Os bispos dos EUA criam um guia para refletir sobre ‘Querida Amazônia’

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

21 Mai 2020

Para explorar o texto da Exortação Apostólica Querida Amazônia junto ao da encíclica Laudato Si’, o guia inclui um subsídio para conversas em grupos pequenos. O papa Francisco a dirige “para cada pessoa que habita esse planeta”. 

A reportagem é de Manuel Cubías, publicada por Vatican News, 19-05-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A carta encíclica Laudato Si’, do papa Francisco, foi publicada em junho de 2015. O título está feito com a primeira linha da encíclica, “Laudato Si’, mi Signore” ou “Louvado sejas, meu Senhor”, as palavras de São Francisco de Assis é um bonito cântico que nos recorda que nossa casa comum é como uma irmã com quem compartilhamos nossa vida e como uma bela mãe que nos acolhe entre seus braços. O papa Francisco dirige a Laudato Si’ a “cada pessoa que habita esse planeta”, pois todos compartilhamos uma casa comum: a Terra.

O guia de reflexão, para seu uso com a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”, do papa Francisco, pode ajudar a indivíduos e pequenos grupos a explorar e dialogar sobre aspectos deste importante documento relacionado com a escuta do “clamor dos pobres...”, os direitos das pessoas indígenas, a solidariedade e a ação para cuidar a criação de Deus. Não cobre todos os temas da exortação apostólica. Esse guia inclui um subsídio para conversas de pequenos grupos. Também inclui perguntas para a reflexão individual ou em grupo sobre temas particulares do documento.

O guia faz um caminho pedagógico para o conhecimento da Exortação Apostólica e de outros documentos afins, como o documento sobre o racismo e a experiência dos nativos americanos e um folheto de informações básicas sobre o chamado a cuidar da criação de Deus (disponível em inglês, neste link).

O documento convida à reflexão mediante perguntas sobre temas fundamentais, como a escuta do clamor dos pobres, os direitos dos povos originários, a solidariedade e a não exclusão, entre outros.

O guia promove a ação comprometida desde a fé dos indivíduos e dos grupos de pessoas para o cuidado da casa de todos, para o cuidado de nosso planeta.

Laudato Si’ é a encíclica mais recente centrada no cuidado da criação de Deus, porém não foi a primeira. Laudato Si’ baseia-se em uma larga história da doutrina da Igreja que enfatiza a necessidade de cuidar nossa casa comum. Por exemplo, em Caritas in veritate, o papa Bento XVI reflete sobre o meio-ambiente como “um dom de Deus para todos, e seu uso representa para nós uma responsabilidade para com os pobres, a gerações futuras e toda a humanidade” (nº 48. Ver também 49-51).

Do mesmo modo, Sollicitudo Rei Socialis (1987) e Centesimus Annus (1991) de João Paulo II convidam a considerar as dimensões morais do desenvolvimento e seu impacto na criação. “Uma justa concepção do desenvolvimento não pode prescindir dessas considerações – relativas ao uso dos elementos da natureza, à renovabilidade dos recursos e às consequências de uma industrialização desordenada”, escreve o Santo Padre em Sollicitudo Rei Socialis (nº 34). Em Centesimus Annus, reflete sobre a ameaça do consumismo e o consumo excessivo (nº 37).

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os bispos dos EUA criam um guia para refletir sobre ‘Querida Amazônia’ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU