Querida Amazônia: 40 dias navegando rumo à conversão - 27º Dia

Abandonemos as práticas que não respondem ao cuidado necessário da nossa Casa Comum

Foto: Unsplash

23 Março 2020

 

Dia 27 de Navegação - 23 de março - Segunda-feira da semana IV

 

Abandonemos as práticas que não respondem ao cuidado necessário da nossa Casa Comum

 

Petição permanente para a conversão sinodal no início de cada dia

Que o Deus Trinitário, exemplo de vida em comunhão, ajude-nos a sonhar com uma Igreja sinodal, onde saibamos descobrir os sinais dos tempos e a presença de um Deus encarnado de diferentes maneiras, em diferentes lugares. Um Deus que nos ajude a discernir sua presença e anunciá-lo em todos os cantos, também entre os que vivem mais distantes; ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro, que escuta e dialoga com todos. Que procuremos o bem para todos aqueles com quem nos encontramos todos os dias e saibamos como trazer de volta para a Amazônia e para todos os lugares onde estamos tudo o que vivimos no processo sinodal, fazendo realidade o que Deus espera por nós.

Medite por alguns instantes esta petição inicial, buscar a calma interior para entrar neste momento de conversão da Amazônia pelas águas da sinodalidade, a serviço do Povo de Deus e seus povos e comunidades, e escutar o chamado de Deus através da sua Palavra Viva.

 

Fragmento de uma Leitura do Dia

(Cada um é convidado a aprofundar as leituras completas de acordo com sua própria necessidade e critérios) 

Assim disse o Senhor: Sim! Vou criar novo céu e nova terra! As coisas antigas nunca mais serão lembradas, jamais voltarão ao pensamento. Mas haverá alegria e festa permanentes, coisas que vou criar, pois farei de Jerusalém uma festa, do meu povo, uma alegria. Eu farei festa por Jerusalém, terei alegria no meu povo. Ali não mais se ouvirá o soluçar do choro nem o suspirar dos gemidos.

Não haverá ali crianças que só vivam alguns dias, nem adultos que não completem os seus dias, pois será ainda jovem quem morrer com cem anos. Não alcançar os cem anos será maldição. Quem fizer casas, nelas vai morar, quem plantar vinhedos, dos seus frutos vai comer. (Isaías 65,17-21)

 

Reflexão na Perspectiva do Processo Sinodal Amazônico

Os novos céus e a nova terra se tornam realidade quando nos colocamos em atitude para entrar num processo de conversão. O Sínodo da Amazônia nos chamou a descobrir novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral, deixando pra trás os erros que não ajudaram a levar a Boa Notícia do Evangelho aos povos que habitam nesta imensa região. Também devemos abandonar as práticas que não respondem ao cuidado necessário da nossa Casa Comum.

Muitas situações produziram lágrimas e gritos entre os povos amazônicos e também da Mãe Terra. Por esse motivo, somos chamados a gerar vida em abundância, a desfrutar de uma vida encarnada numa realidade na qual a mão de Deus pode ser descoberta. É dEle que nasce tudo aquilo que nos conduz a viver em plenitude, para que toda a humanidade descubra em sua proposta, o caminho da vida que garante moradia, trabalho e sustento para todos.

 

Contemplação

Vamos contemplar a imagem deste dia e dedicar um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e no serviço à Amazônia para pedir luz nesta Palavra de Deus e, assim, trazer de volta tudo o que vivemos. Escreva seus pedidos particulares e permaneça neles durante esse dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito lhe provoca como uma preparação interna para assimilar melhor o processo sinodal.

 

Meditação Final (Querida Amazônia, 56)

"Despertemos o sentido estético e contemplativo que Deus colocou em nós e que, às vezes, deixamos atrofiar. Lembremo-nos de que, “quando não se aprende a parar, a fim de admirar e apreciar o que é belo, não surpreende que tudo se transforme em objeto de uso e abuso sem escrúpulos” (LS, n. 215). Pelo contrário, se entrarmos em comunhão com a floresta, facilmente a nossa voz se unirá à dela e transformar-se-á em oração: “Deitados à sombra de um velho eucalipto, a nossa oração de luz mergulha no canto da folhagem eterna”. Tal conversão interior é que nos permitirá chorar pela Amazônia e gritar com ela diante do Senhor".

 

Leia mais