Querida Amazônia: 40 dias navegando rumo à conversão - 6º Dia

Foto: Ricardo Stuckert

02 Março 2020

 

Dia 6 de Navegação - 02 de março (segunda-feira da semana I)

A necessidade do outro não é um problema individual, mas comunitário

Que o Deus Trinitário, exemplo de vida em comunhão, ajude-nos a sonhar com uma Igreja sinodal, onde saibamos descobrir os sinais dos tempos e a presença de um Deus encarnado de diferentes maneiras, em diferentes lugares. Um Deus que nos ajude a discernir sua presença e anunciá-lo em todos os cantos, também entre os que vivem mais distantes; ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro, que escuta e dialoga com todos. Que procuremos o bem para todos aqueles com quem nos encontramos todos os dias e saibamos como trazer de volta para a Amazônia e para todos os lugares onde estamos tudo o que vivimos no processo sinodal, fazendo realidade o que Deus espera por nós.

Medite por alguns instantes esta petição inicial, buscar a calma interior para entrar neste momento de conversão da Amazônia pelas águas da sinodalidade, a serviço do Povo de Deus e seus povos e comunidades, e escutar o chamado de Deus através da sua Palavra Viva.

 

Fragmento de uma Leitura do Dia

(Cada um é convidado a aprofundar as leituras completas de acordo com sua própria necessidade e critérios)

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola: “O Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’.

Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’.

Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me”. (Mateus 25, 31-46)

 

Reflexão na Perspectiva do Processo Sinodal Amazônico

Deus não é alguém que vive em um mundo distante, longe da nossa realidade cotidiana. Ele se encarnou em Jesus, como o melhor exemplo da presença divina no meio da humanidade. Mas Ele já estava presente desde o princípio do mundo, em toda a criação Deus quis se manifestar. São poucos os que reconhecem isso, sempre houve quem, para querer encontrar-se com Deus, tenha buscado escapar da realidade que lhe rodeia e não conseguiu descobri-lo.

Os povos originários nos mostram como sentir a presença de Deus em tudo ao seu redor e em todos aqueles que estão à sua volta. A vida faz sentido na medida em que é para todos e todas. A necessidade do outro não é um problema individual, mas comunitário. Se alguém tem fome, não posso ser insensível, não posso olhar para o outro lado, não posso deixar de lhe estender a mão e oferecer o que tenho, seja muito ou pouco. Compreender nossa relação com o outro dessa forma é o caminho da Vida eterna. Não se importar com o que passa ao nosso redor nos leva ao castigo eterno.

 

Contemplação

Vamos contemplar a imagem deste dia e dedicar um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e no serviço à Amazônia para pedir luz nesta Palavra de Deus e, assim, trazer de volta tudo o que vivemos. Escreva seus pedidos particulares e permaneça neles durante esse dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito lhe provoca como uma preparação interna para assimilar melhor o processo sinodal.

 

Trecho para Meditação Final (Querida Amazônia, 14)

“Às operações econômicas, nacionais ou internacionais, que danificam a Amazônia e não respeitam o direito dos povos nativos do território e sua demarcação, à autodeterminação e ao consentimento prévio, há que rotulá-las com o nome devido: injustiça e crime. Quando algumas empresas sedentas de lucro fácil se apropriam dos terrenos, chegando a privatizar até a água potável, ou quando as autoridades deixam caminho livre a madeireiros, a projetos minerários ou petrolíferos e outras atividades que devastam as florestas e contaminam o ambiente, transformam-se indevidamente as relações econômicas e tornam-se um instrumento que mata”.

 

Leia mais