Querida Amazônia: 40 dias navegando rumo à conversão - 15º Dia

Vamos destruir quem atrapalha os nossos planos

Foto: Sociobio Amazonia | Flickr CC

11 Março 2020

 

Dia 15 de Navegação - 11 de março - quarta-feira da 2a. Semana da Quaresma

 

Vamos destruir quem atrapalha os nossos planos

 

Petição permanente para a conversão sinodal no início de cada dia

Que o Deus Trinitário, exemplo de vida em comunhão, ajude-nos a sonhar com uma Igreja sinodal, onde saibamos descobrir os sinais dos tempos e a presença de um Deus encarnado de diferentes maneiras, em diferentes lugares. Um Deus que nos ajude a discernir sua presença e anunciá-lo em todos os cantos, também entre os que vivem mais distantes; ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro, que escuta e dialoga com todos. Que procuremos o bem para todos aqueles com quem nos encontramos todos os dias e saibamos como trazer de volta para a Amazônia e para todos os lugares onde estamos tudo o que vivimos no processo sinodal, fazendo realidade o que Deus espera por nós.

Medite por alguns instantes esta petição inicial, buscar a calma interior para entrar neste momento de conversão da Amazônia pelas águas da sinodalidade, a serviço do Povo de Deus e seus povos e comunidades, e escutar o chamado de Deus através da sua Palavra Viva. 

 

Fragmento de uma Leitura do Dia

(Cada um é convidado a aprofundar as leituras completas de acordo com sua própria necessidade e critérios)

Eles disseram: “Vamos armar um plano contra Jeremias. Não nos há de faltar a instrução do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta. Vamos massacrá-lo com a língua e deixar de dar ouvidos à sua palavra”. Dá-me ouvido, ó Senhor, ouve o que dizem meus adversários. Vão pagar o bem com o mal! Cavaram um buraco para eu cair. Lembra-te de que intercedi junto de ti, para falar coisas boas em favor deles e afastar deles a tua ira. (Jeremias, 18,18-20).

 

Reflexão na Perspectiva do Processo Sinodal Amazônico

Os planos dos poderosos contra aqueles que nos fazem ver nossos erros e nos propõem escolher o caminho da vida sempre fizeram parte da história: vamos destruir aqueles que atrapalham os nossos planos. Trata-se de desmoralizá-los, de que todos pensem que eles são os errados, que não respondem ao que a sociedade precisa, que não contribuem para o progresso.

Poderíamos dizer que isso é algo experimentado hoje pelos povos originários, vítimas dos planos dos poderosos, que pretendem mostrá-los ao mundo como aqueles que impedem o desenvolvimento da humanidade. A mentira tem se espalhado como uma invenção que ajuda a remover do caminho aqueles que, com suas vidas, demonstram que o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho, que cuidar da Casa Comum é a melhor maneira de garantir a vida para todos. Nossa conversão deve nos levar, não apenas a assumir seu modo de entender a vida, mas também a defendê-los dos ataques daqueles que querem acabar com eles.

 

Contemplação

Vamos contemplar a imagem deste dia e dedicar um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e no serviço à Amazônia para pedir luz nesta Palavra de Deus e, assim, trazer de volta tudo o que vivemos. Escreva seus pedidos particulares e permaneça neles durante esse dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito lhe provoca como uma preparação interna para assimilar melhor o processo sinodal.

 

Meditação Final (Querida Amazônia, 9)

“Os interesses colonizadores que, legal e ilegalmente, fizeram – e fazem – aumentar o corte de madeira e a indústria mineradora e que foram expulsando e encurralando os povos indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes, provocam um clamor que brada ao céu: “São muitas as árvores onde morou a tortura e vastas as florestas compradas entre mil mortes”. “Os madeireiros têm parlamentares e nossa Amazônia não tem quem a defenda (...) Mandam em exílio os papagaios e os macacos (...) Já não será igual a colheita da castanha”.

 

Leia mais