A divergência de Martini com Wojtyla. Uma visão que favorece o Evangelho, não os "valores"

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Dezembro 2019

O fim do bloco soviético foi recebido com alegria, mas também como estímulo à renovação da Igreja pelo arcebispo de Milão, cardeal Carlo Maria Martini, presidente na época do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, com sede em St. Gallen, na Suíça. Isso pode ser conferido nas manifestações inéditas encontradas no Arquivo Histórico Diocesano de Milão por Francesca Perugi, que está preparando uma tese de doutorado, com o professor Gian Luca Potestà, no Departamento de Ciências Religiosas da Universidade Católica, fundado meio século atrás.

A reportagem é de Antonio Carioti, publicada por Corriere della Sera, 30-11-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

"Em seus discursos no encontro com os bispos do Leste, realizado em Viena na primavera de 1990 - observa a estudiosa - Martini adverte contra o perigo de enfrentar uma nova fase propondo modelos do passado. Aqui emerge uma divergência com o papa João Paulo II, para quem a nova evangelização de que a Europa precisava, diante da disseminação do materialismo consumista, podia ser inspirada pelo exemplo das Igrejas do Leste, que haviam resistido com sucesso ao ateísmo comunista. Em vez disso, Martini está convencido de que a secularização ao estilo ocidental acontecerá até mesmo nos países do Leste libertados do jugo soviético. Portanto, na sua opinião, é necessário ‘evitar perseguir ideais impossíveis’, como o de um catolicismo hegemônico: cabe à Igreja a tarefa de encontrar meios adequados para anunciar a mensagem do Evangelho "em um mundo tecnicizado e complexo".

A questão retorna em uma nota inédita que Martini escreve à mão durante o Sínodo especial para a Europa reunido em Roma de 28 de novembro a 14 de dezembro de 1991: "A Europa – consta no texto - não é apenas uma história de valores a serem reconstruídos! É uma área providencial em que a primazia deve ser dada aos Evangelhos, não a valores. Apenas a partir da primazia do Evangelho, será possível dizer que também os valores poderão sendo arrumados!".

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A divergência de Martini com Wojtyla. Uma visão que favorece o Evangelho, não os "valores" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU