Uma semana de trabalho de quatro dias poderia melhorar a saúde mental das pessoas

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Bolívia. O MAS e o triunfo avassalador

    LER MAIS
  • "Governo tenta intencionalmente destruir povos indígenas". Entrevista com Carlos Frederico Marés de Souza Filho

    LER MAIS
  • O PT e o voto evangélico

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


04 Junho 2020

Andrew Yang - empresário, comentarista político da CNN e ex-candidato à presidência dos EUA - acha que os Estados Unidos deveriam "seriamente", levar em consideração a transição para uma semana de trabalho de quatro dias para ajudar a melhorar a saúde mental dos trabalhadores e oferecer mais oportunidades para aqueles que têm programas ou necessidades especiais.

A reportagem é de Jessica Snouwaert, publicada por Business Insider Italia, 03-06-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Em um tweet de segunda-feira, Yang declarou: “Os fins de semana de três dias são melhores que os de dois dias. Devemos pensar seriamente em semanas de trabalho de 4 dias. Estudos mostram que seríamos igualmente produtivos. Isso criaria empregos à margem e melhoraria a saúde mental".

O conceito de uma semana de trabalho de quatro dias não é novo, mas ganhou mais visibilidade durante a pandemia de coronavírus porque as empresas foram solicitadas a se adaptar a novas circunstâncias, com mais funcionários trabalhando em casa, alguns trabalhadores mudando de horário para cuidar da própria família e alguns cargos sendo completamente transformados.

A mensagem de Yang no Twitter foi acompanhada por um link para um artigo no Washington Post, que destacou estudos indicando que os trabalhadores se envolvem de maneira mais produtiva durante as semanas de quatro dias de trabalho e relatam maior satisfação pessoal no local de trabalho.

Há outros exemplos reais para apoiar esses estudos.

Um experimento da filial japonesa da Microsoft fez um teste com semana de trabalho de quatro dias e observou um aumento de 40% na produtividade. E Andrew Barnes, o fundador da empresa neozelandesa Perpetual Garden, transformou sua empresa introduzindo a semana de trabalho de quatro dias depois de descobrir que isso beneficiava os funcionários e a empresa.

Yang não é apenas um defensor de uma semana de trabalho de quatro dias devido ao incremento da produtividade assinalado ou ao fim de semana mais longo. Segundo ele, também cria "empregos à margem". Em outras palavras, poderia oferecer mais trabalho para aqueles que poderiam não ter a capacidade de realizar um típico trabalho de cinco dias por semana.

Além de uma semana de trabalho de quatro dias, Yang apoia a Renda Básica Universal (UBI, que significa universal basic income), que era um dos pontos princípios de sua plataforma eleitoral.

Ambas são ideias ambiciosas que estão sendo debatidas, e sobre elas está se discutindo mais durante a pandemia de coronavírus, especialmente depois que o governo dos Estados Unidos emitiu pagamentos numa espécie de renda garantida, que alguns salientaram lembrar a UBI.

Embora a legislação para os pagamentos mensais diretos de subsídios tenha sido explorada, a semana de trabalho de quatro dias poderia estar mais próxima de se tornar realidade, pois a pandemia obriga as empresas a serem mais flexíveis à medida que os métodos de trabalho não convencionais e as horas se tornam a norma, de acordo com o Washington Post.

Uma semana de trabalho de quatro dias pode ajudaria a resolver algumas desigualdades. Por exemplo, poderia ajudar as mulheres a encontrar uma base mais justa no local de trabalho, deslocando as responsabilidades do cuidar dos filhos de maneira mais uniforme entre homens e mulheres, de acordo com o relatório.

O Washington Post também disse que as semanas de trabalho de quatro dias dependem em grande parte dos empregadores; portanto, há provavelmente empregos que ofereceriam a possibilidade de uma semana de trabalho de quatro dias, enquanto outros não.

Uma coisa é certa, no entanto. As empresas já estão prometendo um posto de trabalho "com preferência pelo trabalho à distância", mesmo após o término da pandemia da COVID-19, com alguns dos maiores nomes, incluindo Twitter, Square e Coinbase, que anunciaram a mudança nas últimas semanas.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uma semana de trabalho de quatro dias poderia melhorar a saúde mental das pessoas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV