17 de maio - Vigílias e orações pelo Dia Internacional contra Homofobia, Bifobia, Intersexismo e Transfobia

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • “Francisco quase desculpa a vida dupla, mas ainda não aceita padres casados”

    LER MAIS
  • Carta a um jovem padre. Artigo de Domenico Marrone

    LER MAIS
  • A espiritualidade cristã no mundo secular

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


14 Mai 2020

Como nos últimos anos desde 2007, uma série de orações, vigílias e adorações foram organizadas em comunidades cristãs, em diferentes cidades, para relembrar as vítimas da homofobia e transfobia. Esses encontros orantes ocorrem devido ao Dia Internacional contra Homofobia, Bifobia, Intersexismo e Transfobia (IDAHOBIT, sigla em inglês), que ocorre anualmente no 17 de maio.

A organização dos encontros orantes deste ano começam com a escolha do versículo bíblico para as vigílias do IDAHOBIT, que serão realizadas em muitas cidades italianas e em toda a Europa. O versículo escolhido para a vigília deste ano foi Gálatas 3, 28: “Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo”.

A informação é do Conselho Pastoral de Católicos e Católicas LGBT+ da Diocese de Westminster, 13-05-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

No entanto, quando a pandemia de covid-19 chegou, fazendo com que as cerimônias religiosas fossem suspensas, houve uma crescente percepção de que este ano as vigílias de oração por ocasião do IDAHOBIT não poderiam ser realizadas nas igrejas. Muitas igrejas pertencem a várias denominações, associações, grupos de Cristãos LGBT+, seus pais, e outras organizações preocupadas com integração e inclusão estão trabalhando para fazer iniciativas online no marco do IDAHOBIT. O foco dessas vigílias e encontros é perguntar a nós mesmos o que a mensagem do versículo escolhido tem a nos dizer hoje, com o qual Paulo urge para colocarmos fora os estereótipos e as divisões.

Se vocês entenderem italiano, podem ver o guia e diretrizes litúrgicas sobre o IDAHOBIT, escrito pela Comissão “Fé e Homossexualidade”, de Igrejas Batistas, Metodistas e Valdensianos na Itália (o documento original está disponível neste link). Outras iniciativas serão promovidas nos próximos dias com vídeos, testemunhos e infográficos que serão disseminados nas redes sociais para conscientizar mais sobre esse importante e urgente tema.

Se estamos com fome de Deus, podemos orar e receber a força de que precisamos. Se nos sentirmos oprimidos e assustados, podemos encontrar segurança no abraço de Deus. Não é inútil, nestes tempos sombrios. Nada pode nos separar do amor de Deus – essa é a esperança da ressurreição. Para participar ou descobrir mais sobre as iniciativas mencionadas acima, você pode visitar os seguintes sites Gionata ou In Veglia ou entre em contato conosco em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

17 de maio - Vigílias e orações pelo Dia Internacional contra Homofobia, Bifobia, Intersexismo e Transfobia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV