Querida Amazônia: 40 dias navegando rumo à conversão - 19º Dia

O cuidado com a água garante a sobrevivência

Foto: Unsplash

15 Março 2020

 

Dia 19 de Navegação - 15 de março - III Domingo da Quaresma

 

O cuidado com a água garante a sobrevivência

 

Petição permanente para a conversão sinodal no início de cada dia

Que o Deus Trinitário, exemplo de vida em comunhão, ajude-nos a sonhar com uma Igreja sinodal, onde saibamos descobrir os sinais dos tempos e a presença de um Deus encarnado de diferentes maneiras, em diferentes lugares. Um Deus que nos ajude a discernir sua presença e anunciá-lo em todos os cantos, também entre os que vivem mais distantes; ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro, que escuta e dialoga com todos. Que procuremos o bem para todos aqueles com quem nos encontramos todos os dias e saibamos como trazer de volta para a Amazônia e para todos os lugares onde estamos tudo o que vivimos no processo sinodal, fazendo realidade o que Deus espera por nós.

Medite por alguns instantes esta petição inicial, buscar a calma interior para entrar neste momento de conversão da Amazônia pelas águas da sinodalidade, a serviço do Povo de Deus e seus povos e comunidades, e escutar o chamado de Deus através da sua Palavra Viva. 

 

Fragmento de uma Leitura do Dia

(Cada um é convidado a aprofundar as leituras completas de acordo com sua própria necessidade e critérios)

Mas o povo, sedento de água, murmurava contra Moi-sés e dizia: “Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para matar-nos de sede junto com nossos filhos e nossos re-banhos?”

Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Que vou fazer com este povo? Por pouco não me apedrejam”.

O Senhor disse a Moisés: “Passa à frente do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Pega a vara com que feriste o rio Nilo e vai. Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Baterás no rochedo, e sairá água para o povo beber”. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.

Chamou o lugar com o nome de Massa e Meriba, Prova e Discussão, porque ali os israelitas discutiram e puseram à prova o Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós, ou não?” (Êxodo 17,3-7).

 

Reflexão na Perspectiva do Processo Sinodal Amazônico

Cuidar da água é uma atitude fundamental que garante a sobrevivência do ser humano. A sede é uma situação que nos provoca indignação, mas também deve nos fazer perceber a necessidade de cuidar desse elemento que torna a vida possível. A Amazônia é um dos principais reservatórios de água do planeta, o que deve nos levar a pensar que cuidar dela deve ser uma preocupação global.

Para isso, é necessário posicionar-se contra aqueles que estão destruindo fontes de água, os grandes projetos agrícolas, madeireiros, fazendeiros, mineradores. Eles são os grandes vilões no cuidado desse bem primordial. Por um lado, sentem-se donos e, por outro, a contaminam a tal ponto que se torna inutilizável. Vamos refletir sobre nossas atitudes, não vamos tentar Deus novamente, cuidemos do que Ele nos deu a todos e do qual ninguém pode sentir-se dono, nem usá-lo sem levar em conta as consequências de seus erros.

 

Contemplação

Vamos contemplar a imagem deste dia e dedicar um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e no serviço à Amazônia para pedir luz nesta Palavra de Deus e, assim, trazer de volta tudo o que vivemos. Escreva seus pedidos particulares e permaneça neles durante esse dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito lhe provoca como uma preparação interna para assimilar melhor o processo sinodal.

 

Meditação Final (Querida Amazônia, 45)

"É a Grande Amazônia, toda ela no trópico úmido, com a sua floresta compacta e atordoante, onde ain-da palpita, intocada pelo homem, a vida que se foi urdindo nas intimidades da água (...). Desde que o homem a habita, ergue-se das funduras das suas águas e dos altos centros de sua floresta um terrível temor: a de que essa vida esteja, devagarinho, tomando o rumo do fim”.

 

Leia mais