Querida Amazônia: 40 dias navegando rumo à conversão - 4º Dia

Foto: Reprodução

29 Fevereiro 2020

 

Dia 4 de Navegação - 29 de fevereiro (sábado depois das cinzas) 

Ameaçar nos afasta de Deus e do irmão
Petição Permanente para a Conversão Sinodal no início de cada dia

Que o Deus Trinitário, exemplo de vida em comunhão, ajude-nos a sonhar com uma Igreja sinodal, onde saibamos descobrir os sinais dos tempos e a presença de um Deus encarnado de diferentes maneiras, em diferentes lugares. Um Deus que nos ajude a discernir sua presença e anunciá-lo em todos os cantos, também entre os que vivem mais distantes; ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro, que escuta e dialoga com todos. Que procuremos o bem para todos aqueles com quem nos encontramos todos os dias e saibamos como trazer de volta para a Amazônia e para todos os lugares onde estamos tudo o que vivimos no processo sinodal, fazendo realidade o que Deus espera por nós.

Medite por alguns instantes esta petição inicial, buscar a calma interior para entrar neste momento de conversão da Amazônia pelas águas da sinodalidade, a serviço do Povo de Deus e seus povos e comunidades, e escutar o chamado de Deus através da sua Palavra Viva.

 

Fragmento de uma Leitura do Dia

(Cada um é convidado a aprofundar as leituras completas de acordo com sua própria necessidade e critérios)

Javé responderá: se você tirar do seu meio o jugo, o gesto que ameaça e a linguagem injuriosa; se você der o seu pão ao faminto e matar a fome do oprimido. Então a sua luz brilhará nas trevas e a escuridão será para você como a claridade do meio-dia; Javé será sempre o seu guia e lhe dará fartura até mesmo em terra deserta; ele fortificará seus ossos e você será como jardim irrigado, qual mina borbulhante, onde nunca falta água; as suas ruínas antigas serão reconstruídas, você levantará paredes em cima dos alicerces de tempos passados. Vão chamá-lo reparador de brechas e restaurador de ruínas, onde se possa morar. Se você evitar que se desrespeite o dia de sábado e não tratar de negócios no meu dia santo; se você disser que o sábado é um dia agradável e honrar o dia consagrado a Javé; se você o respeitar, deixando de viajar, de buscar seu próprio interesse e tratar de negócios; então Javé será a sua delícia, e eu vou fazer que você venha a ser levado triunfante sobre os lugares mais altos da terra, eu sustentarei você com a herança de seu pai Jacó. Assim falou a boca de Javé. (Isaías 58,9b-14)

 

Reflexão na Perspectiva do Processo Sinodal Amazônico

Ameaçar nos afasta de Deus e do irmão. Diante disso, a proposta é se preocupar com os famintos e com quem vive dificuldades. Perto e longe de cada um de nós nos encontramos cada dia com mulheres e homens de todas as idades, que esperam nossa ajuda. Essa é a melhor maneira de descobrir a Luz, para que ela ilumine nossa vida, tantas vezes cheia de trevas. Quantas vezes vemos tudo, inclusive as pessoas, a partir da perspectiva do lucro, de querer satisfazer nossos desejos. Isso provoca ataques contra aqueles que deveriam receber cuidados, inclusive contra a Casa Comum, contra a Mãe Terra, nossa fonte de vida que os povos originais preservam tão bem e com os quais não ousariam negociar. Descobrir a dimensão sagrada de nosso entorno também é um caminho de conversão, porque nessa atitude descobrimos a presença do Deus que está sempre ao nosso lado e que, por meio de sua Palavra, propõe um caminho a seguir: o caminho do cuidado da vida. 

 

Contemplação

Vamos contemplar a imagem deste dia e dedicar um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta Palavra de Deus e, assim, trazer de volta tudo o que a gente já viveu. Escreva seus pedidos particulares e permaneça neles durante esse dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito suscitar em nós como preparação interior para assimilar melhor o processo sinodal.

 

Trecho para Meditação Final (Querida Amazônia, 7)

Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida ”.

 

Leia mais