Benefícios econômicos da proteção de 30% da terra e do oceano do planeta superam os custos pelo menos 5 em 1

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

20 Julho 2020

Protegendo 30% do planeta para a natureza: custos, benefícios e implicações econômicas. O primeiro relatório mostra que a economia global estaria melhor com mais proteção à natureza.

A reportagem é de Campaign for Nature, publicada por EcoDebate, 14-07-2020. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

No relatório mais abrangente até o momento sobre as implicações econômicas da proteção da natureza, mais de 100 economistas e cientistas descobriram que a economia global se beneficiaria do estabelecimento de áreas muito mais protegidas em terra e no mar do que as existentes hoje.

O relatório considera vários cenários de proteção de pelo menos 30% da terra e do oceano do mundo, para descobrir que os benefícios superam os custos em uma proporção de pelo menos 5 para 1. O relatório oferece novas evidências de que o setor de conservação da natureza promove o crescimento econômico, oferece benefícios não monetários importantes e é um contribuinte líquido para uma economia global resiliente.

As descobertas seguem evidências científicas crescentes de que pelo menos 30% da terra e do oceano do planeta devem ser protegidos para enfrentar o alarmante colapso do mundo natural, que agora ameaça a extinção de até um milhão de espécies. Com dados econômicos e científicos tão claros, o momento continua a construir um acordo global de referência que incluiria a meta de proteção de 30%. A Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica incluiu essa meta de 30% de área protegida em seu projeto de estratégia de 10 anos , que deve ser finalizado e aprovado pelas 196 partes da Convenção no próximo ano em Kunming, China.

Este novo relatório independente, “Protegendo 30% do planeta pela natureza: custos, benefícios e implicações econômicas”, é a primeira análise de impactos de áreas protegidas em vários setores econômicos, incluindo agricultura, pesca e silvicultura, além da conservação da natureza setor. O relatório mede os impactos financeiros das áreas protegidas na economia global e benefícios não monetários, como serviços de ecossistemas, incluindo mitigação das mudanças climáticas, proteção contra inundações, fornecimento de água limpa e conservação do solo. Em todas as medidas, os especialistas descobrem que os benefícios são maiores quando mais natureza é protegida, em oposição à manutenção do status quo.

Atualmente, aproximadamente 15% da terra do mundo e 7% do oceano têm algum grau de proteção. O relatório conclui que as proteções adicionais levariam a uma média de US $ 250 bilhões em aumento da produção econômica anualmente e a uma média de US $ 350 bilhões em serviços ecossistêmicos aprimorados anualmente em comparação com o status quo.

O setor de conservação da natureza tem sido um dos setores que mais crescem nos últimos anos e, segundo o relatório, projeta-se um crescimento de 4-6% ao ano, comparado a menos de 1% para agricultura, pesca e silvicultura, depois que o mundo se recuperar da pandemia de COVID-19. A proteção de áreas naturais também oferece benefícios significativos à saúde mental e física e reduz o risco de novos surtos de doenças zoonóticas, como o COVID-19, um valor que ainda não foi quantificado, apesar dos custos econômicos extraordinariamente altos da pandemia. Um estudo recente estimou o valor econômico das áreas protegidas com base na melhoria da saúde mental dos visitantes em US $ 6 trilhões por ano.

“Nosso relatório mostra que a proteção na economia atual gera mais receita do que as alternativas e provavelmente adiciona receita à agricultura e à silvicultura, além de ajudar a evitar mudanças climáticas, crises hídricas, perda de biodiversidade e doenças. Aumentar a proteção da natureza é uma política sólida para os governos que lidam com múltiplos interesses. Você não pode colocar um preço na natureza – mas os números econômicos apontam para sua proteção ”, disse Anthony Waldron, principal autor do relatório e pesquisador focado em finanças de conservação, perda global de espécies e agricultura sustentável.

Os autores do relatório descobriram que a obtenção dos benefícios substanciais da proteção de 30% das terras e oceanos do planeta exige um investimento médio anual de aproximadamente US $ 140 bilhões até 2030. Atualmente, o mundo investe pouco mais de US $ 24 bilhões por ano em áreas protegidas.

“Esse investimento é pouco comparado aos benefícios econômicos que as áreas protegidas adicionais proporcionariam e ao apoio financeiro muito maior atualmente concedido a outros setores”, disse Enric Sala, co-autor deste relatório, explorador residente da National Geographic Society e o autor do próximo livro A natureza da natureza: por que precisamos da natureza (agosto de 2020). “Investir para proteger a natureza representaria menos de um terço da quantia que os governos gastam em subsídios para atividades que destroem a natureza. Representaria 0,16% do PIB global e exigiria menos investimentos do que o mundo gasta em videogames todos os anos. ”

A Campanha pela Natureza (CFN), que encomendou este relatório, está trabalhando com uma crescente coalizão de mais de 100 organizações de conservação e cientistas de todo o mundo para apoiar a meta de 30% ou mais e aumentar o apoio financeiro à conservação. A CFN também está trabalhando com líderes indígenas para garantir o respeito total pelos direitos indígenas e o consentimento livre, prévio e informado. A CFN recomenda esse financiamento é proveniente de todas as fontes, incluindo assistência oficial ao desenvolvimento, orçamentos domésticos dos governos, financiamento climático direcionado a soluções baseadas na natureza, filantropos, corporações e novas fontes de receita ou economia por meio de mudanças regulatórias e de subsídios. Como 70-90% do custo seria focado em países de baixa e média renda por causa da localização da biodiversidade mais ameaçada do mundo, esses países exigirão assistência financeira de várias fontes.

Fonte: Campaign for Nature

 

Referência:

Highlights and policy implications of new economic report: "Protecting 30% of the planet for nature: costs, benefits and economic implications". Disponível aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Benefícios econômicos da proteção de 30% da terra e do oceano do planeta superam os custos pelo menos 5 em 1 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU