Ameaças contra bispo influenciaram fechamento da Esplanada dos Ministérios

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “A mulher precisa, e as religiosas sobretudo, sair daquele papel de que ela é inferior”. Entrevista com a Ir. Maria Freire

    LER MAIS
  • “A eleição de uma mulher negra parecia um muro intransponível”. Primeira mulher negra eleita vereadora em Curitiba fala sobre o racismo na cidade

    LER MAIS
  • Apreensão, sensibilidade e propósito: a policrise e o mundo porvir

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


17 Junho 2020

Um grupo de manifestantes esteve com Dom Marcony Vinícius Ferreira pedindo para acampar na Catedral de Brasília. No entanto, o religioso negou.

A reportagem é de Caroline Cintra, publicada por Correio Braziliense, 16-06-2020.

Ameaças contra a Cúria Metropolitana de Brasília também influenciaram o decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que ordena o fechamento da Esplanada dos Ministérios por dois dias. O bloqueio começou na tarde terça-feira (16/6) e vai até as 23h59 de quarta-feira (17/6). Apenas autoridades e servidores públicos, que comprovem vínculo com os órgãos localizados no centro da capital federal e estejam prestando serviço, terão acesso à área.

De acordo com a Arquidiocese de Brasília, na manhã desta terça-feira (16/6), um grupo de manifestantes foi até à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, pedindo para acampar no local. No entanto, o bispo auxiliar Dom Marcony Vinícius Ferreira recusou.

Em nota, a igreja informa que a negativa ocorreu tanto em função da impossibilidade de acolher aglomerações quanto para proteger a integridade física da Catedral. “Além de representar um monumento tombado, é um local de culto e que deve ser protegido contra qualquer ameaça”, diz o texto.

O novo decreto de fechamento da via foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (16/6). O documento, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), diz ainda que as constantes manifestações na Esplanada dos Ministérios contrariam as regras sanitárias de distanciamento para combater a disseminação do novo coronavírus.

No último fim de semana, devido às manifestações de grupo bolsonaristas contra o chefe do executivo local, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), o emedebista já havia decretado o fechamento da via no domingo (14/6).

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ameaças contra bispo influenciaram fechamento da Esplanada dos Ministérios - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV