Querida Amazônia: 40 dias navegando rumo à conversão - 7º Dia

Foto: Eduardo Santos | Flickr CC

03 Março 2020

 

Dia 7 de Navegação - 03 de março (terça-feira da semana I)

A promessa de Deus não é em vão, Ele é o primeiro a fazer germinar o que foi plantado

Que o Deus Trinitário, exemplo de vida em comunhão, ajude-nos a sonhar com uma Igreja sinodal, onde saibamos descobrir os sinais dos tempos e a presença de um Deus encarnado de diferentes maneiras, em diferentes lugares. Um Deus que nos ajude a discernir sua presença e anunciá-lo em todos os cantos, também entre os que vivem mais distantes; ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro, que escuta e dialoga com todos. Que procuremos o bem para todos aqueles com quem nos encontramos todos os dias e saibamos como trazer de volta para a Amazônia e para todos os lugares onde estamos tudo o que vivimos no processo sinodal, fazendo realidade o que Deus espera por nós.

Medite por alguns instantes esta petição inicial, buscar a calma interior para entrar neste momento de conversão da Amazônia pelas águas da sinodalidade, a serviço do Povo de Deus e seus povos e comunidades, e escutar o chamado de Deus através da sua Palavra Viva.

 

Fragmento de uma Leitura do Dia

(Cada um é convidado a aprofundar as leituras completas de acordo com sua própria necessidade e critérios)

Assim diz o Senhor: E como a chuva e a neve que caem do céu para lá não voltam sem antes molhar a terra e fazê-la germinar e brotar, a fim de produzir semente para quem planta e alimento para quem come, assim também acontece com a minha palavra: Ela sai da minha boca e para mim não volta sem produzir seu resultado, sem fazer aquilo que planejei, sem cumprir com sucesso a sua missão. (Isaías 55,10-11)

 

Reflexão na Perspectiva do Processo Sinodal Amazônico

A força transformadora da proposta de Deus é um elemento que fecunda a vida da humanidade. Somos desafiados a ouvir a sua Palavra, que se faz presente de muitas maneiras, em muitas culturas, em diversas situações, realidades e pessoas. Ouvir e deixar essa mensagem penetrar em nossa vida é uma atitude que nos enriquece, que nos faz crescer também como o Povo de Deus que peregrina na Amazônia, em todo o mundo.

A missão na Amazônia deve ter como pressuposto uma atitude de abertura a tudo o que está presente naquela realidade. A escuta e o diálogo são elementos que nunca podemos deixar para trás, devem estar presentes como atitudes que ajudam a tornar real aquilo o que Deus nos confia. Os frutos, resultado de um trabalho contínuo e paciente, mostram que a promessa de Deus não é em vão, que Ele é o primeiro a fazer germinar o que foi plantado. Tudo a seu tempo, no momento oportuno.

 

Contemplação

Vamos contemplar a imagem deste dia e dedicar um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e no serviço à Amazônia para pedir luz nesta Palavra de Deus e, assim, trazer de volta tudo o que vivemos. Escreva seus pedidos particulares e permaneça neles durante esse dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito lhe provoca como uma preparação interna para assimilar melhor o processo sinodal.

 

Trecho para Meditação Final (Querida Amazônia, 95)

“Muitas pessoas consagradas gastaram as suas energias e grande parte da sua vida pelo Reino de Deus na Amazônia. A vida consagrada, capaz de diálogo, síntese, encarnação e profecia, ocupa um lugar especial nessa configuração plural e harmoniosa da Igreja amazônica. Mas faz-lhes falta um novo esforço de inculturação, que ponha em jogo a criatividade, a audácia missionária, a sensibilidade e a força peculiar da vida comunitária”.

 

Leia mais