacionada com o uso de energia per capita e as emissões, juntamente com uma tendência para a riqueza e a área habitacional aumentarem juntas. Os americanos mais ricos estimaram as pegadas de carbono per capita cerca de 25% mais altas que as dos moradores de baixa renda, com emissões até 15 vezes mais altas nos subúrbios especialmente ricos.

Uma seção do estudo comparou as áreas de Boston e Los Angeles para ver como a interação de renda, tipo de edifício e infraestrutura de energia distribui as emissões de gases de efeito estufa nas paisagens urbanas. Nas duas cidades, os bairros com altas emissões eram principalmente locais de alta renda ou extremamente alta renda. Por outro lado, mais da metade dos bairros de menor emissão nas duas cidades abrigam moradores que vivem abaixo do limiar de pobreza.

As descobertas do estudo sugerem duas intervenções para mitigar as emissões de gases de efeito estufa associadas ao uso de energia residencial nos EUA: 1) reduzir o uso de combustíveis fósseis em residências e na geração elétrica e 2) usar retrofits em residências para reduzir a demanda de energia e o uso de combustíveis em residências.

Como parte de seu estudo, os pesquisadores da UM modelaram quatro cenários para testar se várias transições de tecnologia – como descarbonização de redes elétricas e reformas de energia doméstica – poderiam permitir que os Estados Unidos cumprissem as metas do setor residencial de 2025 e 2050 do Acordo Internacional de Paris.

Os pesquisadores concluíram que, se a rede elétrica dos EUA for descarbonizada, o que significa que os combustíveis fósseis serão eliminados gradualmente, o setor de moradias residenciais poderá atingir a meta de redução de emissões de 28% para 2025 no Acordo de Paris.

No entanto, para atingir a meta do Acordo de Paris de 2050 de uma redução de 80% nas emissões, seria necessário mais: retrofits de energia doméstica agressivos e uma transição para fontes de energia residencial de baixo carbono, bem como uma mudança em direção a residências americanas menores e padrões de assentamento mais densos, concluíram os pesquisadores .

Em novembro de 2019, o governo Trump notificou formalmente as Nações Unidas de que os EUA estão se retirando do acordo climático de Paris.

“Nossos modelos exploratórios baseados em cenários indicam que reduções significativas nas emissões residenciais exigirão descarbonização simultânea da rede, modernizações de energia e uso reduzido de combustível doméstico”, disse o autor sênior do estudo Joshua Newell, professor associado da Escola de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UM.

“Os cenários também sugerem que fazer novas construções com baixo teor de carbono exigirá casas menores, que podem ser promovidas através de padrões de assentamento mais densos”, disse ele.

Intensidade de gases de efeito estufa das casas dos EUA em 2015 por estado
Intensidade de gases de efeito estufa das casas dos EUA em 2015 por estado. A intensidade de GEE doméstico é uma medida das emissões por metro quadrado de área útil residencial e leva em consideração os tipos de combustíveis usados para gerar eletricidade em um determinado local. As emissões são expressas em quilogramas de equivalentes de dióxido de carbono por metro quadrado (kg CO2-e / m2).
(Reprodução: EcoDebate)

Referência:

The carbon footprint of household energy use in the United States
Benjamin Goldstein, Dimitrios Gounaridis, Joshua P. Newell
Proceedings of the National Academy of Sciences Jul 2020, 201922205; DOI: 10.1073/pnas.1922205117
Leia aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Casas de americanos ricos têm pegadas de carbono 25% mais altas que residências de baixa renda - Instituto Humanitas Unisinos - IHU