Newman e as estátuas jogadas no Tibre. O triste episódio do furto e da destruição das imagens amazônicas

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Bartomeu Melià: jesuíta e antropólogo evangelizado pelos guarani (1932-2019)

    LER MAIS
  • Do samba ao funk, o Brasil que reprime manifestações culturais de origem negra e periférica

    LER MAIS
  • Vivemos uma ‘psicopatia difusa’ na política brasileira, diz psicanalista

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

22 Outubro 2019

O editorial é de Andrea Tornielli, publicado por Vatican News, 22-10-2019 comenta o roubo das imagens amazônicas que foram jogadas no Tibre, em Roma. A tradução é de IHU On-Line.

Eis o editorial.

O furto e o jogar no Tibre as três estátuas de lenho da tradição amazônica representando uma jovem mulher grávida, constituem um episódio triste, que por si só já se comenta. Chamam a atenção algumas reações a um gesto violento e intolerante: “justiça foi feita” é o título entusiasmado de um site italiano, depois que as imagens da ‘bravata’ foram divulgadas no circuito das mídias sociais. Em nome da tradição e da doutrina se jogou fora, com desprezo, uma efígie da maternidade e da sacralidade da vida. Um símbolo tradicional para os povos indígenas que representa a ligação com a nossa ‘mãe terra, definida assim por São Francisco de Assis no seu Cântico das Criaturas.

Aos novos iconoclastas, que passaram do ódio aos meios sociais da ação, poderia ser útil reler o que afirmou um dos novos santos canonizados recentemente: o cardeal John Henry Newman. No seu livro Essay on the Development of Christian Doctrine, publicado em 1878, a propósito da adoção por parte da Igreja de elementos pagãos, Newman escreveu: “O uso dos templos e dedicados aos santos e decorados com ramos de árvore, incenso, lâmpadas e velas; as ofertas ex voto no caso de cura de doenças; a água benta; as festividades e as estações litúrgicas, o uso dos calendários, as procissões, as bênçãos aos campos, os paramentos sacerdotais, a tonsura, o anel usado no matrimônio, o voltar-se a leste e, sucessivamente também as imagens, inclusive o canto eclesiástico e o Kyrie Eleison: todos são de origem pagã e foram santificados pela sua adoção na Igreja”.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Newman e as estátuas jogadas no Tibre. O triste episódio do furto e da destruição das imagens amazônicas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV