Festa de São Francisco nos Jardins do Vaticano. Celebração do Tempo de Criação e Consagração do Sínodo a São Francisco

São Francisco de Assis | Foto: Reprodução

02 Outubro 2019

Festa de São Francisco nos Jardins do Vaticano. Celebração do Tempo da Criação e Consagração do Sínodo a São Francisco. 4 de outubro de 2019 às 12h30 | Jardins do Vaticano.

"São Francisco é o exemplo por excelência de uma ecologia integral" (Laudato Si' 10).

A informação é publicada por Sala de Imprensa da Santa Sé, 01-10-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

A importância da data

A festa deste ano de São Francisco de Assis, em 4 de outubro, tem uma importância especial dada a concomitância de várias datas simbólicas:

● Realiza-se apenas 2 dias antes do Sínodo sobre a Amazônia, o primeiro sínodo sobre o tema da ecologia integral.

● A festa de São Francisco encerra o Tempo da Criação, a celebração anual que ocorre entre 1º de setembro e 4 de outubro, que pela primeira vez foi oficialmente proclamada pelo Papa Francisco para a Igreja Católica.

● Acontece pouco antes da celebração do 40º aniversário da proclamação de São Francisco como o santo padroeiro dos defensores da ecologia (29 de novembro) por São João Paulo II.

O evento

Será realizada uma celebração nos Jardins do Vaticano, com a presença do Papa Francisco, que inclui o plantio de uma árvore, uma azinheira de Assis, como gesto visível de uma ecologia integral. O evento prevê a participação de líderes indígenas e da Igreja, para enviar uma mensagem poderosa ao mundo sobre o compromisso da Igreja em cuidar de nossa casa comum.

Essa celebração e esse gesto simbólico de plantar uma árvore no coração da Igreja universal serão uma oportunidade para:

1. comunicar a importância do Tempo da Criação, sendo o primeiro gesto visível do Papa Francisco após seu convite à Igreja mundial para celebrar este "período de mais intensas oração e ação em benefício da casa comum".

2. comunicar a importância do Sínodo sobre a Amazônia e propor São Francisco como modelo e guia para o processo sinodal. O evento para isso incluirá uma oração de consagração do Sínodo à intercessão de São Francisco, para que esse processo constitua um passo produtivo para discernir novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral nesta região crítica.


Organizações promotoras

● A Ordem dos Frades Menores
● The Global Catholic Climate Movement (GCCM)
● REPAM

 

Leia mais